Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2301
Tipo do documento: Dissertação
Título: CRIANÇAS FILOSOFANDO: uma proposta metodológica de ensino à luz de Matthew Lipman.
Título(s) alternativo(s): CHILDREN PHILOSOPHY: a methodological proposal of teaching in the light of Matthew Lipman.
Autor: LIMA, Caroliny Santos 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Rita de Cássia
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Rita de Cássia
Segundo membro da banca: CORREIA, Joelma Reis
Terceiro membro da banca: MENEZES, Marly Cutrim de
Resumo: O presente estudo aborda a temática: CRIANÇAS FILOSOFANDO: uma proposta metodológica de ensino à luz de Matthew Lipman. Essa pesquisa nasce no seio do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB, Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Para essa dimensão, objetivamos de forma geral: construir uma proposta metodológica de ensino de Filosofia para crianças à luz de Matthew Lipman na perspectiva de formar um estudante que desenvolva uma educação para o pensar. Como objetivos específicos buscamos compreender que concepções teóricas e metodológicas do ensino de Filosofia materializadas em forma de temas transversais a escola que será investigada possui; assim como, apreender como a Unidade de Educação Básica Henrique de La Roque Almeida articula criança e ensino de Filosofia. Ademais, elaboramos um produto que possa atender a proposta pedagógica e filosófica de Matthew Lipman na Unidade de Educação Básica Henrique de La Roque. Seguindo essa delimitação, a pesquisa caracterizou-se como intervenção por utilizar passos metodológicos da pesquisa-ação tendo como delimitação o espaço da UEB Henrique de La Roque Almeida, no 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental. Os sujeitos da pesquisa foram: professores, pais e alunos. Nesse percurso, desenvolvemos o referencial teórico, fazendo a relação entre a Filosofia e a infância, seus aspectos legais e características. Em seguida, partimos para os pressupostos teóricos estudados por Matthew Lipman, abordando as influências que Sócrates, Charles Pierce, Vygotsky e John Dewey tiveram sobre sua proposta de Filosofia para Crianças. Discorremos, ainda, sobre o criador da proposta, sua vida e o que o impulsionou a criar o seu programa e a metodologia pautada em uma comunidade de investigação. Para encaminhar a intervenção, traçamos os passos metodológicos para as análises e interpretações dos sujeitos à luz dos eixos teórico-metodológicos firmados ao longo da mesma. Nesse caminho da intervenção pedagógica, usamos os instrumentos de pesquisa como as observações, entrevistas, grupo focal, questionários e intervenções em sala até chegar ao produto da intervenção pedagógica: o Caderno de Orientações Didáticas. Dito isso, percebemos que a Filosofia é o espaço ideal para o desenvolvimento de investigações filosóficas.
Abstract: The present study deals with the theme: CHILDREN PHILOSOPHY: a methodological proposal of teaching in the light of Matthew Lipman, this research is born within the Postgraduate Program in Management of Basic Education – PPGEEB, Professional Master of the Federal University of Maranhão– UFMA, for this, we have a general objective: to construct a methodological proposal of teaching Philosophy for children in the light of Matthew Lipman in the perspective of forming a student who develops an education for thinking. And as specific objectives: To understand that theoretical and methodological conceptions of the teaching of Philosophy materialized in the form of themes transversal to the school that will be investigated possesses; To apprehend how the Basic Education Unit Henrique de La Roque Almeida can articulate child and Philosophy teaching; Elaborate a product that can meet the pedagogical and philosophical proposal of Matthew Lipman in the Basic Education Unit Henrique de La Roque. Following this delimitation, the research was characterized as being an intervention and for using the action-research methodology having as a delimitation the space of the UEB Henrique de La Roque Almeida, in the 3rd year of the 1st Cycle of Elementary Education. The subjects for the research were: teachers, parents and students. In this course, we develop the theoretical reference, making the relationship between Philosophy and childhood, its legal aspects and characteristics. We then proceed to the theoretical assumptions studied by Matthew Lipman, addressing the influences that Socrates, Charles Pierce, Vygotsky, and John Dewey had on their Philosophy for Children proposal. We also talked about the creator of the proposal, his life and what propelled him to create his program and methodology based on a research community. In order to direct the intervention, we draw the methodological steps for the analysis and interpretations of the subjects in light of the theoretical and methodological axes established along the same path, in this way of the pedagogical intervention we use the research instruments such as observations, interviews, focus groups, questionnaires and interventions in the classroom until reaching the product of the pedagogical intervention, the Notebook of Didactic Orientations. Having said this, we realize that Philosophy is the ideal space for the development of philosophical investigations.
Palavras-chave: Filosofia; Crianças; Pensar filosófico
Philosophy. Children; Philosophical thinking
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: LIMA, Caroliny Santos. Crianças filosofando: uma proposta metodológica de ensino à luz de Matthew Lipman.. 2018.181 folhas. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2301
Data de defesa: 21-Mai-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caroliny Santos Lima.pdfDissertação de Mestrado4,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.