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Tipo do documento: Dissertação
Título: PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: o discurso dos pais sobre as expectativas e acompanhamento aos seus filhos com cegueira
Título(s) alternativo(s): PROCESS OF SCHOOLING: the discourse of parents about the expectations and monitoring their children with blindness
Autor: Santos, Edilena de Jesus Sousa 
Primeiro orientador: SILVA, Silvana Maria Moura da
Primeiro membro da banca: Lima, Francisca das Chagas Silva
Resumo: A família exerce um papel fundamental no processo de desenvolvimento e na aprendizagem das pessoas, como mediadora de suas interações, nas relações da criança com o mundo e no processo de construção do conhecimento tornando-se, dessa maneira, o primeiro núcleo de integração escolar e social das pessoas. Assim, ressalta-se a importância da família na educação de pessoas com deficiência visual, apesar de que ela é algumas vezes vista pelos profissionais especializados como elemento perturbador de seu trabalho, percebidos como superprotetores de seus filhos com deficiência. Esta dissertação realizada na linha de pesquisa da Educação Especial teve como objetivo geral analisar como ocorre o acompanhamento dos pais no processo de escolarização de filhos cegos. Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa, de campo, sendo realizado estudo de casos com cinco famílias (pais e mães) de seis adolescentes com cegueira, cujos critérios de inclusão foram: alunos com faixa etária de 12 a 15 anos, que estudavam em escolas da rede federal, estadual ou municipal de ensino, recebiam atendimento especializado no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAPDV) no contraturno, com baixa renda familiar, sem outra(s) deficiência(s) associada(s), recebiam o benefício de prestação continuada concedido pelo governo e residiam em São Luís - MA. O instrumento para a coleta de dados foi à entrevista semiestruturada com os pais selecionados. Os resultados mostraram que existe uma relação positiva entre as expectativas dos pais e sua forma de acompanhamento da vida educacional de seus filhos. Os pais, mesmos aqueles que não possuem um nível instrucional maior, realizam um enorme esforço para contribuir no processo de escolarização e esperam que seus filhos tracem um percurso diferente do seu. Os pais apontam que as formas de ajuda a seus filhos são basicamente relativas a deixar e buscar na escola, a compra de materiais escolares e a leitura de livros em casa. Conclui-se que os pais/mães dessa pesquisa, em sua percepção e falas, participam efetivamente do processo de escolarização dos seus filhos.
Abstract: The family plays a fundamental role in the development and learning of individuals, to mediate their interactions, the child's relationship with the world and in the process of knowledge construction becomes, in this way, the first core and school integration social people. Thus, it emphasizes the importance of family in the education of visually impaired people, although it is sometimes seen by professionals as a disturbing element of his work, perceived as overprotective of their children with disabilities. This dissertation research conducted in the line of Special Education aimed to analyze how parental monitoring occurs in the schooling process of blind children. This is a quantitative and qualitative research, field, being conducted case studies with five families (fathers and mothers) of six adolescents with blindness, whose inclusion criteria were: students aged 12-15 years, who studied in schools of the federal, state or municipal school, receiving specialized care at the Center for the Visually Impaired Educational Support (CAPDV) in contraturno with low income, no other (s) deficiency (s) associated (s), received the continuous benefits granted by the government and lived in São Luís - MA. The instrument for data collection was semi-structured interview with the parents selected. The results showed that there is a positive relationship between parents' expectations and their way of monitoring the educational life of their children. Parents, even those who do not have a higher instructional level, carry a huge effort to contribute to the process of education and expect their children to plot a route different from yours. Parents indicate that forms of help are basically on their children to leave school and seek, buying school supplies and reading books at home. We conclude that parents / mothers of this research, in its perception and speeches, participate effectively in the process of education of their children.
Palavras-chave: Deficiência visual
Escolarização
Família
Visual impairment
Schooling
Family
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SANTOS, Edilena de Jesus Sousa. PROCESS OF SCHOOLING: the discourse of parents about the expectations and monitoring their children with blindness. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/234
Data de defesa: 27-Dez-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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