Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2367
Tipo do documento: Dissertação
Título: REVITALIZANDO A CENA DO CENTRO HISTÓRICO: PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA.
Título(s) alternativo(s): REVITALIZING THE HISTORIC CENTER: SCENIC CREATION PROCESS.
Autor: PEREIRA, Abel Lopes 
Primeiro orientador: BORRALHO, Tácito Freire
Primeiro membro da banca: BORRALHO, Tácito Freire
Segundo membro da banca: VASCONCELOS, Gisele Soares de
Terceiro membro da banca: FONTENELLE, Plínio Santos
Quarto membro da banca: RIBEIRO, Tania Cristina Costa
Resumo: Em decorrência da experiência acumulada pela Companhia Oficina de Teatro- COTEATRO ao longo de seus 28 anos de funcionamento realizou-se em seu espaço físico localizado no bairro da Praia Grande centro de São Luís- Maranhão o projeto Revitalizando a Cena do Centro Histórico. Assim, o jogo e a improvisação cênica, capazes de proporcionar a produção de uma criação dramática efetiva, foram os meios utilizados nesta análise, como caminhos de uma prática profícua nesse modelo de ensino do teatro. Os participantes foram conduzidos como sujeitos no processo de ensino, a partir do desenvolvimento das atividades realizadas, utilizando o método da pesquisa descritiva com o estudo e análise do registro, dessas atividades, em um ambiente de educação não-formal. Os integrantes foram estimulados a atuar por meio, das ações desenvolvidas. Os elementos da linguagem teatral foram apreendidos progressivamente, pelos os exercícios conduzidos por um instrutor. Isso permitiu uma vivência de ampla experimentação do fazer artístico, conduzida de forma a acontecer não apenas em níveis pedagógicos, mas principalmente como uma atividade que resultou em um aprendizado estético concreto na criação e apresentação de micro cenas.
Abstract: As a result of the experience accumulated by the Company Theater Workshop - COTEATRO during its 28 years of operation, the project Revitalizing the Scene of the Historical Center was held in its physical space located in the neighborhood of Praia Grande center of São Luís Maranhão. Thus, play and improvisational drama, capable of producing the production of an effective dramatic creation, were the means used in this analysis, as ways of a profitable practice in this model of theater teaching. Participants were led as subjects in the teaching process, from the development of the activities performed, using the descriptive research method with the study and analysis of the registry of these activities, in a non-formal education environment. The members were encouraged to act through the actions developed. The elements of theatrical language were apprehended progressively by the exercises conducted by an instructor. This allowed for an experiment of ample experimentation of the artistic making, conducted in a way that happened not only in pedagogical levels, but mainly as an activity that resulted in concrete aesthetic learning in the creation and presentation of micro scenes.
Palavras-chave: Teatro; Micro Cenas; Criação; Fazer artístico; Centro Histórico
Theater; Micro Scenes; Creation; Make artistic; Historic center
Área(s) do CNPq: Teatro.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: PEREIRA, Abel Lopes. Revitalizando a cena do Centro Histórico: processo de criação cênica.. 2018. 49 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2367
Data de defesa: 13-Jul-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abel Lopes Pereira.pdfDissertação de Mestrado.1,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.