Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2304
Tipo do documento: Dissertação
Título: Universidade integrada da terceira idade - UFMA: desafios e possibilidades de educação continuada para o longevo.
Título(s) alternativo(s): Integrated university of the third age-UFMA: challenges and possibilities of continuing education for the longest.
Autor: FREIRE, Vanda Maria Mendes 
Primeiro orientador: CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de
Segundo membro da banca: CUTRIM, Klautenys Delene Guedes
Terceiro membro da banca: SOUSA, Wilma de Fátima Diniz de
Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar a percepção de longevos sobre os efeitos decorrentes da sua participação no Programa de Educação Continuada da Universidade Integrada da Terceira Idade da Universidade Federal do Maranhão. O fenômeno do envelhecimento acontece em um contexto em que a redução das taxas de natalidade e fecundidade vem modificando a pirâmide etária da população brasileira. Atualmente, a participação do longevo em um novo contexto é uma condição relevante para um bom viver, participando e assumindo funções ativas, além de afrontar os desafios que procuram representar negativamente esse público. No Brasil, atualmente, existem inúmeras instituições de ensino superior que desenvolvem programas de educação continuada, as Universidades Abertas para a Terceira Idade em educação. Configuram-se, por exercerem uma função relevante possibilitando ao longevo vivenciar e acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade contemporânea. Portanto, o estudo aqui tratado aborda o objeto da pesquisa na perspectiva qualitativa, e para se alcançar os objetivos, o procedimento metodológico adotado foi a entrevista semiestruturada. Participarão da pesquisa, 13 (treze) longevos do Programa de Extensão da Universidade Federal do Maranhão – Universidade Integrada da Terceira Idade - UNIT/UFMA. A pesquisa está fundamentada por meio de Revisão de Literatura sobre considerações do envelhecimento, e as terminologias utilizadas para designar a pessoa que acumula muitos anos de vida ao longo das últimas décadas. Os resultados desse estudo demonstraram que para esses longevos a idade deixou de ser empecilho, o longevo não só pode, como deve continuar a frequentar ambiente acadêmico; superar dificuldades, encarrar desafios e vislumbrar novas possibilidades para suas vidas. Percebemos que o retorno à sala de aula tem uma importância intangível para os docentes entrevistados. Constatamos a importância do papel da Universidade Integrada da Terceira Idade da Universidade Federal do Maranhão na preparação de longevos para o envelhecimento ativo, haja vista os alunos apresentam-se positivos, motivados a continuarem a aprender ao longo de suas vidas, por sentirem-se cidadãos inseridos, integrados a sociedade.
Abstract: The present study has as object to investigate the long-live people opinion about their participating on the Education Continue Program of The University Integrated to the Third Age of The University Federal of Maranhão, Brazil. The grow-old phenomenon starts in the context where the birth rate and the fecundity rate have changed the Brazilian population pyramid. Along with this, the long lived participating in a new context became an important condition for living well, taking dynamics functions, besides to confront the challenges that represents negatively this group. In Brazil, today, there are countless Establishments for higher education that developments continue programs, like The Open University to The Third Age, what has a relevant function that allows long-lived public living and following the transformations of the world. Therefore, this study treats the object in a qualitative view and, to get the goals, will be used as methodologic proceeds an semi structured interview, of which they will participate 13 (thirteen) long-live persons from Extension Program Maranhão Federal University - The University Integrated to the Third Age- UNIT/UFMA. The search is based in a Literature review about the grow old and the various terminology to theses persons who lived many years nowadays. A theory discusses about Continue Education and Longevity comes up with theories like Gerontology, Education and The University to the Third Age, its history and its relevance to them. The finally considerations allows a discuss with concepts and points about a positive and active Longevity that permits a inclusion of this public in the society, favoring their search for knowing along this life. The results of this study demonstrated, that for those enduning the age no langer snag, the lifelong not only can, as should continue to attend academic environment, overcome difficulties, encar challenges and envision new possibilities for their lives. We realized that the return to the classroom has an important intangible for the teachers interviewed. We not the importance of the role of the third at the Federal University of Maranhão. To prepare stundents for active aging, enduring since students are positive, motivated to continue to learn their lives. By feel citizens entered integrated society.
Palavras-chave: Educação Continuada; Longevidade; Longevo; Gerontologia
Continue Education; Longevity; Long-lived people; Gerontology
Área(s) do CNPq: Sociologia Urbana.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: FREIRE, Vanda Maria Mendes. Universidade Integrada da Terceira Idade - UFMA: desafios e possibilidades de educação continuada para o longevo.. 2018. 118 folhas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2304
Data de defesa: 30-Abr-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanda Maria Mendes.pdfDissertação de Mestrado.1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.