Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEITÃO, Rogério Ribeiro das Chagas-
dc.contributor.advisor1DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152212644682366por
dc.contributor.referee1DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152212644682366por
dc.contributor.referee2PASCUCCI, Maria Verônica-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3080352531121653por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA SOBRINHO, João Berchmans-
dc.contributor.referee4DOMINGO, Reinaldo Portal-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8229776774250482por
dc.date.accessioned2018-08-30T15:14:40Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.citationLEITÃO, Rogério Ribeiro das Chagas. A Musicalidade do Bumba-Boi da ilha: construção de instrumental artístico e pedagógico.. 2018.168 folhas. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2353-
dc.description.resumoO presente trabalho trata da articulação entre a análise musical rítmica do Bumba-Boi da Ilha, manifestação cultural presente no estado do Maranhão e suas resignificações através da música popular urbana desenvolvida na cidade de São Luís, a partir da década de 1970. A pesquisa foi desenvolvida em comunidades onde estão localizados os grupos tradicionais que desenvolvem essa manifestação da cultura popular maranhense. Posteriormente, os resultados foram aplicados no contexto das aulas de bateria da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa (EMEM), através das transcrições do material rítmico coletado, conectado a um repertório específico dessa musicalidade presente na canção urbana maranhense. Esta análise é apresentada sob o ponto de vista etnomusicológico, articulada com a área da pedagogia musical e com a narrativa imbricada com os parâmetros da nova história cultural. A pesquisa de campo desempenhou importante ferramenta na observação, coleta e análise de dados. A metodologia de pesquisa adotada fundamenta-se na pesquisa qualitativa, através da observação participante, depoimentos e entrevistas abertas aplicados a categorias de destaque ao trabalho, juntamente com as experiências vividas pelo pesquisador. Na parte dedicada às transcrições e às aplicações musicais utilizamos a metodologia denominada “play along”, que quer dizer “tocar junto”. È um trabalho que articula a música tradicional e popular maranhenses, com intuito de produzir material didático sistemático para estudo da musicalidade do Bumba-Boi da Ilha e sua conseqüente aplicação artística e pedagógica.por
dc.description.abstractThe present work deals with the musical rhythm analysis of the “Bumba-Boi da Ilha”, cultural expression present in the State of Maranhão. The survey was developed in communities where are located the groups that develop this manifestation of popular culture. Later, the results have been applied in the context of the drums classroom of the school of music of Maranhão Lilah Lisboa (EMEM), through the transcripts of rhythmic material collected, connected to a specific repertoire of this musicality present in the urban song of Maranhão. This analysis is presented from the point of view do ethnomusicological, articulated with the field of music education and with the embedded narrative with the parameters of the "new cultural history". Field research has played important tool on observation, data collection and analysis. The research methodology adopted is based on qualitative research, through participant observation, depoiments and interviews open applied to categories of notability to work. In part dedicated to transcriptions and musical applications we use the methodology named "play along". It's a work that articulates the traditional and popular music from Maranhão, in order to provide educational material for analysis of the “Bumba-Boi da Ilha” and your consequent artistic and pedagogical application.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2018-08-30T15:14:40Z No. of bitstreams: 1 Rogério Ribeiro das Chagas Leitão.pdf: 3428503 bytes, checksum: 872af5522adbfe469db696cb13175f05 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-30T15:14:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rogério Ribeiro das Chagas Leitão.pdf: 3428503 bytes, checksum: 872af5522adbfe469db696cb13175f05 (MD5) Previous issue date: 2018-07-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEtnomusicologia; Pedagogia Musical; Bumba-Boi da Ilha; Bateriapor
dc.subjectEthnomusicology; Musical Pedagogy; Bumba-Boi da Ilha; Drumseng
dc.subject.cnpqMúsica.por
dc.titleA Musicalidade do Bumba-Boi da ilha: construção de instrumental artístico e pedagógico.por
dc.title.alternativeThe musicality of the Bumba-Boi of the island: construction of artistic instrumental and pedagogical.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rogério Ribeiro das Chagas Leitão.pdfDissertação de Mestrado.3,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.