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dc.creatorMartins, Walkiria de Jesus Françapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1740668892519574por
dc.contributor.advisor1NUNES, Iran de Maria Leitãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee1Nascimento, Ilma Vieira dopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee2Rocha, Lourdes de Maria Leitão Nunespt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:30Z-
dc.date.available2012-11-28pt_BR
dc.date.issued2012-08-30pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, Walkiria de Jesus França. GENDER AND SEXUALITY IN TEACHERS FORMATION: an analysis at the pedagogy course of the UFMA - São Luís. 2012. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/227-
dc.description.resumoEsta dissertação analisa como se apresentam as categorias gênero e sexualidade no processo formativo do(a) pedagogo(a) a partir do documento político-normativo que orienta a formação deste profissional da área da educação: o currículo. O objetivo da pesquisa foi investigar a formação docente no que concerne às temáticas gênero e sexualidade a partir da sua concepção e desenvolvimento curricular no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, São Luís-MA, a fim de destacar os subsídios teórico-metodológicos que orientam a formação inicial do/a pedagogo/a. Busca-se, com apoio metodológico da análise do discurso, tal como proposta por Foucault, compreender os processos subjetivos presentes nos documentos investigados, suas escolhas políticas e a forma como trataram as temáticas gênero e sexualidade. Utilizou-se como procedimento metodológico levantamento bibliográfico e dos documentos oficiais, que regulamentam a formação do(a) pedagogo(a) no cenário nacional e local e seu reflexo no processo formativo, bem como os trabalhos de conclusão de Curso dos/as estudantes de Pedagogia, que possibilitaram problematizar e compreender o objeto. O estudo coloca em cena os discursos que legitimam o saber e o poder nos espaços formativos, campo no qual gênero e sexualidade são temáticas secundarizadas - como áreas do conhecimento e da formação humana. Destacam-se as categorias como condição sine qua non à formação dos sujeitos possibilitadores da emancipação de outros(as).por
dc.description.abstractThis dissertation examines how to present the categories gender and sexuality in the formation process of the educator from the political-legal document that guides the formation of this professional: the curriculum. The purpose of this research was investigate teacher education related to gender and sexuality issues, from its conception and curriculum development in the School of Education at Federal University of Maranhão, São Luís, MA, in order to highlight the theoretical-methodological guide that orient the initial formation of the educator. We seek, with methodological support of discourse analysis, as proposed by Foucault, to understand the subjective processes found in the studied documents, their political choices and how they treated the themes gender and sexuality. Was used as a methodological procedure literature and official documents that regulate the formation of educators in national and local levels and its reflection in educational process, and the final work of Education students, which made possible question and understand the object. The study shows up the discourses that legitimize knowledge and power in the formative spaces, field in which gender and sexuality are secondary issues as knowledge areas and human development. We highlight the categories as a sine qua non condition to the formation of people that will be enablers of the emancipation of others.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao walkiria.pdf: 1550279 bytes, checksum: 43c5228310ab9bd13d2c693638a36adb (MD5) Previous issue date: 2012-08-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: uma análise no curso de Pedagogia da UFMA-São Luíspor
dc.title.alternativeGENDER AND SEXUALITY IN TEACHERS FORMATION: an analysis at the pedagogy course of the UFMA - São Luíseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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