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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2324
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | OLIVEIRA, Renato de Araújo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6198484524443271 | por |
dc.contributor.advisor1 | TEIXEIRA, Mário Antônio Meireles | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9943003955628885 | por |
dc.contributor.referee1 | TEIXEIRA, Mário Antônio Meireles | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9943003955628885 | por |
dc.contributor.referee2 | TRINTA, Fernando Antonio Mota | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8908026219336623 | por |
dc.contributor.referee3 | BOCHARTT, Tiago Bonini | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-26T13:34:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-27 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Renato de Araújo. Uma Ferramenta de Gamificação para Avaliação de Aprendizagem de Disciplinas de Graduação em Computação.. 2018. 94 folhas. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2324 | - |
dc.description.resumo | A vida acadêmica é uma etapa em que se investe muito tempo e esforço, no entanto, a falta de motivação dos alunos para o estudo é uma questão que preocupa os professores. Pesquisas recentes mostram que a Gamificação tem como função induzir o comportamento das pessoas, melhorando seu engajamento em uma determinada tarefa. Por essa razão, professores têm usado a Gamificação em sala de aula como estratégia motivadora. Este trabalho tem como objetivo propor e implementar uma ferramenta de gamificação voltada à avaliação de aprendizagem de disciplinas de graduação em Computação. A aplicação da ferramenta foi realizada em duas turmas de Computação da Universidade Federal do Maranhão, a disciplina de Algoritmos I e a disciplina de Fundamentos da Computação. Foram analisados os perfis dos alunos mapeando seus comportamentos a partir da utilização das tecnologias envolvidas na pesquisa. Os resultados demostram que a aplicação da ferramenta conseguiu engajar mais os alunos na resolução de tarefas das disciplinas, chegando a aproximadamente 85% das tarefas resolvidas e 38% entregues no prazo estipulado pelo professor. | por |
dc.description.abstract | Academic life is a period when students invest time and effort. However the lack of student motivation is an issue that concerns teachers. Recent research has shown that Gamification has the property of inducing one’s behavior, improving their engagement in a given task. Therefore, teachers have employed Gamification in classrooms as a motivating strategy. This dissertation specifies and implements a gamification tool to be applied to the learning assessment of Computer Science undergraduate courses. The developed tool has been applied in two courses at Universidade Federal do Maranhão, namely Algorithms I and Computing Foundations. Students’ profiles have been analyzed and their behaviors mapped according to their utilization of the technologies involved. Our results demonstrate that the tool’s application improved student’s engagement in task resolution, achieving 85% of completed tasks and 38% of tasks returned within the deadline set by the teacher. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2018-07-26T13:34:11Z No. of bitstreams: 1 Renato de Araújo Oliveira.pdf: 5793796 bytes, checksum: 3699af0aee5fab0cab0c72c29f41fcf3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-26T13:34:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renato de Araújo Oliveira.pdf: 5793796 bytes, checksum: 3699af0aee5fab0cab0c72c29f41fcf3 (MD5) Previous issue date: 2018-04-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Informática na Educação; Gamificação; Jogos Educacionais; Avaliação de Aprendizagem | por |
dc.subject | Computers in Education; Gamification; Educational Games; Learning Assessment | eng |
dc.subject.cnpq | Tecnologia Educacional. | por |
dc.title | Uma Ferramenta de Gamificação para Avaliação de Aprendizagem de Disciplinas de Graduação em Computação. | por |
dc.title.alternative | A Gamification Tool for Assessment of Learning Disciplines in Computing. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Renato de Araújo Oliveira.pdf | Dissertação de Mestrado. | 5,66 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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