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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Renato de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6198484524443271por
dc.contributor.advisor1TEIXEIRA, Mário Antônio Meireles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9943003955628885por
dc.contributor.referee1TEIXEIRA, Mário Antônio Meireles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9943003955628885por
dc.contributor.referee2TRINTA, Fernando Antonio Mota-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8908026219336623por
dc.contributor.referee3BOCHARTT, Tiago Bonini-
dc.date.accessioned2018-07-26T13:34:11Z-
dc.date.issued2018-04-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Renato de Araújo. Uma Ferramenta de Gamificação para Avaliação de Aprendizagem de Disciplinas de Graduação em Computação.. 2018. 94 folhas. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2324-
dc.description.resumoA vida acadêmica é uma etapa em que se investe muito tempo e esforço, no entanto, a falta de motivação dos alunos para o estudo é uma questão que preocupa os professores. Pesquisas recentes mostram que a Gamificação tem como função induzir o comportamento das pessoas, melhorando seu engajamento em uma determinada tarefa. Por essa razão, professores têm usado a Gamificação em sala de aula como estratégia motivadora. Este trabalho tem como objetivo propor e implementar uma ferramenta de gamificação voltada à avaliação de aprendizagem de disciplinas de graduação em Computação. A aplicação da ferramenta foi realizada em duas turmas de Computação da Universidade Federal do Maranhão, a disciplina de Algoritmos I e a disciplina de Fundamentos da Computação. Foram analisados os perfis dos alunos mapeando seus comportamentos a partir da utilização das tecnologias envolvidas na pesquisa. Os resultados demostram que a aplicação da ferramenta conseguiu engajar mais os alunos na resolução de tarefas das disciplinas, chegando a aproximadamente 85% das tarefas resolvidas e 38% entregues no prazo estipulado pelo professor.por
dc.description.abstractAcademic life is a period when students invest time and effort. However the lack of student motivation is an issue that concerns teachers. Recent research has shown that Gamification has the property of inducing one’s behavior, improving their engagement in a given task. Therefore, teachers have employed Gamification in classrooms as a motivating strategy. This dissertation specifies and implements a gamification tool to be applied to the learning assessment of Computer Science undergraduate courses. The developed tool has been applied in two courses at Universidade Federal do Maranhão, namely Algorithms I and Computing Foundations. Students’ profiles have been analyzed and their behaviors mapped according to their utilization of the technologies involved. Our results demonstrate that the tool’s application improved student’s engagement in task resolution, achieving 85% of completed tasks and 38% of tasks returned within the deadline set by the teacher.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2018-07-26T13:34:11Z No. of bitstreams: 1 Renato de Araújo Oliveira.pdf: 5793796 bytes, checksum: 3699af0aee5fab0cab0c72c29f41fcf3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-26T13:34:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renato de Araújo Oliveira.pdf: 5793796 bytes, checksum: 3699af0aee5fab0cab0c72c29f41fcf3 (MD5) Previous issue date: 2018-04-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInformática na Educação; Gamificação; Jogos Educacionais; Avaliação de Aprendizagempor
dc.subjectComputers in Education; Gamification; Educational Games; Learning Assessmenteng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacional.por
dc.titleUma Ferramenta de Gamificação para Avaliação de Aprendizagem de Disciplinas de Graduação em Computação.por
dc.title.alternativeA Gamification Tool for Assessment of Learning Disciplines in Computing.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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