Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFRAZÃO, Benedita dos Santos Azevedo-
dc.contributor.advisor1VELÁZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5639830901440817por
dc.contributor.referee1VELÁZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5639830901440817por
dc.contributor.referee2FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.referee3SILVA, Acildo Leite da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.date.accessioned2018-06-18T15:15:03Z-
dc.date.issued2018-01-26-
dc.identifier.citationFRAZÃO, Benedita dos Santos Azevedo. A Articulação pedagógica da disciplina de História entre o 5º e o 6º ano do ensino fundamental.. 2018.244 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2289-
dc.description.resumoNeste trabalho avalia-se o impacto da articulação pedagógica na disciplina de História, levando-se em consideração o período de transição dos alunos entre o 5º e o 6º ano do Ensino Fundamental da UEB Monsenhor Frederico Chaves na cidade de São Luís, por se constituir um aspecto preponderante na passagem de níveis que contempla os conteúdos abordados, as metodologias sugeridas, as relações estabelecidas entre alunos e professores, como também o grau de autonomia estimulado no processo de ensino e aprendizagem. Identificam-se os indícios desta articulação na tentativa de detectar as formas de ensino e o desempenho dos alunos na disciplina. Analisa-se a sua natureza ao avaliar-se a relação docente/aluno como dispositivo para sua efetivação tendo-se em conta as múltiplas mudanças nesta trajetória e, propõem-se estratégias pedagógicas que estimulem sua materialização via apropriação dos conteúdos e independência discente estimulada na tomada de decisões e ações. Delineiam-se as etapas da investigação de cunho qualitativa que se sustentam na abordagem teórico-metodológica da história cultural e analisam-se as informações em função dos métodos empregados, das pesquisas utilizadas (bibliográfica, documental e ação) e dos instrumentos em uso (questionário/diagnóstico, sequências didáticas, grupo focal e entrevista semiestruturada) que vetorizaram a triangulação de dados e auxiliaram na focalização do campo (antes, durante e após intervenção) e nos sujeitos participantes segundo os critérios de seleção, no intuito de entender as práticas dos indivíduos nos interdiálogos com a disciplina, as estruturas psíquicas acionadas na relação análise-compreensão-apropriação dos conteúdos e desmistificar as armaduras conceituais que sustentam as interpretações dos sujeitos envolvidos neste ensino. Considera-se este estudo relevante, já que articulação pedagógica da disciplina de História, embora seja sugerida nos objetivos principais na educação básica segundo os PCN´s e esteja apontada pelos DCN´s na transição entre os níveis educacionais de forma horizontal, seus elementos constitutivos se verticalizam aqui num espaço menor, crucial e estratégico, configurando-se esta proposta como inovadora na sua concepção e execução, por considerar-se aspectos pedagógicos para além das exigências da própria legislação, o que aponta a sua originalidade e importância para o fazer pedagógico e para a constituição de um espaço escolar que se preocupe de fato com a formação integral dos educandos.por
dc.description.abstractThis work evaluates the impact of pedagogical articulation in the History discipline, taking into account the transition period of students between the 5th and 6th grade of the Basic Education of the UEB Monsignor Frederico Chaves in the city of São Luís, a preponderant aspect in the passage of levels that contemplates the content addressed, the suggested methodologies, the relationships established between students and teachers, as well as the degree of autonomy stimulated in the teaching and learning process. The signs of this articulation are identified in an attempt to detect the forms of teaching and the performance of the students in the discipline. Its nature is analyzed when evaluating the teacher-student relationship as a device for its effectiveness, taking into account the multiple changes in this trajectory and proposing pedagogical strategies that stimulate its materialization through appropriation of the contents and student independence stimulated in the decision-making and action. The qualitative research stages are based on the theoretical-methodological approach of the cultural history and the information is analyzed according to the methods used, the researches used (bibliographical, documentary and action) and the instruments in use (questionnaire / diag- nosis, didactic sequences, focus group and semi-structured interview) that vectorized the triangulation of data and assisted in the field targeting (before, during and after intervention) and in the participants according to the selection criteria, in order to understand the practices of individuals interdicts with the discipline, the psychic structures triggered in the relation analysis-understanding-appropriation of the contents and demystify the conceptual reinforcements that support the interpretations of the subjects involved in this teaching. This relevant study is considered, since pedagogical articulation of the History discipline, although it is suggested in the main objectives in basic education according to the PCNs and if it is pointed out by the DCNs in the transition between the educational levels horizontally, its constitutive elements are verticalized here in a smaller space, crucial and strategic, configuring this proposal as innovative in its conception and execution, considering pedagogical aspects beyond the requirements of the legislation itself, which points out its originality and importance for the pedagogical and for the constitution of a school space that is really concerned with the integral formation of the students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2018-06-18T15:15:03Z No. of bitstreams: 1 Benedita dos Santos Azevedo.pdf: 8917242 bytes, checksum: 0b4c21733791572f742c8e5a46658496 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-18T15:15:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Benedita dos Santos Azevedo.pdf: 8917242 bytes, checksum: 0b4c21733791572f742c8e5a46658496 (MD5) Previous issue date: 2018-01-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArticulação pedagógica; Ensino de história no 6º ano; Transição entre níveis de ensino; Ensino Fundamentalpor
dc.subjectPedagogical articulation; History teaching in 6th grade; Transition between levels of education; Elementary Schooleng
dc.subject.cnpqAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.por
dc.titleA ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA ENTRE O 5º E O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.por
dc.title.alternativeTHE PEDAGOGICAL ARTICULATION OF THE DISCIPLINE OF HISTORY BETWEEN THE 5TH AND 6TH YEARS OF FUNDAMENTAL TEACHING.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Benedita dos Santos Azevedo.pdfDissertação de Mestrado.8,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.