Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSIQUEIRA, Edivana Valéria Rosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5085483987876428por
dc.contributor.advisor1ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee1ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee2FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee3MUGSCHL, Sonia Maria Correa Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0351520108524181por
dc.date.accessioned2018-06-20T14:21:08Z-
dc.date.issued2018-03-06-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Edivana Valéria Rosa. O lugar do texto no ensino de língua portuguesa na EJA: por uma orientação prática e pedagógica da linguística textual. 2018. 205f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2293-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo abordar o ensino de Língua Portuguesa na EJA e propor uma prática pedagógica centrada no uso de textos como mecanismo de uma aprendizagem significativa, à luz dos pressupostos da Linguística Textual, incluindo suas principais fases, autores e perspectivas atuais. Trata-se de uma pesquisa aplicada de caráter qualitativo. A Escola Municipal Alto do Turu, pertencente ao Município de São José de Ribamar - MA foi o locus da pesquisa, e teve como sujeitos investigados, os alunos e a professora de Língua Portuguesa dos 7º e 8º anos da EJA da referida escola. Foram aplicados questionários para fins de diagnóstico e para definição das ações interventivas da pesquisa. Para materialização desta pesquisa foram elaboradas e aplicadas sequências didáticas relacionadas aos conteúdos gramaticais que os sujeitos envolvidos na pesquisa relataram ter maior dificuldade. As atividades fundamentaram-se na leitura, reescrita e produção de textos de variados tipos e gêneros. Percebeu-se a necessidade de reformulação das práticas de ensino na EJA, em uma perspectiva da inclusão de conteúdos e noções pertinentes à perspectiva interacional da linguagem. Para tanto, construiu-se um produto, materializado em um caderno de orientações composto pelas sequências didáticas aplicadas e demais sugestões interventivas e metodológicas sobre as categorias gramaticais estudadas durante o período de aplicação da pesquisa. O referido produto baseia-se em atividades intermediadas pelo trabalho com textos, fundamentadas na descrição dos fenômenos linguísticos relacionados à construção dos sentidos.por
dc.description.abstractThis work aims to address the teaching of Portuguese Language in the EJA and propose a pedagogical practice centered on the use of texts as a mechanism of meaningful learning, in light of the assumptions of Textual Linguistics, including its main phases, authors and current perspectives. This is an applied research of a qualitative nature. The Alto do Turu School, belonging to the municipality of São José de Ribamar - MA was the locus of the research, and had as investigated subjects, the students and the Portuguese Language teacher of the 7th and 8th years of the EJA of said school. Questionnaires were applied for diagnostic purposes and for the definition of intervention interventions. To materialize this research were elaborated and applied didactic sequences related to the grammatical contents that the subjects involved in the research reported having greater difficulty. The activities were based on reading, rewriting and producing texts of various types and genres. It was noticed the need to reformulate the teaching practices in the EJA, in a perspective of the inclusion of contents and notions pertinent to the interactional perspective of the language. For this, a product was constructed, materialized in a notebook of orientations composed by didactic sequences applied and other interventional and methodological suggestions on the grammatical categories studied during the period of application of the research. The said product is based on activities intermediated by the work with texts, based on the description of the linguistic phenomena related to the construction of the senses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-06-20T14:21:08Z No. of bitstreams: 1 EdivanaSiqueiro.pdf: 2328584 bytes, checksum: aade69672b453cfbbbf2eff741befc5a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-20T14:21:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EdivanaSiqueiro.pdf: 2328584 bytes, checksum: aade69672b453cfbbbf2eff741befc5a (MD5) Previous issue date: 2018-03-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino; EJA; Língua Portuguesa; Linguística Textual.por
dc.subjectTeaching; EJA; Portuguese language; Textual Linguistics.eng
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopor
dc.titleO lugar do texto no ensino de língua portuguesa na EJA: por uma orientação prática e pedagógica da linguística textualpor
dc.title.alternativeThe place of the text in the teaching of Portuguese language in the EJA: by a practical and pedagogical orientation of textual linguisticseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdivanaSiqueiro.pdfDissertação de Mestrado2,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.