Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2343
Tipo do documento: Dissertação
Título: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM KIT EXPERIMENTAL COM ARDUINO PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO.
Título(s) alternativo(s): DEVELOPMENT AND APPLICATION OF AN EXPERIMENTAL KIT WITH ARDUIN FOR THE TEACHING OF ELECTROMAGNETISM.
Autor: NUNES, Heberval Moreira 
Primeiro orientador: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Segundo membro da banca: DINIZ, Eduardo Moraes
Terceiro membro da banca: STUDART FILHO, Nelson
Resumo: Atualmente, observa-se cada vez mais o uso de tecnologias nas salas de aula de escolas do Ensino Médio como instrumento de auxílio no processo de ensino e aprendizagem, devido, principalmente, a disseminação de computadores e programas interativos. Dentre as possíveis tecnologias educacionais que podem ser utilizadas e das propostas pedagógicas a serem empregadas, destacamos neste trabalho a relevância da utilização de experimentos didáticos nas aulas de Física e também oferecemos uma proposta metodológica que é apresentada como atividade pedagógica. Nesta proposta, fez-se o uso da tecnologia como ferramenta para aprimorar o ensino do Eletromagnetismo. A proposta desenvolvida trata de um kit experimental produzido com materiais de baixo custo associado a uma plataforma de aquisição automática e interpretação de dados denominada Arduino, ambos controlados, à distância, via Bluetooth, por um aplicativo, construído a partir de uma plataforma de desenvolvimento de software livre. Com essa proposta, relacionamos plataformas de prototipação hardware e software para demonstrar que uma espira conduzindo corrente gera ao seu redor um campo de indução magnética e também para observar o efeito Joule devido a passagem de corrente elétrica pelo condutor. A contextualização da atividade experimental proposta como prática pedagógica foi planejada seguindo as ideias humanistas de Novak e na teoria de aprendizagem significativa na visão de Marco Antonio Moreira. Como mecanismo de avaliação da proposta pedagógica, foram aplicados alguns questionários aos discentes, em que constatamos que a maioria deles se mostrou satisfeita com a prática, pois permitiu um indício de uma aprendizagem significativa de conceitos estudados.
Abstract: Currently, there is more and more use of technologies in high-school classrooms is increasingly seen as a teaching and learning process, mainly due to the spread of computers and interactive programs. The possible educational technologies that can be used and the pedagogical proposals can be used, highlighting in this work the use of didactic experiments in physics classes and also in a methodological proposal that was presented as a pedagogical activity. In this proposal, the use of technology as a tool to enhance the teaching of Electromagnetism. The proposal developed is an experimental kit produced with low-cost materials associated with a platform of automatic data acquisition and interpretation called Arduino, both controlled, from a distance, by Bluetooth, for an application, built on a platform of free software development. With this proposal, related hardware and software prototyping platforms to demonstrate that a coil generates your current driving around a magnetic induction field and also to observe the Joule effect due to the passage of electric current by driver. The contextualization of the experimental activity proposal as pedagogical practice was planned following the humanist ideas of Novak and the theory of meaningful learning in the view of Marco Antonio Moreira. As pedagogical proposal assessment mechanism, have been applied some questionnaires to students, in which we found that most of them proved to be satisfied with the practice, because it allowed an indication of a significant learning of studied concepts.
Palavras-chave: Ensino de Física; Atividade experimental; Eletromagnetismo; Prática pedagógica
Physics teaching; Experimental activity; Electromanetic; Pedagogical practice
Área(s) do CNPq: Física.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: NUNES, Heberval Moreira. Desenvolvimento e aplicação de um kit experimental com Arduino para o ensino do eletromagnetismo.. 2018. 224 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Esino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2343
Data de defesa: 15-Jun-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Heberval Moreira Nunes.pdfDissertação de Mestrado.9,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.