Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCALDAS, Leide Ana Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0990204423423277por
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Josenildo de Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9341633651001873por
dc.contributor.referee1PEREIRA, Josenildo de Jesus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9341633651001873por
dc.contributor.referee2BARROS, Antonio Evaldo Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657826399373769por
dc.contributor.referee3BRASIL, Marcus Ramúsyo Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6772709289246483por
dc.date.accessioned2018-06-13T13:39:43Z-
dc.date.issued2016-11-29-
dc.identifier.citationCALDAS, Leide Ana Oliveira. Superoitismo no maranhão: os modos de fazer, temas e formas de falar e a invenção do cinema local como prática de micro resistências (1970/80).. 2016. 227 folhas. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2282-
dc.description.resumoO presente trabalho está inserido no contexto da História Social e, mais precisamente, na interface desta com outras linguagens quanto à forma de olhar, tratar e falar acerca da vida cotidiana. Entre as linguagens optamos pelo Cinema. Desse modo, examinaremos o discurso produzido pelo cinema no Brasil, mas especificamente em São Luí s capital ma ranhense no período compreendido entre as décadas de 1970 e 1980. O tema - problema da pesquisa são os discursos prod uzidos acerca da dinâmica sócio histórica da cidade através das maneiras de fazer e dizer (Certeau) , nesse recorte temporal, por cineastas ex pressos em filmes realizados com a bitola Super 8mm , ação denominada de superoitismo . Para tanto, apresentaremos o percurso do cinema no Brasil e no Maranhão, com ênfase para a produção fílmica superoitista como micro resistências explicitando os marcos de práticas fílmicas exercidas como micro liberdades de seus realizadores, ocupando o espaço de cineastas da cidade ; os seus embates e o cenário no qual produziram os seus filmes para, então, configurar a lógica do discurso dessa produção a partir da experiê ncia local.por
dc.description.abstractThe present work is inserted in the context of Social History and, more precisely, in the interface of this with other languages in the way of looking, treating and talking about daily life. Among languages we opted for Cinema. In this way, we will examine the discourse produced by cinema in Brazil, but specifically in São Luís , M aranh ão capital in the period between the 1970s and 1980s. The problem theme of the research is the discourses produced about the socio - historical dynamics of the city through ways of making and saying (Certeau), in this temporal cut, by local filmmakers and expressed in films m ade with the Super 8mm super - rated action. To do so, we will present the course of cinema in Brazil and Maranhão, with emphasis on film superoitist as micro resistances explaining the milestones of filmic practices exercised as micro liberties of its direc tors, occupying the space of filmmakers of the citizen; their clashes and the scenario in which they produced their films to then configure the discourse logic of this production from the local experience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2018-06-13T13:39:43Z No. of bitstreams: 1 Leide Ana Oliveira.pdf: 9752716 bytes, checksum: 85444959884feb1d776f435ea9dc9657 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-13T13:39:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leide Ana Oliveira.pdf: 9752716 bytes, checksum: 85444959884feb1d776f435ea9dc9657 (MD5) Previous issue date: 2016-11-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória e Cinema; Discurso Fílmico; Maranhão; Super 8mm; Superoitismo Maranhensepor
dc.subjectHistory and Cinema;Film Discourse; Maranhão; Super 8mm; Superoitismeng
dc.subject.cnpqTécnicas de Registro e Processamento de Filmes.por
dc.titleSUPEROITISMO NO MARANHÃO: os modos de fazer, temas e formas de falar e a invenção do cinema local como prática de micro resistências (1970/80).por
dc.title.alternativeSUPEROITISM IN MARANHÃO: ways of doing, themes and ways of speaking and the invention of local cinema as a practice of micro resistances (1970/80).eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leide Ana Oliveira.pdfDissertação de Mestrado9,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.