Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Andréia de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0379350497036387por
dc.contributor.advisor1BITENCOURT, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965286550037325por
dc.contributor.referee1MUNIZ, Pollyanna Gouveia Mendonça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171543912207012por
dc.contributor.referee2BRASIL, Marcus Ramúsyo de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6772709289246483por
dc.date.accessioned2018-07-27T19:40:39Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.identifier.citationSILVA, Andréia de Lima. A essência local em molde "global": recursos cinematográficos e identidade urbana no filme Muleque té doido! (2014). 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2328-
dc.description.resumoA dissertação propõe uma análise dos recursos cinematográficos e da identidade urbana do filme maranhense Muleque té doido! (2014). O objetivo é compreender de que forma os recursos utilizados e os elementos da identidade ludovicense são apresentados no filme e como isso possivelmente influenciou em seu sucesso. Dessa forma, inicialmente apresentamos o percurso no tempo do cinema maranhense, com ênfase na produção de longas-metragens de ficção. Nesta etapa, explicamos que esse tipo de produção teve início tardiamente no Estado e foi marcada pela informalidade e pela falta de investimentos. Verificamos que dos 15 longas-metragens de ficção que catalogamos apenas cinco receberam o registro da Ancine. No segundo capítulo partimos para um estudo dos principais recursos cinematográficos utilizados em Muleque té doido! (2014). Assim, identificamos que o filme possui uma linguagem que recebeu influência do cinema produzido em Hollywood mas com a forte presença da cultura ludovicense. Na última parte da pesquisa abordamos justamente como os elementos dessa cultura foram trabalhados no filme a partir das principais representações da cidade de São Luís. Foram elas: São Luís como cenário; a menção à Gangue da Bota Preta e à Loka do Rio Anil; as referências a personagens do Bumba-meu-boi; a Lenda da Serpente Encantada e a linguagem típica do povo ludovicense. Todos esses temas surgem em Muleque té doido! (2014) como elementos que ratificam a identidade do espectador que compartilha daquele mesmo universo simbólico.por
dc.description.abstractThe dissertation proposes an analysis of the cinematographic resources and the urban identity of the film "Muleque te doido!" (2014). The aim is to understand how the resources used in the film and the elements from São Luís identity are presented and how this has possibly influenced its success. Thus, we initially show a timeline of cinema in Maranhão, with emphasis on the production of fiction feature films. At this stage, we explain that this type of production had a late beginning in the State and was marked by informality and lack of investments. We verified that, out of the 15 feature films we cataloged, only five got the Ancine registration. In the second chapter we set out for a study of the main cinematographic resources used in Muleque te doido! (2014). Thus, we identified that the film has a language that was influenced by the cinema produced in Hollywood but with the strong presence of São Luís culture. In the last part of the research we described how the elements of this culture were used in the film based on the main representations of the city: São Luís as a setting; the mention to "Bota Preta" gang and "Loka do Rio Anil"; the references to Bumba-meu-boi characters; the Legend of the Enchanted Serpent and the typical language of people from São Luís. All these themes come up in Muleque te doido! (2014) as elements that ratify the identity of the spectator who shares that same symbolic universe.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2018-07-27T19:40:38Z No. of bitstreams: 1 AndreiaSilva.pdf: 3011848 bytes, checksum: 669ae4a73aa7aa18f692da94dcba37ec (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-27T19:40:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndreiaSilva.pdf: 3011848 bytes, checksum: 669ae4a73aa7aa18f692da94dcba37ec (MD5) Previous issue date: 2018-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinema maranhensepor
dc.subjectRecursos cinematográficospor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectIdentidade urbanapor
dc.subjectCinema in Maranhãoeng
dc.subjectCinematographic resourceseng
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectUrban identityeng
dc.subject.cnpqCinemapor
dc.subject.cnpqHistória Regional do Brasilpor
dc.titleA essência local em molde "global": recursos cinematográficos e identidade urbana no filme Muleque té doido! (2014)por
dc.title.alternativeLOCAL ESSENCE IN "GLOBAL" MOLD: cinematographic resources and urban identity of the film Muleque te doido! (2014)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreiaSilva.pdfDissertação2,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.