Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOELHO, Paulo Roberto Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593129940454207por
dc.contributor.advisor1FURTADO, Cássia Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332630687796918por
dc.contributor.referee1FURTADO, Cássia Cordeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332630687796918por
dc.contributor.referee2OBREGON, Rosane de Fátima Antunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057021074983466por
dc.contributor.referee3TEIXEIRA, Mário Antonio Meireles-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9943003955628885por
dc.contributor.referee4ALMEIDA, Will Ribamar Mendes-
dc.date.accessioned2018-08-24T13:48:13Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.identifier.citationCOELHO, Paulo Roberto Martins. Artefatos de design: Uma análise do processo de criação com base na gamificação.. 2018. 92 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2346-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar o uso da gamificação no processo de criação de artefatos de design gráfico dos alunos no Ensino Superior. A pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório. Apresenta também um roteiro e aplicação de técnica Multi-User Dungeon para auxiliar o processo de gamificação na Educação, de modo a gerar discussões críticas mais aprofundadas sobre mecânicas e dinâmicas de jogos. Realizado em três fases distintas, foi iniciada com o levantamento dos requisitos para o processo de gamificação, categorização dos sujeitos-participantes de acordo com os estudos de Richard Bartle e implementação dos dados dentro do framework 6D, gerando peças de design. Como resultado da pesquisa, propostas de avatares e estandartes foram recebidos, reforçando o engajamento dos alunos e estabelecendo a validação dos processos gamificados como parte do processo de criação de artefatos em atividades de Design.por
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the use of gamification in the process of creating graphic design artifacts of students in Higher Education. The research has a qualitative and exploratory character. It also presents a script and application of MultiUser Dungeon technique to aid the process of gamification in education, in order to generate more critical discussions about game mechanics and game dynamics. Performed in three distinct phases, the task is to survey the requirements for the gamification process, categorize the subjects according to Richard Bartle's studies and implement the data within the 6D framework, generating pieces of graphic design related to the discipline. As a research result, proposals for avatars and standards were received, reinforcing students' engagement and establishing the validation of gamification processes as part of the creative process of Design activities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2018-08-24T13:48:13Z No. of bitstreams: 1 Paulo Roberto Martins.pdf: 3884803 bytes, checksum: 5f89ad0fe96b0031a7bbbc3e69b52d15 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-24T13:48:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paulo Roberto Martins.pdf: 3884803 bytes, checksum: 5f89ad0fe96b0031a7bbbc3e69b52d15 (MD5) Previous issue date: 2018-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGamificação; Ensino; Artefatos; Designpor
dc.subjectGamification; Education; Artifacts; Designeng
dc.subject.cnpqDesenho de Produto.por
dc.titleARTEFATOS DE DESIGN: Uma análise do processo de criação com base na gamificação.por
dc.title.alternativeDESIGN ARTIFACTS: An analysis of the process of creation based on gamification.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Roberto Martins.pdfDissertação de Mestrado.3,79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.