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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2270
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | DA HEREDITARIEDADE BIOLÓGICA À HEREDITARIEDADE SOCIAL: o pensamento educacional do médico Achilles Lisboa (1920/1930). |
Título(s) alternativo(s): | FROM THE BIOLOGICAL HEREDITARITY TO THE SOCIAL HEREDITARITY: the educational thinking of the doctor Achilles Lisboa (1920/1930). |
Autor: | LIMA, Benedita Rosângela Leite |
Primeiro orientador: | CASTRO, César Augusto |
Primeiro membro da banca: | CASTRO, César Augusto |
Segundo membro da banca: | FARIA, Regina Helena Martins |
Terceiro membro da banca: | GALDEZ, Márcia Milena |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a atuação do médico Achilles Lisboa no campo da educação através de suas publicações, especialmente por meio da obra Sobre a melhor maneira de divulgação do Ensino Primário no Brasil. Buscamos entender a construção de seu pensamento perpassando por suas leituras e seu construto social e político. Para tanto traçamos um caminho pelo viés do estudo nos conceitos de higienismo, noções de sanitirarismo e civilização. Procuramos ainda reconstruir, através dos seus próprios escritos sua trajetória de vida e trajetória social e a partir destas entender a formação de seu pensamento e o processo que se deu à formulação de sua tese educacional - a hereditariedade social. Conceito que iremos apresentar, desenvolver e minuciar ao longo deste trabalho. |
Abstract: | This work aims to analyze the performance of the medical Achilles Lisbon in the field of education through its publications, especially through the work On the best way of promotion of primary education in Brazil. We try to understand the construction of his thought permeating by their readings and their social and political construct. Therefore we draw a path for the study of the concepts of bias hygienism, sanitirarismo notions of civilization. We also seek to rebuild through their own written his life story and social trajectory and from these to understand the formation of his thought and the process that gave the formulation of his educational theory - social heredity. Concept that will introduce, develop and minuciar throughout this work. |
Palavras-chave: | História das Ideias; Achilles Lisboa; Educação e Saúde; Pensamentos educacionais; Higienismo; Hereditariedade Social History of Ideas; Achilles Lisbon; Education and Health; educational thoughts; hygienism; Social Heredity |
Área(s) do CNPq: | História da Educação. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH |
Citação: | Lima, Benedita Rosângela Leite. Da hereditariedade biológica à hereditariedade social: o pensamento educacional do médico Achilles Lisboa (1920/1930).. 2016. 165 folhas. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2270 |
Data de defesa: | 12-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Benedita Rosângela Leite.pdf | Dissertação de Mestrado. | 6,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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