Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHÊDO, Tissiana dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7117375014850858por
dc.contributor.advisor1VASCONCELOS, Gisele Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042031616735309por
dc.contributor.referee1VASCONCELOS, Gisele Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042031616735309por
dc.contributor.referee2LEAL, Mara Lúcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Ulisses Ferraz de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3475786320478279por
dc.date.accessioned2018-09-03T15:46:42Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.citationCARVALHÊDO, Tissiana dos Santos. Trilhas de Vida e Arte: a geopoética do reparar na aventura de fazer e pensar teatro no IFMA campus Codó.. 2018. 133 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2366-
dc.description.resumoEsta pesquisa, a partir de narrativas de Vida e Arte, reelabora experiências do ensinar/aprender teatro na escola com estudantes do IFMA campus Codó, de agosto de 2016 a maio de 2018. A pesquisa de campo realiza-se em forma de pesquisa-ação, que entende a ação como movimento para construção de conhecimentos, trazendo não só análises, mas proposições. Os caminhos percorridos são percebidos pela metáfora de trilhas, impulsionadas pelo desejo de construir, de forma compartilhada, territórios fecundos em experiência. Preparando o Terreno, ResistênciaS e Ipês são os nomes dados às trilhas, engendradas em dinâmicas híbridas do fazer escolar, aliando formato disciplinar, projetos extra-curriculares e processos extensionistas com artistas/pesquisadores e comunidades da zona rural codoense. Após ativar memórias da cena, da família e da escola, ressignificando-as ao sabor do presente, propõe-se a geopoética do reparar. O reparar, no sentido popular de observar com acuidade, aliado à ideia de geopoética enquanto forma de habitar o mundo, é proposto como atitude de resistência na escola.por
dc.description.abstractThis research, based on Life and Art narratives, re-elaborates experiences of teaching / learning theater in school with students from the IFMA campus Codó, from August 2016 to May 2018. Field research is carried out in the form of action research, which understands action as a movement to construct knowledge, bringing not only analyzes, but propositions. The paths traveled are perceived by the metaphor of tracks, driven by the desire to build, in a shared way, fertile territories in experience. Preparing the Terrain, ResistênciaS and Ipês are the names given to the tracks, engendered in hybrid dynamics of schooling, combining disciplinary format, extra-curricular projects and extensionist processes with artists / researchers and communities in the rural zone of city of Codó – MA. After activating memories of the scene, the family and the school, renifying them to the taste of the present, it is proposed the geopoetics of the repair. The repair, in the popular sense of observing with acuity, allied to the idea of geopoetics as a way of inhabiting the world, is proposed as an attitude of resistance in the school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2018-09-03T15:46:42Z No. of bitstreams: 1 Tissiana dos Santos.pdf: 5248216 bytes, checksum: 50131b8597f5e1c7ec8bc4bea4ec2826 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T15:46:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tissiana dos Santos.pdf: 5248216 bytes, checksum: 50131b8597f5e1c7ec8bc4bea4ec2826 (MD5) Previous issue date: 2018-07-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectnarrativas de vida e arte; fazer/pensar teatro; escola de origem agrotécnica; geopoética do repararpor
dc.subjectlife and art narratives; do / think theater; school of agricultural engineering; repair geopoeiaeng
dc.subject.cnpqTeatro.por
dc.titleTrilhas de Vida e Arte: a geopoética do reparar na aventura de fazer e pensar teatro no IFMA campus Codó.por
dc.title.alternativeTracks of Life and Art: the geopoeic of repairing in the adventure of do and think theater at IFMA campus Codó.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tissiana dos Santos.pdfDissertação de Mestrado.5,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.