Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2371
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Congruência modular no ensino básico. |
Título(s) alternativo(s): | Modular congruence in basic education. |
Autor: | FERREIRA, Rosiane Barros |
Primeiro orientador: | ARAÚJO, Valdiane Sales |
Primeiro membro da banca: | ARAÚJO, Valdiane Sales |
Segundo membro da banca: | SPINDOLA, Flausino Lucas Neves |
Terceiro membro da banca: | MARÃO, José Antonio Pires Ferreira |
Resumo: | Esta dissertação aborda a Aritmética Modular como uma ferramenta possível de ser utilizada nas séries iniciais do ensino básico, a partir do sexto ano. O embasamento teórico será pautado nas propriedades operatórias elementares de congruência, com o cuidado de não excedermos ao que é realmente necessário, nesta etapa do aprendizado. Esta proposta baseia-se no fato de que, desde as séries iniciais, os alunos têm contato com conceitos relacionados a Aritmética Modular. A formalização destes conceitos tornaria possível um aprendizado mais concreto, bem como, a utilização destes conceitos na resolução de problemas dos mais variados desde os anos iniciais. |
Abstract: | This text deals with modular arithmetic as a possible tool to be used since the initial grades of elementary education, from the sixth year. The theoretical basis is based on the elementary properties of congruence. This proposal is based on the fact that, from the initial stages, students have contact with concepts related to modular arithmetic. The formalization of these concepts would make possible a more concrete learning as well as the use of these concepts in the resolution of more varied problems from the initial years. |
Palavras-chave: | Congruência modular; Resolução de problemas; Aritmética; Ensino Básico Modular Arithmetic; resolution problems; elementary education |
Área(s) do CNPq: | Matemática. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | FERREIRA, Rosiane Barros. Congruência Modular no Ensino Básico.. 2018. 49 folhas. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Rede - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2371 |
Data de defesa: | 1-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rosiane Barros Ferreira..pdf | Dissertação de Mestrado. | 755,13 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.