Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFREIRE, Vanda Maria Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0171096655792671por
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7821541616565704por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7821541616565704por
dc.contributor.referee2CUTRIM, Klautenys Delene Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4310600393313804por
dc.contributor.referee3SOUSA, Wilma de Fátima Diniz de-
dc.date.accessioned2018-07-05T11:50:01Z-
dc.date.issued2018-04-30-
dc.identifier.citationFREIRE, Vanda Maria Mendes. Universidade Integrada da Terceira Idade - UFMA: desafios e possibilidades de educação continuada para o longevo.. 2018. 118 folhas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2304-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo investigar a percepção de longevos sobre os efeitos decorrentes da sua participação no Programa de Educação Continuada da Universidade Integrada da Terceira Idade da Universidade Federal do Maranhão. O fenômeno do envelhecimento acontece em um contexto em que a redução das taxas de natalidade e fecundidade vem modificando a pirâmide etária da população brasileira. Atualmente, a participação do longevo em um novo contexto é uma condição relevante para um bom viver, participando e assumindo funções ativas, além de afrontar os desafios que procuram representar negativamente esse público. No Brasil, atualmente, existem inúmeras instituições de ensino superior que desenvolvem programas de educação continuada, as Universidades Abertas para a Terceira Idade em educação. Configuram-se, por exercerem uma função relevante possibilitando ao longevo vivenciar e acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade contemporânea. Portanto, o estudo aqui tratado aborda o objeto da pesquisa na perspectiva qualitativa, e para se alcançar os objetivos, o procedimento metodológico adotado foi a entrevista semiestruturada. Participarão da pesquisa, 13 (treze) longevos do Programa de Extensão da Universidade Federal do Maranhão – Universidade Integrada da Terceira Idade - UNIT/UFMA. A pesquisa está fundamentada por meio de Revisão de Literatura sobre considerações do envelhecimento, e as terminologias utilizadas para designar a pessoa que acumula muitos anos de vida ao longo das últimas décadas. Os resultados desse estudo demonstraram que para esses longevos a idade deixou de ser empecilho, o longevo não só pode, como deve continuar a frequentar ambiente acadêmico; superar dificuldades, encarrar desafios e vislumbrar novas possibilidades para suas vidas. Percebemos que o retorno à sala de aula tem uma importância intangível para os docentes entrevistados. Constatamos a importância do papel da Universidade Integrada da Terceira Idade da Universidade Federal do Maranhão na preparação de longevos para o envelhecimento ativo, haja vista os alunos apresentam-se positivos, motivados a continuarem a aprender ao longo de suas vidas, por sentirem-se cidadãos inseridos, integrados a sociedade.por
dc.description.abstractThe present study has as object to investigate the long-live people opinion about their participating on the Education Continue Program of The University Integrated to the Third Age of The University Federal of Maranhão, Brazil. The grow-old phenomenon starts in the context where the birth rate and the fecundity rate have changed the Brazilian population pyramid. Along with this, the long lived participating in a new context became an important condition for living well, taking dynamics functions, besides to confront the challenges that represents negatively this group. In Brazil, today, there are countless Establishments for higher education that developments continue programs, like The Open University to The Third Age, what has a relevant function that allows long-lived public living and following the transformations of the world. Therefore, this study treats the object in a qualitative view and, to get the goals, will be used as methodologic proceeds an semi structured interview, of which they will participate 13 (thirteen) long-live persons from Extension Program Maranhão Federal University - The University Integrated to the Third Age- UNIT/UFMA. The search is based in a Literature review about the grow old and the various terminology to theses persons who lived many years nowadays. A theory discusses about Continue Education and Longevity comes up with theories like Gerontology, Education and The University to the Third Age, its history and its relevance to them. The finally considerations allows a discuss with concepts and points about a positive and active Longevity that permits a inclusion of this public in the society, favoring their search for knowing along this life. The results of this study demonstrated, that for those enduning the age no langer snag, the lifelong not only can, as should continue to attend academic environment, overcome difficulties, encar challenges and envision new possibilities for their lives. We realized that the return to the classroom has an important intangible for the teachers interviewed. We not the importance of the role of the third at the Federal University of Maranhão. To prepare stundents for active aging, enduring since students are positive, motivated to continue to learn their lives. By feel citizens entered integrated society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2018-07-05T11:50:01Z No. of bitstreams: 1 Vanda Maria Mendes.pdf: 1121074 bytes, checksum: 8e832c80605a44dcd03c13040f41c33f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-05T11:50:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vanda Maria Mendes.pdf: 1121074 bytes, checksum: 8e832c80605a44dcd03c13040f41c33f (MD5) Previous issue date: 2018-04-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Continuada; Longevidade; Longevo; Gerontologiapor
dc.subjectContinue Education; Longevity; Long-lived people; Gerontologyeng
dc.subject.cnpqSociologia Urbana.por
dc.titleUniversidade integrada da terceira idade - UFMA: desafios e possibilidades de educação continuada para o longevo.por
dc.title.alternativeIntegrated university of the third age-UFMA: challenges and possibilities of continuing education for the longest.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanda Maria Mendes.pdfDissertação de Mestrado.1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.