Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2324
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma Ferramenta de Gamificação para Avaliação de Aprendizagem de Disciplinas de Graduação em Computação.
Título(s) alternativo(s): A Gamification Tool for Assessment of Learning Disciplines in Computing.
Autor: OLIVEIRA, Renato de Araújo 
Primeiro orientador: TEIXEIRA, Mário Antônio Meireles
Primeiro membro da banca: TEIXEIRA, Mário Antônio Meireles
Segundo membro da banca: TRINTA, Fernando Antonio Mota
Terceiro membro da banca: BOCHARTT, Tiago Bonini
Resumo: A vida acadêmica é uma etapa em que se investe muito tempo e esforço, no entanto, a falta de motivação dos alunos para o estudo é uma questão que preocupa os professores. Pesquisas recentes mostram que a Gamificação tem como função induzir o comportamento das pessoas, melhorando seu engajamento em uma determinada tarefa. Por essa razão, professores têm usado a Gamificação em sala de aula como estratégia motivadora. Este trabalho tem como objetivo propor e implementar uma ferramenta de gamificação voltada à avaliação de aprendizagem de disciplinas de graduação em Computação. A aplicação da ferramenta foi realizada em duas turmas de Computação da Universidade Federal do Maranhão, a disciplina de Algoritmos I e a disciplina de Fundamentos da Computação. Foram analisados os perfis dos alunos mapeando seus comportamentos a partir da utilização das tecnologias envolvidas na pesquisa. Os resultados demostram que a aplicação da ferramenta conseguiu engajar mais os alunos na resolução de tarefas das disciplinas, chegando a aproximadamente 85% das tarefas resolvidas e 38% entregues no prazo estipulado pelo professor.
Abstract: Academic life is a period when students invest time and effort. However the lack of student motivation is an issue that concerns teachers. Recent research has shown that Gamification has the property of inducing one’s behavior, improving their engagement in a given task. Therefore, teachers have employed Gamification in classrooms as a motivating strategy. This dissertation specifies and implements a gamification tool to be applied to the learning assessment of Computer Science undergraduate courses. The developed tool has been applied in two courses at Universidade Federal do Maranhão, namely Algorithms I and Computing Foundations. Students’ profiles have been analyzed and their behaviors mapped according to their utilization of the technologies involved. Our results demonstrate that the tool’s application improved student’s engagement in task resolution, achieving 85% of completed tasks and 38% of tasks returned within the deadline set by the teacher.
Palavras-chave: Informática na Educação; Gamificação; Jogos Educacionais; Avaliação de Aprendizagem
Computers in Education; Gamification; Educational Games; Learning Assessment
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET
Citação: OLIVEIRA, Renato de Araújo. Uma Ferramenta de Gamificação para Avaliação de Aprendizagem de Disciplinas de Graduação em Computação.. 2018. 94 folhas. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2324
Data de defesa: 27-Abr-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renato de Araújo Oliveira.pdfDissertação de Mestrado.5,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.