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Tipo do documento: Dissertação
Título: A relevância das tecnologias da informação e comunicação na educação corporativa dos egressos do Curso de Especialização em Gestão Pública (E a D) da Universidade Federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The relevance of information and communication communication in the corporate education of the graduates of the Specialization Course in Public Management (EAD) of the Federal University of Maranhão
Autor: LEMOS, Ana Marília Lins Pontes 
Primeiro orientador: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Primeiro membro da banca: BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista
Segundo membro da banca: GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Resumo: A Educação Corporativa passou a se constituir um fator importante no posicionamento das organizações em relação à profissionalização de seus funcionários, direcionando o processo educativo em consonância com a cultura organizacional para obter capital intelectual compatível com as necessidades inerentes ao seu desenvolvimento, ocasionando, com isso, uma mudança de paradigma nessa área. Assim, a organização busca seu desenvolvimento, sua rentabilidade e maior produtividade possível a partir da qualificação do seu profissional, fornecendo a ele meios para se desenvolver, visto ser a educação um bem inalienável, principalmente para o mercado de trabalho. No contexto, este estudo teve por objetivo geral investigar de que maneira as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) contribuíram na Educação Corporativa dos egressos do Curso de Especialização em Gestão Pública (EaD), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ofertado aos seus servidores, no período de 20/07/2015 a 31/10/2016. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, utilizando-se de uma abordagem quanti/qualitativa, com 30 (trinta) participantes egressos do referido Curso. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e questionário contendo perguntas fechadas e abertas. Os resultados sinalizam que os egressos entendem como relevante a educação corporativa e veem o Curso de Gestão Pública como importante para a qualificação dos funcionários, resultando em melhores serviços oferecidos pela instituição, bem como os que são recebidos pela comunidade. Com relação à utilização das TIC pelos egressos, quando da realização do Curso em Gestão Pública, foram constatadas limitações, aparecendo como sugestão que nos próximos cursos haja um nivelamento relacionado às TIC; seja informado aos funcionários a relevância da educação continuada; criação de mecanismos para que não haja um descompasso entre a quantidade de funcionários passíveis de fazer o curso, o número de inscritos e o número de concludentes; melhorar a qualidade de cursos futuros; disciplinar o envolvimento dos servidores nos cursos na modalidade a distância, criando formas de fornecer um nivelamento no conhecimento e desenvolvimento das habilidades em lidar com as tecnologias da informação e comunicação, antes mesmo do início do curso. E que os próprios egressos do curso passem a se reconhecer como elementos ativos na melhoria de futuros cursos que a universidade venha a realizar dentro da proposta de educação corporativa.
Abstract: orporate Education has become an important factor in organizations position regarding the professionalization of their employees, directing the educational process according to the organizational culture to obtain intellectual capital which is compatible with the needs that are inherent to their development, causing, so, a shift in paradigm in this area. Thus, the organization seeks its development and profitability as well as the best productivity possible from the qualification of its professionals, providing them with the means to develop, since education is an inalienable good, especially for the labor market. In this context, this study had as general objective investigati ng how Information and Communication Technologies (ICT) contributed to Corporate Education of graduates of the Specialization Course in Public Management (Distance Education), from Universidade Federal do Maranhão ( UFMA ), which was offered to its public se rvants, from 07/20/2015 to 10/31/2016. Thus, we carried out an exploratory and descriptive research, using both quantitative and qualitative approaches, with 30 (thirty) participants who have graduated in the aforementioned course. Data were collected thro ugh a semi - structured interview and a questionnaire containing close and open questions. Results indicate that graduates understand corporate education as relevant and perceive the Public Management Course as important for the qualification of employees, r esulting in better services both offered by the institution and received by the community. Regarding the use of ICT by graduates, when they were attending the Public Management Course, we observed limitations to which have emerged some suggestions for futu res offers of this course, such as: leveling classes in ICT; provision of information to public servants about the relevance of continuing education; creation of mechanisms to decrease the mismatch between the number of employees eligible to take the cours e, of those who enroll and those who conclude the course; improving quality of future courses; disciplining the involvement of public servants in distance courses, creating ways to level their knowledge and abilities development in dealing with information and communication technologies, even before the beginning of the course; and letting graduates recognize themselves as active participants in the improvement of future courses offered by the university within the proposal of corporate education.
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação
Educação corporativa
Formação continuada
Qualificação profissional
Information and Communication Technologies
Corporative Education
Continuing Education
Professional Qualification
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: LEMOS, Ana Marília Lins Pontes. A relevância das tecnologias da informação e comunicação na educação corporativa dos egressos do Curso de Especialização em Gestão Pública (E a D) da Universidade Federal do Maranhão. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2276
Data de defesa: 23-Abr-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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