Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/235
Tipo do documento: Dissertação
Título: ANALISANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): ANALYZING INCLUSIVE EDUCATION COURSE OF BACHELOR OF GEOGRAPHY, UNIVERSITY OF STATE MARANHÃO
Autor: Jesus, Ivone das Dores de 
Primeiro orientador: BONFIM, Maria Núbia Barbosa
Primeiro membro da banca: Nunes, Iran de Maria Leitão
Resumo: Este estudo decorre da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Maranhão, e tem por objetivo analisar as representações sociais dos docentes do Curso de Licenciatura em Geografia da UEMA sobre os desafios da inclusão de alunos com deficiência visual no Ensino Superior. A inclusão aqui é entendida como uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando normalmente, segundo Sassaki (1997). O universo amostral é constituído por 10 professores do referido curso e um aluno deficiente visual. Fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Serge Moscovici, em 1961. Considera as seguintes questões: Que representações sociais os docentes do curso de Licenciatura em Geografia possuem sobre os alunos com deficiência? Que desafios esses docentes enfrentam em relação à inclusão de alunos com deficiência? Como procedimento metodológico, recorre à abordagem qualitativa, além de pesquisa bibliográfica e documental. Utiliza à técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), para a análise das entrevistas semiestruturadas e dos questionários de perfil aplicados junto aos atores envolvidos na pesquisa, bem como entrevista em profundidade feita com o aluno incluído. A pesquisa propicia perceber algumas representações dos sujeitos em análise e constata que os professores estão sensíveis a causa da inclusão, mesmo reconhecendo a falta de formação na área da educação inclusiva. Aponta que os sujeitos investigados acreditam que é possível e necessário adotar medidas que possam contornar as limitações relativas aos processos de formação a que foram submetidos. Destaca que à exposição dos professores e do aluno às adversidades referentes à inclusão, nas instituições educacionais, gera aspectos positivos em relação ao trato dos alunos com deficiência. Pretende auxiliar no processo de formação dos professores, nas questões que envolvem o direito de cada pessoa ter acesso à educação propiciada no espaço universitário, assim como de inclusão na sociedade.
Abstract: This study stems from research carried out in the Master of Education, Federal University of Maranhão, and aims to analyze the social representations of the faculty's Degree in Geography UEMA on the challenges of inclusion of students with visual disabilities in Higher Education. The inclusion here is understood as a political, cultural, social and educational, triggered in defense of the right of all students to be together, learning and participating regularly, according Sassaki (1997). The sampling universe consists of 10 teachers of that course and a visually impaired student. It is based on social representations theory, inaugurated by Serge Moscovici in 1961. Consider the following questions: What social representations of teachers Degree in Geography have about students with disabilities? What challenges these teachers face in relation to the inclusion of students with disabilities? As methodological procedure, uses a qualitative approach, in addition to bibliographic and documentary research. It uses the technique of content analysis proposed by Bardin (1977), for the analysis of semi-structured interviews and questionnaires profile applied the stakeholders involved in the research and in-depth interview with the student made included. The research provides notice some representations of the subjects under consideration and noted that teachers are sensitive to the cause of inclusion, while acknowledging the lack of training in inclusive education. It indicates that the investigated subjects believe that it is possible and necessary to adopt measures that may circumvent the limitations on procedures for the training they have undergone. Highlights that the exposure of teachers and student to adversity regarding inclusion in educational institutions, generates positive aspects in relation to the tract of students with disabilities. Aims to assist in the training of teachers on issues involving the right of every person to have access to university education afforded in space, as well as inclusion in society.
Palavras-chave: Formação de Professores
Representações Sociais
Inclusão
Deficiência
Social Representations
Teacher Education
Disability
Inclusion
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: JESUS, Ivone das Dores de. ANALYZING INCLUSIVE EDUCATION COURSE OF BACHELOR OF GEOGRAPHY, UNIVERSITY OF STATE MARANHÃO. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/235
Data de defesa: 20-Dez-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO Ivone.pdf579,78 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.