???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2346
Tipo do documento: Dissertação
Título: ARTEFATOS DE DESIGN: Uma análise do processo de criação com base na gamificação.
Título(s) alternativo(s): DESIGN ARTIFACTS: An analysis of the process of creation based on gamification.
Autor: COELHO, Paulo Roberto Martins 
Primeiro orientador: FURTADO, Cássia Cordeiro
Primeiro membro da banca: FURTADO, Cássia Cordeiro
Segundo membro da banca: OBREGON, Rosane de Fátima Antunes
Terceiro membro da banca: TEIXEIRA, Mário Antonio Meireles
Quarto membro da banca: ALMEIDA, Will Ribamar Mendes
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o uso da gamificação no processo de criação de artefatos de design gráfico dos alunos no Ensino Superior. A pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório. Apresenta também um roteiro e aplicação de técnica Multi-User Dungeon para auxiliar o processo de gamificação na Educação, de modo a gerar discussões críticas mais aprofundadas sobre mecânicas e dinâmicas de jogos. Realizado em três fases distintas, foi iniciada com o levantamento dos requisitos para o processo de gamificação, categorização dos sujeitos-participantes de acordo com os estudos de Richard Bartle e implementação dos dados dentro do framework 6D, gerando peças de design. Como resultado da pesquisa, propostas de avatares e estandartes foram recebidos, reforçando o engajamento dos alunos e estabelecendo a validação dos processos gamificados como parte do processo de criação de artefatos em atividades de Design.
Abstract: The present research aims to analyze the use of gamification in the process of creating graphic design artifacts of students in Higher Education. The research has a qualitative and exploratory character. It also presents a script and application of MultiUser Dungeon technique to aid the process of gamification in education, in order to generate more critical discussions about game mechanics and game dynamics. Performed in three distinct phases, the task is to survey the requirements for the gamification process, categorize the subjects according to Richard Bartle's studies and implement the data within the 6D framework, generating pieces of graphic design related to the discipline. As a research result, proposals for avatars and standards were received, reinforcing students' engagement and establishing the validation of gamification processes as part of the creative process of Design activities.
Palavras-chave: Gamificação; Ensino; Artefatos; Design
Gamification; Education; Artifacts; Design
Área(s) do CNPq: Desenho de Produto.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: COELHO, Paulo Roberto Martins. Artefatos de design: Uma análise do processo de criação com base na gamificação.. 2018. 92 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2346
Data de defesa: 26-Jun-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Roberto Martins.pdfDissertação de Mestrado.3,79 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.