Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2352
Tipo do documento: Dissertação
Título: “CADA PESSOA QUE PASSA EM NOSSA VIDA DEIXA UM POUCO DE SI E LEVA UM POUCO DE NÓS”: narrativas sobre experiências em Teatro e educação no GEPAT-PESSOAS/IFMA-Campus Zé Doca.
Título(s) alternativo(s): "EVERY PERSON WHO SPENDS IN OUR LIVES LEAVES A LITTLE OF THEMSELVES AND TAKES A LITTLE OF US ": Narratives about experiences in theater and education in GEPAT-People/IFMA-Campus Zé Doca.
Autor: PINTO, Karina Veloso 
Primeiro orientador: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Primeiro membro da banca: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Segundo membro da banca: VASCONCELOS, Gisele
Terceiro membro da banca: SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá de
Quarto membro da banca: ANDRÉ, Carminda Mendes
Resumo: Nesta pesquisa investigamos o fazer teatral- que envolve processo de criação, pesquisa e extensão-do Grupo de Estudos e Práticas Artísticas Teatrais (GEPAT) – Pessoas, com ênfase nas abordagens teóricos-metodológicas da prática docente em Teatro, no contexto da Educação Profissional Técnica e Tecnológica. O objetivo consistiu em analisar o fazer teatral das experiências vividas e suas contribuições tanto para o processo de ensino e aprendizagem quanto para a formação dos seus partícipes. A delimitação temporal compreende os anos de 2016 e 2017, período marcado pelas experiências vivenciadas em duas propostas pontuais: a oficina de teatro realizada por ocasião do movimento de ocupação na escola e a oficina de Teatro de Animação. O aporte metodológico está pautado na pesquisa narrativa e o lugar da percepção e da fala é o da docente pesquisadora e dos alunos/integrantes, tendo em suas narrativas, a possibilidade de construção textual com voz coletiva. As experiências vividas abordaram os caminhos percorridos valorizando uma concepção de educação mais humana, em que os sujeitos aprendem com o saber (com)partilhado, respeitando os saberes e as necessidades dos sujeitos e percebendo que este processo de ensino e aprendizagem se realiza sem dissociar corpo e mente, sendo o corpo veículo e espaço de sensações e principalmente que teatro é vida que pulsa em corpos que a princípio teriam de tudo para serem simplesmente máquinas de depósito de aprendizagem.
Abstract: In this research we investigate the theatrical performance that involves the process of creation, research and extension of the Group of Studies and Practical Theatrical Practices (GEPAT) - People, with emphasis on the theoretical-methodological approaches of the teaching practice in Theater, in the context of Professional Technical Education and Technology. The objective was to analyze the theatrical performance of the lived experiences and their contributions both to the teaching and learning process and to the training of its participants. The temporal delimitation includes the years 2016 and 2017, a period marked by the experiences experienced in two specific proposals: the theater workshop held during the occupation movement at the school and the Animation Theater workshop. The methodological contribution is based on narrative research and the place of perception and speech is that of the researcher teacher and the students / members, having in their narratives the possibility of textual construction with a collective voice. The lived experiences approached the paths covered by valuing a more humane conception of education, in which the subjects learn with shared knowledge, respecting the knowledge and the needs of the subjects and realizing that this process of teaching and learning takes place without dissociating the body and mind, being the body vehicle and space of sensations and mainly that theater is life that pulsates in bodies that at the beginning would have of everything to be simply machines of deposit of learning.
Palavras-chave: Coletivo de Teatro; Fazer Teatral; Educação Profissional Técnica e Tecnológica; Metodologias de Ensino; Experiências
Theater Collective; Make Theatrical; Professional Technical and Technological Education; Teaching Methodologies; Experiences
Área(s) do CNPq: Teatro.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: PINTO, Karina Veloso. “Cada pessoa que passa em nossa vida deixa um pouco de si e leva um pouco de nós:”: narrativas sobre experiências em Teatro e educação no GEPAT-PESSOAS/IFMA-Campus Zé Doca.. 2018. 133 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em rede - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2352
Data de defesa: 26-Jul-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karina Veloso Pinto.pdfDissertação de Mestrado.5,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.