Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2371
Tipo do documento: Dissertação
Título: Congruência modular no ensino básico.
Título(s) alternativo(s): Modular congruence in basic education.
Autor: FERREIRA, Rosiane Barros 
Primeiro orientador: ARAÚJO, Valdiane Sales
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Valdiane Sales
Segundo membro da banca: SPINDOLA, Flausino Lucas Neves
Terceiro membro da banca: MARÃO, José Antonio Pires Ferreira
Resumo: Esta dissertação aborda a Aritmética Modular como uma ferramenta possível de ser utilizada nas séries iniciais do ensino básico, a partir do sexto ano. O embasamento teórico será pautado nas propriedades operatórias elementares de congruência, com o cuidado de não excedermos ao que é realmente necessário, nesta etapa do aprendizado. Esta proposta baseia-se no fato de que, desde as séries iniciais, os alunos têm contato com conceitos relacionados a Aritmética Modular. A formalização destes conceitos tornaria possível um aprendizado mais concreto, bem como, a utilização destes conceitos na resolução de problemas dos mais variados desde os anos iniciais.
Abstract: This text deals with modular arithmetic as a possible tool to be used since the initial grades of elementary education, from the sixth year. The theoretical basis is based on the elementary properties of congruence. This proposal is based on the fact that, from the initial stages, students have contact with concepts related to modular arithmetic. The formalization of these concepts would make possible a more concrete learning as well as the use of these concepts in the resolution of more varied problems from the initial years.
Palavras-chave: Congruência modular; Resolução de problemas; Aritmética; Ensino Básico
Modular Arithmetic; resolution problems; elementary education
Área(s) do CNPq: Matemática.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: FERREIRA, Rosiane Barros. Congruência Modular no Ensino Básico.. 2018. 49 folhas. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Rede - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2371
Data de defesa: 1-Fev-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosiane Barros Ferreira..pdfDissertação de Mestrado.755,13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.