Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNUNES, Heberval Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1463347911835614por
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Edson Firmino Viana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216484483659706por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Edson Firmino Viana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216484483659706por
dc.contributor.referee2DINIZ, Eduardo Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228162885454555por
dc.contributor.referee3STUDART FILHO, Nelson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451310772113076por
dc.date.accessioned2018-08-23T14:24:58Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.citationNUNES, Heberval Moreira. Desenvolvimento e aplicação de um kit experimental com Arduino para o ensino do eletromagnetismo.. 2018. 224 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Esino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2343-
dc.description.resumoAtualmente, observa-se cada vez mais o uso de tecnologias nas salas de aula de escolas do Ensino Médio como instrumento de auxílio no processo de ensino e aprendizagem, devido, principalmente, a disseminação de computadores e programas interativos. Dentre as possíveis tecnologias educacionais que podem ser utilizadas e das propostas pedagógicas a serem empregadas, destacamos neste trabalho a relevância da utilização de experimentos didáticos nas aulas de Física e também oferecemos uma proposta metodológica que é apresentada como atividade pedagógica. Nesta proposta, fez-se o uso da tecnologia como ferramenta para aprimorar o ensino do Eletromagnetismo. A proposta desenvolvida trata de um kit experimental produzido com materiais de baixo custo associado a uma plataforma de aquisição automática e interpretação de dados denominada Arduino, ambos controlados, à distância, via Bluetooth, por um aplicativo, construído a partir de uma plataforma de desenvolvimento de software livre. Com essa proposta, relacionamos plataformas de prototipação hardware e software para demonstrar que uma espira conduzindo corrente gera ao seu redor um campo de indução magnética e também para observar o efeito Joule devido a passagem de corrente elétrica pelo condutor. A contextualização da atividade experimental proposta como prática pedagógica foi planejada seguindo as ideias humanistas de Novak e na teoria de aprendizagem significativa na visão de Marco Antonio Moreira. Como mecanismo de avaliação da proposta pedagógica, foram aplicados alguns questionários aos discentes, em que constatamos que a maioria deles se mostrou satisfeita com a prática, pois permitiu um indício de uma aprendizagem significativa de conceitos estudados.por
dc.description.abstractCurrently, there is more and more use of technologies in high-school classrooms is increasingly seen as a teaching and learning process, mainly due to the spread of computers and interactive programs. The possible educational technologies that can be used and the pedagogical proposals can be used, highlighting in this work the use of didactic experiments in physics classes and also in a methodological proposal that was presented as a pedagogical activity. In this proposal, the use of technology as a tool to enhance the teaching of Electromagnetism. The proposal developed is an experimental kit produced with low-cost materials associated with a platform of automatic data acquisition and interpretation called Arduino, both controlled, from a distance, by Bluetooth, for an application, built on a platform of free software development. With this proposal, related hardware and software prototyping platforms to demonstrate that a coil generates your current driving around a magnetic induction field and also to observe the Joule effect due to the passage of electric current by driver. The contextualization of the experimental activity proposal as pedagogical practice was planned following the humanist ideas of Novak and the theory of meaningful learning in the view of Marco Antonio Moreira. As pedagogical proposal assessment mechanism, have been applied some questionnaires to students, in which we found that most of them proved to be satisfied with the practice, because it allowed an indication of a significant learning of studied concepts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2018-08-23T14:24:58Z No. of bitstreams: 1 Heberval Moreira Nunes.pdf: 9325183 bytes, checksum: aa1830b67d349bda3626a9689b14fbf7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T14:24:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Heberval Moreira Nunes.pdf: 9325183 bytes, checksum: aa1830b67d349bda3626a9689b14fbf7 (MD5) Previous issue date: 2018-06-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Física; Atividade experimental; Eletromagnetismo; Prática pedagógicapor
dc.subjectPhysics teaching; Experimental activity; Electromanetic; Pedagogical practiceeng
dc.subject.cnpqFísica.por
dc.titleDESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM KIT EXPERIMENTAL COM ARDUINO PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO.por
dc.title.alternativeDEVELOPMENT AND APPLICATION OF AN EXPERIMENTAL KIT WITH ARDUIN FOR THE TEACHING OF ELECTROMAGNETISM.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Heberval Moreira Nunes.pdfDissertação de Mestrado.9,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.