Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2349
Tipo do documento: Dissertação
Título: BANQUETE “ROMEU E JULIETA”: uma experiência estesiológica com Teatro e Gastronomia.
Título(s) alternativo(s): BANQUET "ROMEU Y JULIETA": una experiencia estosiológica con Teatro y Gastronomía.
BANQUET "ROMEU AND JULIETA": an experiment with Theater and Gastronomy.
Autor: ZAIDAN, Fernanda Silva 
Primeiro orientador: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Primeiro membro da banca: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Segundo membro da banca: SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá de
Terceiro membro da banca: VASCONCELOS, Gisele Soares de
Quarto membro da banca: PORPINO, Karenine de Oliveira
Resumo: Esta dissertação descreve o percurso de uma experiência estesiológica presente no contexto de um banquete elaborado e apresentado por discentes do Curso Técnico em Serviços de Restaurante e Bar, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, no município de Barreirinhas–MA, que se constituiu em uma proposta pedagógica interdisciplinar cuja investigação baseou-se na noção de corporeidade e na experiência sensível, estética e cultural do aluno, como elementos importantes na constituição do ser humano e do conhecimento, no processo envolvendo o Teatro e a Gastronomia. A fundamentação dessa prática apoiou-se numa abordagem qualitativa de caráter fenomenológico, portanto, descritiva, que tem na experiência vivida, uma linguagem sensível que potencializa um diálogo entre teoria e prática, identificando aspectos relevantes à experiência do sujeito. No presente trabalho utilizou-se a experiência docente fundamentada na Pedagogia do Teatro, como ponto de partida de impressões perceptivas, portanto, como inaugural para o conhecimento que se pretende apresentar, por meio dos estudos de Koudela e Almeida Júnior, sobre o Teatro e sua importância para a formação discente, assim como, das pesquisas dos teóricos Merleau-Ponty, Nóbrega e Duarte-Júnior, no campo da estesiologia e do saber sensível; Larrosa e Morin sobre o conhecimento pautado na complexidade e na experiência para o sujeito reflexivo; Franco e Strong com referência a história da Gastronomia e do banquete, dentre outros, que refletem a prática docente e o processo educativo. Por meio da revisão conceitual sobre percepção, corpo, estesia, improvisação teatral e produção humana plástica e visual do alimento, desafiou-se o conceito mecanicista e aproximou-se da concepção artística. Os núcleos interpretativos que confirmaram o argumento central da pesquisa foram coletados através de registros escritos e imagéticos como diário de bordo das experiências vividas dentro e fora da sala de aula, relatório das atividades desenvolvidas pelas equipes de trabalho composta pelos discentes na preparação desse evento, questionário avaliativo da apresentação do Banquete “Romeu e Julieta”, registro fotográfico e observação participante na dinâmica desse ritual festivo e estesiológico. Buscou-se despertar os processos cognitivos a partir do corpo e dos sentidos da audição, olfato, paladar, visão e tato, conduzindo os alunos e os convidados a uma educação sensível e afetiva harmonizando, interdisciplinarmente, os conhecimentos em Teatro e Gastronomia.
Abstract: Esta disertación describe el recorrido de una experiencia estesiológica presente en el contexto de un banquete elaborado y presentado por discentes del Curso Técnico em Servicios de Restaurante y Bar, en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Maranhão, en el municipio de Barreirinhas-MA, que se constituyó en una propuesta pedagógica interdisciplinaria cuya investigación se basa en la noción de corporeidad y en la experiencia sensible, estética y cultural del alumno, como elementos importantes en la constitución del ser humano y del conocimiento, en el processo envolviendo el Teatro y la Gastronomía. La fundamentación de esta práctica se apoyó en un abordaje cualitativo de carácter fenomenológico, por lo tanto, descriptiva, que tiene en la experiencia vivida, una linguaje sensible que potencializa un diálogo entre teoria y práctica, identificando aspectos relevantes a la experiencia del sujeto. En el presente trabajo si utilizó la experiencia docente fundamentada em la Pedagogía del Teatro, como punto de partida de impresiones perceptivas, por lo tanto, como inaugural para el conocimiento que se pretende presentar, por medio de los estudios de Koudela y Almeida Júnior, sobre el Teatro y su importancia para la formación discente, así como, en las investigaciones de los teóricos Merleau-Ponty, Nóbrega y Duarte-Júnior, en el campo de la estesiología y del saber sensible; Larrosa y Morin sobre el conocimiento pautado em la complejidad y la experiencia para el sujeto reflexivo; Franco y Strong com referencia a la historia de la Gastronomía y del banquete, entre otros, que reflejan la práctica docente y el proceso educativo. Por medio de la revisión conceptual sobre percepción, cuerpo, gestos, improvisación teatral y producción humana plástica y visual del alimento, se desafió el concepto mecanicista y se aproximó a la concepción artística. Los núcleos interpretativos que confirman el argumento central de la investigación fueron colectados a través de registros escritos e imágenes como diario de bordo de las experiencias vividas dentro y fuera del salón de clases, informe de las atividades desarrolladas por los equipos de trabajo compuesta por los discentes em la preparación de ese evento, cuestionario de la presentación del Banquete “Romeo y Julieta”, registro fotográfico y observación participante, en la dinámica de ese ritual festivo y estesiológico. Se buscó despertar los procesos cognitivos a partir del cuerpo y de los sentidos de la audición, olfato, paladar, visión y tacto, conduciendo a los alumnos y a los invitados a una educación sensible y afectiva armonizando, interdisciplinariamente, los conocimientos en Teatro y Gastronomía.
This dissertation describes the course of an osiological experience present in the context of a banquet prepared and presented by students of the Technical Course in Restaurant and Bar Services, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão, Barreirinhas-MA, was an interdisciplinary pedagogical proposal whose research was based on the notion of corporeity and on the sensitive, aesthetic and cultural experience of the student, as important elements in the constitution of the human being and knowledge in the process involving Theater and Gastronomy. The foundation of this practice was based on a qualitative approach with a phenomenological and therefore descriptive character, which has in the lived experience a sensitive language that enhances a dialogue between theory and practice, identifying aspects relevant to the subject's experience. In the present work we used the teaching experience based on Theater Pedagogy, as a starting point for perceptive impressions, and therefore, as the inaugural for the knowledge that is intended to present, through the studies of Koudela and Almeida Júnior, on Theater and its importance for the student formation, as well as, the researches of the theorists Merleau-Ponty, Nóbrega and Duarte-Júnior, in the field of the estadiología and the sensible knowledge; Larrosa and Morin on knowledge based on complexity and experience for the reflective subject; Franco and Strong with reference to the history of Gastronomy and the banquet, among others, which reflect the teaching practice and the educational process. By means of the conceptual revision on perception, body, estania, theatrical improvisation and human plastic and visual production of food, the mechanistic concept was challenged and approached the artistic conception. The interpretative nuclei that confirmed the central argument of the research were collected through written and imaginary records such as the logbook of the experiences lived inside and outside the classroom, report of the activities developed by the work teams composed by the students in the preparation of this event, questionnaire evaluation of the presentation of the "Romeo and Juliet" Banquet, photographic record and participant observation in the dynamics of this festive and ossiological ritual. We sought to awaken the cognitive processes from the body and senses of hearing, smell, taste, sight and touch, leading the students and the guests to a sensitive and affective education, harmonizing, interdisciplinarily, the knowledge in Theater and Gastronomy.
Palavras-chave: Teatro; Docência; Estesiologia; Gastronomia; Educação Técnica e Profissional
Teatro. Docencia. Estesiología. Gastronomía. Educación Técnica y Profesional.
Theater. Teaching. Statistical analysis. Gastronomy. Technical and Professional Education.
Área(s) do CNPq: Teoria da Arte.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: ZAIDAN, Fernanda Silva. Banquete “Romeu e Julieta”: uma experiência estesiológica com Teatro e Gastronomia. 2018. 106 folhas. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Artes/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2349
Data de defesa: 27-Jun-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Silva Zaidan.pdfDissertação de Mestrado.2,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.