Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARMO, Antonio Hideraldo Medeiros do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7517194654378944por
dc.contributor.advisor1SILVA, Giovane Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6807245032593756por
dc.contributor.referee1ARAUJO, Valdiane Sales-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0818801264632485por
dc.contributor.referee2RAMOS, Vanessa Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5246589426102789por
dc.date.accessioned2018-05-23T20:45:17Z-
dc.date.issued2017-10-11-
dc.identifier.citationCARMO, Antonio Hideraldo Medeiros do. Tópicos da história da Matemática como exemplificadores e motivadores para a aprendizagem matemática nas escolas de Lago do Junco (MA). 2017. 58 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2249-
dc.description.resumoEste trabalho procurou fornecer ao público interessado no assunto, os elementos que permitam fazê-los refletir, e posteriormente decidir, de forma clara e segura, acerca da aplicação da História da Matemática como metodologia de ensino para a melhoria qualitativa da aprendizagem matemática, bem como a sua utilização para exemplificar sua aplicabilidade como ciência e estimular a motivação no processo de ensino e aprendizagem. A ligação entre a Matemática e a sua história permitiu a elaboração, organização, acompanhamento e análise de resultados por meio da aplicação de atividades e seminários. A questão orientadora era responder: “Quais os benefícios da História da Matemática nas aulas de matemática para a aprendizagem?”. Nessa pesquisa qualitativa foi utilizada a pesquisa-ação e realizada no Centro de Ensino José Malaquias - Ensino Médio, com alunos regularmente matriculados do terceiro ano do período matutino. A análise das informações obtidas permitiu verificar que a utilização de episódios históricos matemáticos, apresentados e descritos conforme indicados neste trabalho, apresentaram novas possibilidades de motivação, de exemplificação da importância desta ciência e de situações reais que visam a interação e a socialização do conhecimento entre os discentes. Os resultados indicaram um elo motivacional entre o ensino de matemática e sua história, facilitando o entendimento da importância desta ciência para sociedade atual, o que contribuiu para a compreensão de novos conteúdos e da melhoria na qualidade da aprendizagem.por
dc.description.abstractThis work sought to provide the public interested in the subject, the elements that allow them to reflect and to decide, in a clear and safe way, about the application of the History of the Mathematics as teaching methodology for the qualitative improvement of mathematical learning. As well as its use to exemplify its applicability as a science and to stimulate the motivation in the teaching and learning process. The connection between Mathematics and its history allowed the elaboration, organization, monitoring and analysis of results through the application of activities and seminars. The guiding question was to answer: “What are the benefits of the History of Mathematics in the math lessons for learning?”. In this qualitative research, the action research what was carried out at the Jos´e Malaquias High School, with students enrolled in the third grade of the morning period. The analysis of the information obtained allowed to verify that the use of historical mathematical episodes, presented and described as indicated in this work, presented new possibilities of motivation, of exemplification of the importance of this science and real situations that aim at the interaction and the socialization of knowledge among the students. The results indicated a motivational link between the teaching of mathematics and its history, facilitating the understanding of the importance of this science to current society, which contributed to the understanding of new contents and the improvement in the quality of learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2018-05-23T20:45:17Z No. of bitstreams: 1 AntonioCarmo.pdf: 4287393 bytes, checksum: 1eed98c95b2c8de4d8eb8599f867d9a2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-23T20:45:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AntonioCarmo.pdf: 4287393 bytes, checksum: 1eed98c95b2c8de4d8eb8599f867d9a2 (MD5) Previous issue date: 2017-10-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectHistória da Matemáticapor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectHistory of Mathematicseng
dc.subjectMethodologyeng
dc.subjectMotivationeng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleTópicos da história da Matemática como exemplificadores e motivadores para a aprendizagem matemática nas escolas de Lago do Junco (MA)por
dc.title.alternativeTopics in the history of Mathematics as examples and motivators for mathematical learning in the schools of Lago do Junco (MA)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntonioCarmo.pdfDissertação4,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.