Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2359
Tipo do documento: Dissertação
Título: A PRÁTICA DE BANDA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM MUSICAL DOS ALUNOS DE SOPRO E PERCUSSÃO DA ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DO MARANHÃO.
Título(s) alternativo(s): THE BAND PRACTICE IN THE MUSIC LEARNING PROCESS OF THE SOUND SCHOOL STUDENTS AND PERCUSSION OF THE STATE MUSIC SCHOOL OF MARANHÃO.
Autor: PEREIRA, Jairo Moraes 
Primeiro orientador: DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa
Primeiro membro da banca: DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa
Segundo membro da banca: PASCUCCI, Maria Verônica
Terceiro membro da banca: CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de
Quarto membro da banca: DOMINGO, Reinaldo Portal
Resumo: Este trabalho trata de uma pesquisa, cujo objeto é o processo de aprendizagem musical por meio da prática de banda. Constata-se que essa prática coletiva, não desenvolve o indivíduo apenas musicalmente, mas também em aspectos de sociabilidade. No transcorrer da pesquisa desenvolve-se a perspectiva individual, social e artística através da dinâmica coletiva. Faz-se uma abordagem sobre a inserção dos instrumentos sopros e percussão na Escola de Música do Estado Maranhão (EMEM). Discorre-se sobre os diversos agentes que contribuíram para as questões pedagógicas e artísticas dos alunos do núcleo de sopro e de percussão da EMEM. A experiência da prática de banda para o aprendizado musical apresenta-se com referências a autores e obras que abordam esta temática. Relata-se através dos dados obtidos que esta pesquisa resulta na consolidação da Banda Sinfônica Tomaz de Aquino Leite (BSTAL). Apresenta-se uma avaliação dos resultados alcançados e o enquadramento da BSTAL na EMEM.
Abstract: This essay is comprised by a research that has as its object the process of musical learning through band practice. It is noted that this collective practice not only develops the individual musically but also in aspects of sociability. During the research process the perspective is developed individually, socially and artistically through collective dynamics. The insertion of wind and percussion instruments in the Escola de Música do Estado do Maranhão’s (EMEM) programs is approached throughout the essay. Also in the discussion is the set of factors contributing to the pedagogical and artistic activities that EMEM’s students of wind and percussion instruments are involved with. The experience of band practice for musical learning is presented with references to authors and studies in the relevant field. From the collated data, this essay results in the consolidation of the Banda Sinfônica Tomaz de Aquino Leite (BSTAL). An evaluation of the outcomes and the framework of BSTAL in EMEM are also presented.
Palavras-chave: Banda de Música; Educação Musical; Aprendizagem Musical; Sociabilidade
Music Band; Musical Education; Music Learning; Sociability
Área(s) do CNPq: Música.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: PEREIRA, Jairo Moraes. A prática de banda no processo de aprendizagem musical dos alunos de sopro e percussão da Escola de Música do Estado do Maranhão.. 2018.136 folhas. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Rede - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2359
Data de defesa: 4-Jul-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jairo Moraes Pereira.pdfDissertação de Mestrado.12,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.