Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2257
Tipo do documento: Dissertação
Título: O que diz o projeto pedagógico do curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual do Maranhão sobre a formação de professores?
Título(s) alternativo(s): What does the pedagogical project of the licentiate course in mathematics of the State University of Maranhão say about the formation of teachers?
Autor: SANTOS, Gilvan Azevedo dos 
Primeiro orientador: VALLE, Mariana Guelero do
Primeiro coorientador: SILVA, Jackson Ronie Sá da
Primeiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Segundo membro da banca: SANTOS, Sandra Regina Rodrigues
Terceiro membro da banca: FERNANDES, Déa Nunes
Resumo: Este trabalho procura compreender quais as características da formação de professores de Matemática a partir da análise das concepções de formação teórica e didático-pedagógica presentes no Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Maranhão –UEMA, Campus Paulo VI. Para atingir esse objetivo, a pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, utilizando-se como suporte teórico-metodológico a pesquisa documental e o método dialético. Tendo como guia as categorias: “Concepção do PP sobre Matemática”, “Concepção do PP sobre o Ensino de Matemática”, “Concepção sobre a Formação de Professores de Matemática” e “O Currículo de Licenciatura em Matemática da UEMA”, realizou-se,a análise do conteúdo do referido PP, onde foi possível observar que não há uma indicação explícita no texto de qual a concepção filosófica de Matemática baliza o Projeto Pedagógico do curso, mas encontramos elementos que se aproximam das concepções filosóficas absolutistas, que defendem a inefabilidade da Matemática. No que diz respeito à concepção de Ensino de Matemática, constatamos que o documento não se aprofunda sobre o contexto real de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, apresentando ideias que não se concretizam na formação realmente oferecida, caracterizando uma desintegração entre teorias e práticas. Apesar de em alguns pontos, o documento fazer referência à Educação Matemática, percebemos que,a rigor, há uma superficialidade sobre essa emergente área do conhecimento matemático que tem se postulado como campo de pesquisa na área de ensino e aprendizagem da Matemática escolar básica. Em relação ao currículo percebemos que há por parte do documento uma compreensão tradicional,que entende o currículo apenas como um corpo de disciplina organizado em uma estrutura curricular na qual os componentes curriculares específicos quase sempre se sobrepõem aos componentes curriculares pedagógicos. Concluímos chamando a atenção para a construção urgente de uma política nacional de formação docente, que articule teoria e prática, que envolva todos os atores envolvidos nos processos de formação docente, que supere dialeticamente as formas cristalizadas do fazer matemático tradicional, uma formação constituída a partir de uma perspectiva humanista, com capacidade criativa, compromisso ético e visão crítica da realidade.
Abstract: This work seeks to understand the characteristics of teacher training in Mathematics from the analysis of the conceptions of theoretical and didactic-pedagogical training present in the Pedagogical Project of the Mathematics Degree course of the State University of Maranhão - UEMA, Paulo VI Campus. In order to achieve this goal, the research was carried out in a qualitative approach, using documentary research and the dialectical method as a theoretical and methodological support. From the categories "Mathematics conception of the PP", "conception of Teaching of Mathematics of the PP", "Formation of Teachers of Mathematics conception" and "curriculum of Degree of Mathematics", was realized the analysis of the content. It was possible to observe that there is no explicit indication of which philosophical conception of Mathematics guides the Pedagogical Project of the course, but we find elements that approach the absolutist philosophical conceptions that defend the ineffability of Mathematics. With respect to the conception of Mathematics Teaching, we find that the document does not deepen the knowledge of the real context of development of the teaching-learning process, showing ideas that do not materialize in the training actually offered, which characterize the disintegration between theories and practices. Although in some aspects the document makes reference to Mathematical Education, we realize that there is a superficial understanding about this area of mathematical knowledge. In relation to the curriculum we find that there is a traditional understanding that sees the curriculum only as a set of disciplines organized in a structure in which the specific curricular components almost always overlap the pedagogical curricular components. We conclude that there is a need to develop a national policy of teacher training, articulating theory and practice, involving the whole academic and scholar community in the processes of teacher training, in order to overcome dialectically the crystallized forms of traditional pedagogical practice. That the formation of teachers be constituted from a humanistic perspective, with creative capacity, ethical commitment and critical view of reality.
Palavras-chave: Projeto Pedagógico; Formação de Professores; Ensino e Aprendizagem; Matemática; Educação Matemática
Pedagogical Project; Teacher Training; Teaching and learning; Mathematics; Mathematics Education.
Área(s) do CNPq: Planejamento e Avaliação Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: SANTOS, Gilvan Azevedo dos. O que diz o projeto pedagógico do curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual do Maranhão sobre a formação de professores?. 2018. 121f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2257
Data de defesa: 26-Abr-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GilvanSantos.pdfDissertação de Mestrado16,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.