Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Jairo Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9067468530604071por
dc.contributor.advisor1DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152212644682366por
dc.contributor.referee1DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152212644682366por
dc.contributor.referee2PASCUCCI, Maria Verônica-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3080352531121653por
dc.contributor.referee3CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4302483722511215por
dc.contributor.referee4DOMINGO, Reinaldo Portal-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8229776774250482por
dc.date.accessioned2018-08-31T15:44:49Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jairo Moraes. A prática de banda no processo de aprendizagem musical dos alunos de sopro e percussão da Escola de Música do Estado do Maranhão.. 2018.136 folhas. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Rede - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2359-
dc.description.resumoEste trabalho trata de uma pesquisa, cujo objeto é o processo de aprendizagem musical por meio da prática de banda. Constata-se que essa prática coletiva, não desenvolve o indivíduo apenas musicalmente, mas também em aspectos de sociabilidade. No transcorrer da pesquisa desenvolve-se a perspectiva individual, social e artística através da dinâmica coletiva. Faz-se uma abordagem sobre a inserção dos instrumentos sopros e percussão na Escola de Música do Estado Maranhão (EMEM). Discorre-se sobre os diversos agentes que contribuíram para as questões pedagógicas e artísticas dos alunos do núcleo de sopro e de percussão da EMEM. A experiência da prática de banda para o aprendizado musical apresenta-se com referências a autores e obras que abordam esta temática. Relata-se através dos dados obtidos que esta pesquisa resulta na consolidação da Banda Sinfônica Tomaz de Aquino Leite (BSTAL). Apresenta-se uma avaliação dos resultados alcançados e o enquadramento da BSTAL na EMEM.por
dc.description.abstractThis essay is comprised by a research that has as its object the process of musical learning through band practice. It is noted that this collective practice not only develops the individual musically but also in aspects of sociability. During the research process the perspective is developed individually, socially and artistically through collective dynamics. The insertion of wind and percussion instruments in the Escola de Música do Estado do Maranhão’s (EMEM) programs is approached throughout the essay. Also in the discussion is the set of factors contributing to the pedagogical and artistic activities that EMEM’s students of wind and percussion instruments are involved with. The experience of band practice for musical learning is presented with references to authors and studies in the relevant field. From the collated data, this essay results in the consolidation of the Banda Sinfônica Tomaz de Aquino Leite (BSTAL). An evaluation of the outcomes and the framework of BSTAL in EMEM are also presented.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2018-08-31T15:44:49Z No. of bitstreams: 1 Jairo Moraes Pereira.pdf: 12383878 bytes, checksum: dc6fc17f58097bde5784e5dc399fdbe2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-31T15:44:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jairo Moraes Pereira.pdf: 12383878 bytes, checksum: dc6fc17f58097bde5784e5dc399fdbe2 (MD5) Previous issue date: 2018-07-04eng
dc.description.sponsorshipCAPES.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBanda de Música; Educação Musical; Aprendizagem Musical; Sociabilidadepor
dc.subjectMusic Band; Musical Education; Music Learning; Sociabilityeng
dc.subject.cnpqMúsica.por
dc.titleA PRÁTICA DE BANDA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM MUSICAL DOS ALUNOS DE SOPRO E PERCUSSÃO DA ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DO MARANHÃO.por
dc.title.alternativeTHE BAND PRACTICE IN THE MUSIC LEARNING PROCESS OF THE SOUND SCHOOL STUDENTS AND PERCUSSION OF THE STATE MUSIC SCHOOL OF MARANHÃO.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jairo Moraes Pereira.pdfDissertação de Mestrado.12,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.