Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBASTOS, Josie do Amaral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249033243141109por
dc.contributor.advisor1LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7758192020816194por
dc.contributor.referee1LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7758192020816194por
dc.contributor.referee2SILVA, Ilse Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483522902912467por
dc.contributor.referee3PEREIRA, Maria Eunice Ferreira Damasceno-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770414667943660por
dc.contributor.referee4ALBERICO, Francisco do Nascimento-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7844447175314214por
dc.contributor.referee5ALENCAR, Maria da Glória Serra Pinto de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0836816624840871por
dc.date.accessioned2018-06-11T12:52:33Z-
dc.date.issued2018-05-18-
dc.identifier.citationBASTOS, Josie do Amaral. A Política pública de educação a distância no ensino superior do Brasil: uma avaliação do processo de implementação a partir da experiência da UFMA no Estado do Maranhão. 2018. 205 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2264-
dc.description.resumoUma avaliação do processo de implementação da Política Pública de Educação a Distância (EAD) no ensino superior no Brasil, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), tomando como referência empírica da experiência a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos municípios de São Luís e Humberto de Campos. Adota-se o método crítico dialético para apreender a EAD como fenômeno inserido na totalidade mais ampla da sociedade capitalista contemporânea. Analisa-se o surgimento e o desenvolvimento da EAD no ensino superior e sua relação com o atual estágio de desenvolvimento do capitalismo em âmbito mundial, sob a égide da ideologia neoliberal, com destaque às suas expressões concretas na região da América Latina e, particularmente no Brasil. Discute-se o projeto dominante de educação, alinhado às demandas sociais e econômicas impostas pelo neoliberalismo e mediado pelas novas tecnologias, materializado em nível local, mais especificamente, no Núcleo de Edu-cação a Distância da Universidade Federal do Maranhão. Analisa-se a concepção e o desenvolvimento institucional da política pública da EAD no Brasil no contexto da reforma do Estado, alinhada às diretrizes e recomendações das agências internacionais, a exemplo do Banco Mundial. Avalia-se o processo de implementação da Educação a Distância (EAD), por meio da UAB, a partir da experiência concreta desenvolvida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos polos de apoio presenciais de São Luís e Humberto de Campos. Conclui-se que há um discurso baseado nos critérios de eficiência e racionalidade técnica que acompanha a política pública da EAD no país, expressando-se, em nível local, nos polos de apoio presencial de São Luís e Humberto de Campos, de forma muito distante das diretrizes previstas pela política. Ademais, a EAD no Brasil, de forma mais ampla, responde às determinações do capital mundializado e das agências internacionais de financiamento, a favor da expansão e massificação do sistema de ensino superior, sem um maior compromisso com a qualidade do ensino ofertado.por
dc.description.abstractAn evaluation of the implementation process of the Public Policy of Distance Education (EAD) in higher education in Brazil, through the Open University of Brazil (UAB) system, taking as an empirical reference, the experience of the Federal University of Maranhão (UFMA), and municipalities of São Luís and Humberto de Campos in the state os Maranhão. The dialectical critical method is adopted to comprehend the Distance Education program as a phenomenon inserted in capitalist society. It analyzes the emergence and development of the Distance Edu-cation Programa in higher education system and its relation to the current stage of development of capitalism neoliberal ideology, with emphasis on its concrete expressions in the region of Latin America and, particularly in the Brazil. It discusses the dominant education project, aligned with the social and economic demands imposed by neoliberalism and mediated by new technologies, materialized at the local level, more specifically, at the Distance Education Center of the Federal University of Maranhão. The conception and institutional development of Dis-tance Education public policy in Brazil is analyzed in the context of State reform, in line with the guidelines and recommendations of the international agencies, such as the World Bank. The process of implementation of Distance Education (EAD), through the UAB, is evaluated based on the concrete experience developed by the Federal University of Maranhão (UFMA), in the physical support centers (poles) of São Luís and Humberto de Campos. It is concluded that there is a discourse based on the criteria of efficiency that accompanies the public policy of the EAD in the country, expressing itself, at local level, in the poles of São Luís and Humberto de Campos, that is very distant from the public policy guidelines. In addition, the EAD in Brazil, more broadly, responds to the determinations of the globalized capital and the international financing agencies, in favor of national expansion, without a greater commitment to the quality of the education offered.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-06-11T12:52:33Z No. of bitstreams: 1 JosieBastos.pdf: 3340278 bytes, checksum: f0a337fa2fd7bf361eb8f93f3b1e46f2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-11T12:52:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JosieBastos.pdf: 3340278 bytes, checksum: f0a337fa2fd7bf361eb8f93f3b1e46f2 (MD5) Previous issue date: 2018-05-18eng
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstado; Capital; Educação a Distância; Educação Superior; Universidade Federal do Maranhão; Núcleo de Educação a Distância (Nead).por
dc.subjectState; Capital; Distance Education Public Policy; Higher Education; Federal Uni-versity of Maranhão; Distance Education Center (Nead).eng
dc.subject.cnpqPolíticas Públicaspor
dc.titlePolítica pública de educação a distância no ensino superior do Brasil: uma avaliação do processo de implementação a partir da experiência da UFMA no Estado do Maranhãopor
dc.title.alternativeTHE PUBLIC POLICY OF DISTANCE EDUCATION IN HIGHER EDUCATION OF BRAZIL: an evaluation of the implementation process based on the UFMA in the State of Maranhãoeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosieBastos.pdfTese3,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.