Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/227
Tipo do documento: Dissertação
Título: GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: uma análise no curso de Pedagogia da UFMA-São Luís
Título(s) alternativo(s): GENDER AND SEXUALITY IN TEACHERS FORMATION: an analysis at the pedagogy course of the UFMA - São Luís
Autor: Martins, Walkiria de Jesus França 
Primeiro orientador: NUNES, Iran de Maria Leitão
Primeiro membro da banca: Nascimento, Ilma Vieira do
Segundo membro da banca: Rocha, Lourdes de Maria Leitão Nunes
Resumo: Esta dissertação analisa como se apresentam as categorias gênero e sexualidade no processo formativo do(a) pedagogo(a) a partir do documento político-normativo que orienta a formação deste profissional da área da educação: o currículo. O objetivo da pesquisa foi investigar a formação docente no que concerne às temáticas gênero e sexualidade a partir da sua concepção e desenvolvimento curricular no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, São Luís-MA, a fim de destacar os subsídios teórico-metodológicos que orientam a formação inicial do/a pedagogo/a. Busca-se, com apoio metodológico da análise do discurso, tal como proposta por Foucault, compreender os processos subjetivos presentes nos documentos investigados, suas escolhas políticas e a forma como trataram as temáticas gênero e sexualidade. Utilizou-se como procedimento metodológico levantamento bibliográfico e dos documentos oficiais, que regulamentam a formação do(a) pedagogo(a) no cenário nacional e local e seu reflexo no processo formativo, bem como os trabalhos de conclusão de Curso dos/as estudantes de Pedagogia, que possibilitaram problematizar e compreender o objeto. O estudo coloca em cena os discursos que legitimam o saber e o poder nos espaços formativos, campo no qual gênero e sexualidade são temáticas secundarizadas - como áreas do conhecimento e da formação humana. Destacam-se as categorias como condição sine qua non à formação dos sujeitos possibilitadores da emancipação de outros(as).
Abstract: This dissertation examines how to present the categories gender and sexuality in the formation process of the educator from the political-legal document that guides the formation of this professional: the curriculum. The purpose of this research was investigate teacher education related to gender and sexuality issues, from its conception and curriculum development in the School of Education at Federal University of Maranhão, São Luís, MA, in order to highlight the theoretical-methodological guide that orient the initial formation of the educator. We seek, with methodological support of discourse analysis, as proposed by Foucault, to understand the subjective processes found in the studied documents, their political choices and how they treated the themes gender and sexuality. Was used as a methodological procedure literature and official documents that regulate the formation of educators in national and local levels and its reflection in educational process, and the final work of Education students, which made possible question and understand the object. The study shows up the discourses that legitimize knowledge and power in the formative spaces, field in which gender and sexuality are secondary issues as knowledge areas and human development. We highlight the categories as a sine qua non condition to the formation of people that will be enablers of the emancipation of others.
Palavras-chave: Gênero
Sexualidade
Educação
Formação
Currículo
Gender
Sexuality
Education
Training
Curriculum
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: MARTINS, Walkiria de Jesus França. GENDER AND SEXUALITY IN TEACHERS FORMATION: an analysis at the pedagogy course of the UFMA - São Luís. 2012. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/227
Data de defesa: 30-Ago-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao walkiria.pdf1,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.