Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2293
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SIQUEIRA, Edivana Valéria Rosa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5085483987876428 | por |
dc.contributor.advisor1 | ARANHA, Marize Barros Rocha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9941662848304415 | por |
dc.contributor.referee1 | ARANHA, Marize Barros Rocha | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9941662848304415 | por |
dc.contributor.referee2 | FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8685001139434354 | por |
dc.contributor.referee3 | MUGSCHL, Sonia Maria Correa Pereira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0351520108524181 | por |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T14:21:08Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-06 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Edivana Valéria Rosa. O lugar do texto no ensino de língua portuguesa na EJA: por uma orientação prática e pedagógica da linguística textual. 2018. 205f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís . | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2293 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo abordar o ensino de Língua Portuguesa na EJA e propor uma prática pedagógica centrada no uso de textos como mecanismo de uma aprendizagem significativa, à luz dos pressupostos da Linguística Textual, incluindo suas principais fases, autores e perspectivas atuais. Trata-se de uma pesquisa aplicada de caráter qualitativo. A Escola Municipal Alto do Turu, pertencente ao Município de São José de Ribamar - MA foi o locus da pesquisa, e teve como sujeitos investigados, os alunos e a professora de Língua Portuguesa dos 7º e 8º anos da EJA da referida escola. Foram aplicados questionários para fins de diagnóstico e para definição das ações interventivas da pesquisa. Para materialização desta pesquisa foram elaboradas e aplicadas sequências didáticas relacionadas aos conteúdos gramaticais que os sujeitos envolvidos na pesquisa relataram ter maior dificuldade. As atividades fundamentaram-se na leitura, reescrita e produção de textos de variados tipos e gêneros. Percebeu-se a necessidade de reformulação das práticas de ensino na EJA, em uma perspectiva da inclusão de conteúdos e noções pertinentes à perspectiva interacional da linguagem. Para tanto, construiu-se um produto, materializado em um caderno de orientações composto pelas sequências didáticas aplicadas e demais sugestões interventivas e metodológicas sobre as categorias gramaticais estudadas durante o período de aplicação da pesquisa. O referido produto baseia-se em atividades intermediadas pelo trabalho com textos, fundamentadas na descrição dos fenômenos linguísticos relacionados à construção dos sentidos. | por |
dc.description.abstract | This work aims to address the teaching of Portuguese Language in the EJA and propose a pedagogical practice centered on the use of texts as a mechanism of meaningful learning, in light of the assumptions of Textual Linguistics, including its main phases, authors and current perspectives. This is an applied research of a qualitative nature. The Alto do Turu School, belonging to the municipality of São José de Ribamar - MA was the locus of the research, and had as investigated subjects, the students and the Portuguese Language teacher of the 7th and 8th years of the EJA of said school. Questionnaires were applied for diagnostic purposes and for the definition of intervention interventions. To materialize this research were elaborated and applied didactic sequences related to the grammatical contents that the subjects involved in the research reported having greater difficulty. The activities were based on reading, rewriting and producing texts of various types and genres. It was noticed the need to reformulate the teaching practices in the EJA, in a perspective of the inclusion of contents and notions pertinent to the interactional perspective of the language. For this, a product was constructed, materialized in a notebook of orientations composed by didactic sequences applied and other interventional and methodological suggestions on the grammatical categories studied during the period of application of the research. The said product is based on activities intermediated by the work with texts, based on the description of the linguistic phenomena related to the construction of the senses. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-06-20T14:21:08Z No. of bitstreams: 1 EdivanaSiqueiro.pdf: 2328584 bytes, checksum: aade69672b453cfbbbf2eff741befc5a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-06-20T14:21:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EdivanaSiqueiro.pdf: 2328584 bytes, checksum: aade69672b453cfbbbf2eff741befc5a (MD5) Previous issue date: 2018-03-06 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino; EJA; Língua Portuguesa; Linguística Textual. | por |
dc.subject | Teaching; EJA; Portuguese language; Textual Linguistics. | eng |
dc.subject.cnpq | Tópicos Específicos de Educação | por |
dc.title | O lugar do texto no ensino de língua portuguesa na EJA: por uma orientação prática e pedagógica da linguística textual | por |
dc.title.alternative | The place of the text in the teaching of Portuguese language in the EJA: by a practical and pedagogical orientation of textual linguistics | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EdivanaSiqueiro.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,27 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.