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Tipo do documento: Dissertação
Título: SUPEROITISMO NO MARANHÃO: os modos de fazer, temas e formas de falar e a invenção do cinema local como prática de micro resistências (1970/80).
Título(s) alternativo(s): SUPEROITISM IN MARANHÃO: ways of doing, themes and ways of speaking and the invention of local cinema as a practice of micro resistances (1970/80).
Autor: CALDAS, Leide Ana Oliveira 
Primeiro orientador: PEREIRA, Josenildo de Jesus
Primeiro membro da banca: PEREIRA, Josenildo de Jesus
Segundo membro da banca: BARROS, Antonio Evaldo Almeida
Terceiro membro da banca: BRASIL, Marcus Ramúsyo Almeida
Resumo: O presente trabalho está inserido no contexto da História Social e, mais precisamente, na interface desta com outras linguagens quanto à forma de olhar, tratar e falar acerca da vida cotidiana. Entre as linguagens optamos pelo Cinema. Desse modo, examinaremos o discurso produzido pelo cinema no Brasil, mas especificamente em São Luí s capital ma ranhense no período compreendido entre as décadas de 1970 e 1980. O tema - problema da pesquisa são os discursos prod uzidos acerca da dinâmica sócio histórica da cidade através das maneiras de fazer e dizer (Certeau) , nesse recorte temporal, por cineastas ex pressos em filmes realizados com a bitola Super 8mm , ação denominada de superoitismo . Para tanto, apresentaremos o percurso do cinema no Brasil e no Maranhão, com ênfase para a produção fílmica superoitista como micro resistências explicitando os marcos de práticas fílmicas exercidas como micro liberdades de seus realizadores, ocupando o espaço de cineastas da cidade ; os seus embates e o cenário no qual produziram os seus filmes para, então, configurar a lógica do discurso dessa produção a partir da experiê ncia local.
Abstract: The present work is inserted in the context of Social History and, more precisely, in the interface of this with other languages in the way of looking, treating and talking about daily life. Among languages we opted for Cinema. In this way, we will examine the discourse produced by cinema in Brazil, but specifically in São Luís , M aranh ão capital in the period between the 1970s and 1980s. The problem theme of the research is the discourses produced about the socio - historical dynamics of the city through ways of making and saying (Certeau), in this temporal cut, by local filmmakers and expressed in films m ade with the Super 8mm super - rated action. To do so, we will present the course of cinema in Brazil and Maranhão, with emphasis on film superoitist as micro resistances explaining the milestones of filmic practices exercised as micro liberties of its direc tors, occupying the space of filmmakers of the citizen; their clashes and the scenario in which they produced their films to then configure the discourse logic of this production from the local experience.
Palavras-chave: História e Cinema; Discurso Fílmico; Maranhão; Super 8mm; Superoitismo Maranhense
History and Cinema;Film Discourse; Maranhão; Super 8mm; Superoitism
Área(s) do CNPq: Técnicas de Registro e Processamento de Filmes.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH
Citação: CALDAS, Leide Ana Oliveira. Superoitismo no maranhão: os modos de fazer, temas e formas de falar e a invenção do cinema local como prática de micro resistências (1970/80).. 2016. 227 folhas. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2282
Data de defesa: 29-Nov-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

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