Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Selma Romana Costa dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7500202476633490por
dc.contributor.advisor1MOTTA, Diomar das Graçaspt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Maria Alicept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8175989249772475por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:31Z-
dc.date.available2013-01-10pt_BR
dc.date.issued2012-08-30pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Selma Romana Costa de. THE TEACHER WOMAN AND PRIMARY TEACHING OF THE STATE MARANHÃO IN THE DECADE OF 1960. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/230-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo dar visibilidade à mulher professora, enquanto sujeito do conhecimento, destacando sua atuação no ensino primário maranhense entre os anos de 1960 e 1964. Parte-se do pressuposto de que a desvalorização das atividades e funções assumidas pelas mulheres professoras no campo pedagógico está atrelada à histórica posição de inferioridade designada às mulheres na sociedade e na educação. Este estudo destaca as contribuições da história das mulheres e da história da educação através dos trabalhos de Almeida (2004), Amâncio (2001), Lopes (2003), Müller (1999) e Perrot (2007), para uma compreensão de como se deu a relação das mulheres com o saber ao longo dos tempos e dos significados atribuídos à crescente presença feminina no magistério. Ao demonstrar as mudanças ocorridas na escola primária brasileira ao longo da primeira metade do século XX, apresenta-se as novas expectativas em torno da atuação da mulher professora, em um contexto de intensas iniciativas políticas, científicas e pedagógicas que procuraram ampliar as funções sociais da educação de um modo geral e do referido nível de ensino, em especial, durante o período em estudo. No Maranhão, a elaboração do Programa para o Ensino Primário das Escolas do Estado foi expressão não somente da renovação político-educacional pela qual passava a escola primária no país, mas, também, dos diferentes espaços e funções conquistados pelas mulheres professoras maranhenses, no âmbito da administração pública educacional. No desempenho da atividade técnico-pedagógica, as mulheres professoras voltam sua visão para a escola primária maranhense, e a partir de conhecimentos científicos e pedagógicos por elas apropriados, lançam as bases para organização de tempos e espaços de aprendizagem, bem como as orientações para que o desenvolvimento do ensino cumprisse efetivamente com seus objetivos. A experiência do grupo de professoras primárias responsáveis pela elaboração do programa de ensino contribuiu para outra representação da mulher na educação, que pelo domínio científico e técnico-pedagógico, conquistou novas funções e extrapolou os limites da sala de aula, para afirmar-se enquanto sujeito do conhecimento.por
dc.description.abstractThis study aims to give visibility to the woman teacher as a subject of knowledge, highlighting its role in primary Maranhão between 1960 and 1964. It starts from the assumption that the devaluation of the activities and functions undertaken by women teachers in the pedagogical field is tied to the historical position of inferiority assigned to women in society and education. This study highlights the contributions of women's history and the history of education through the work of Almeida (2004), Amâncio (2001), Lopes (2003), Müller (1999) and Perrot (2007), for an understanding of how it came the relationship of women with knowledge over time and the meanings attributed to the increasing presence of women in teaching. By demonstrating the changes in brazilian elementary school through the first half of the twentieth century, presents the new expectations around the role of the woman teacher in a context of intense political initiatives, scientific and pedagogical who sought to extend the functions of social education and general level of said instruction, in particular during the study period. In Maranhão, the preparation of the Programme for Primary Schools of the State speech was not only political-educational renewal through which passed the primary school in the country, but also the different spaces and functions Maranhão won the women teachers within public administration education. In the performance of technical and pedagogical activity, women teachers turn their vision for the school Maranhão, and from scientific knowledge and teaching appropriate for them, lay the foundations for the organization of time and place of learning, as well as guidelines for the development of education to effectively fulfill its objectives. The experience of the group of primary teachers responsible for the development of the curriculum contributed to another representation of women in education, the scientific and technical-pedagogical, and gained new functions has overstepped the bounds of the classroom, to assert themselves as subject of knowledge.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO SELMA ROMANA.pdf: 10599951 bytes, checksum: a095acf0f127e2a8310ce5ac2bae610b (MD5) Previous issue date: 2012-08-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMulher professorapor
dc.subjectEnsino primáriopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectMaranhãopor
dc.subjectWoman teachereng
dc.subjectPrimary schooleng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectMaranhãoeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA MULHER PROFESSORA E O ENSINO PRIMÁRIO DO ESTADO DO MARANHÃO NA DÉCADA DE 1960por
dc.title.alternativeTHE TEACHER WOMAN AND PRIMARY TEACHING OF THE STATE MARANHÃO IN THE DECADE OF 1960eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO SELMA ROMANA.pdf10,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.