Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Rosiane Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0405235675629916por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Valdiane Sales-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0818801264632485por
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Valdiane Sales-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0818801264632485por
dc.contributor.referee2SPINDOLA, Flausino Lucas Neves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3205347264595687por
dc.contributor.referee3MARÃO, José Antonio Pires Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4501761863997440por
dc.date.accessioned2018-09-12T14:31:35Z-
dc.date.issued2018-02-01-
dc.identifier.citationFERREIRA, Rosiane Barros. Congruência Modular no Ensino Básico.. 2018. 49 folhas. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Rede - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2371-
dc.description.resumoEsta dissertação aborda a Aritmética Modular como uma ferramenta possível de ser utilizada nas séries iniciais do ensino básico, a partir do sexto ano. O embasamento teórico será pautado nas propriedades operatórias elementares de congruência, com o cuidado de não excedermos ao que é realmente necessário, nesta etapa do aprendizado. Esta proposta baseia-se no fato de que, desde as séries iniciais, os alunos têm contato com conceitos relacionados a Aritmética Modular. A formalização destes conceitos tornaria possível um aprendizado mais concreto, bem como, a utilização destes conceitos na resolução de problemas dos mais variados desde os anos iniciais.por
dc.description.abstractThis text deals with modular arithmetic as a possible tool to be used since the initial grades of elementary education, from the sixth year. The theoretical basis is based on the elementary properties of congruence. This proposal is based on the fact that, from the initial stages, students have contact with concepts related to modular arithmetic. The formalization of these concepts would make possible a more concrete learning as well as the use of these concepts in the resolution of more varied problems from the initial years.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2018-09-12T14:31:35Z No. of bitstreams: 1 Rosiane Barros Ferreira..pdf: 773256 bytes, checksum: e3a31134fa4a119d51fd38129d2718ba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-12T14:31:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosiane Barros Ferreira..pdf: 773256 bytes, checksum: e3a31134fa4a119d51fd38129d2718ba (MD5) Previous issue date: 2018-02-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCongruência modular; Resolução de problemas; Aritmética; Ensino Básicopor
dc.subjectModular Arithmetic; resolution problems; elementary educationeng
dc.subject.cnpqMatemática.por
dc.titleCongruência modular no ensino básico.por
dc.title.alternativeModular congruence in basic education.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosiane Barros Ferreira..pdfDissertação de Mestrado.755,13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.