Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Andréia Carolina Severo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0357916821295066por
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Ilma Vieira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee1MELO, Maria Alice-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8175989249772475por
dc.contributor.referee2PORTELA, Edinólia Lima-
dc.date.accessioned2018-05-16T20:55:01Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.identifier.citationLIMA, Andréia Carolina Severo. A proposta de iniciação à docência na formação inicial de professores: uma análise do PIBID no contexto do curso de Pedagogia/UFMA. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2231-
dc.description.resumoA pesquisa apresentada nesta dissertação aborda o tema da formação de professores a partir da proposta de iniciação à docência do PIBID no contexto do curso de Pedagogia/UFMA. Motivadas pelo entendimento de que a formação de professores se destaca como uma condição para o enfrentamento dos vários problemas que afetam a Educação Básica, nosso objetivo central buscou analisar a formação inicial dos/as alunos/as do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão enquanto bolsistas do PIBID, desvelando a contribuição da proposta desse Programa à formação inicial de professores para a Educação Básica. O PIBID é hoje um dos principais Programas de incentivo e valorização à docência, e no contexto da UFMA é o Programa com o maior número de bolsas concedidas. Para tanto, este estudo contou com o aporte teórico de Freitas (2002), Nóvoa (2009), Romanelle (2010), Shiroma et al (2011), Nono (2011), Imbérnon (2010), Gati; Barreto (2009), que dentre outros, proporcionaram grandes contribuições. Dessa forma, esta investigação pautou-se em uma abordagem qualitativa com o desenvolvimento de estudos bibliográficos da literatura disponível e análise documental. Como instrumento para obtenção dos dados empíricos fizemos uso de entrevistas do tipo semiestruturadas, e após serem transcritas foram tratadas a partir da análise de conteúdo. No total participaram desta pesquisa oito sujeitos, sendo cinco Bolsistas PIBID/Pedagogia, o Coordenador Institucional, a Ex-Coordenadora de Área e uma Professora Supervisora de Escola Pública parceira do Programa, que se dispuseram a colaborar para realização deste estudo. Dentre os resultados, nossa investigação demonstrou que o Programa no contexto do Subprojeto de Pedagogia/UFMA tem se constituído como um espaço de construção de um novo conhecimento, produzido nas relações entre instituições e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional. Também evidenciamos o intercâmbio entre universidade/escola, bem como, uma razoável relação entre teoria e prática, atendendo assim, aos objetivos do Programa. Alguns limites também foram evidenciados, como por exemplo: falta de recursos para o desenvolvimento das atividades; o restrito número de bolsas destinas à iniciação à docência, e, em parte, o desempenho de alguns professores supervisores das escolas parceiras, eximindo-se do papel de coformadores como sugere o Programa.por
dc.description.abstractThe research presented in this dissertation approaches the theme of teacher training based on the proposal of initiation to teaching of PIBID in the context of the Pedagogy / UFMA course. Motivated by the understanding that teacher education stands out as a condition for facing the various problems that affect Basic Education, our central objective sought to analyze the initial formation of the students of the Pedagogy course of the Federal University of Maranhão while scholarship holders of PIBID, revealing the contribution of the proposal of this Program to the initial formation of teachers for Basic Education. PIBID is now one of the main programs for the promotion and promotion of teaching, and in the context of UFMA it is the Program with the largest number of grants awarded. In order to do so, this study had the theoretical contribution of Freitas (2002), Nóvoa (2009), Romanelle (2010), Shiroma et al (2011), Nono (2011), Imbérnon (2010), Gati; Barreto (2009), which, among others, provided great contributions. Thus, this research was based on a qualitative approach with the development of bibliographical studies of available literature and documentary analysis. As an instrument to obtain the empirical data, we used semi-structured interviews, and after being transcribed were treated from the content analysis. A total of eight subjects participated in this study, of which five were PIBID / Pedagogy Scholars, the Institutional Coordinator, the Area Former Coordinator and a Public School Supervisor Professor, who were willing to collaborate to carry out this study. Among the results, our research demonstrated that the Program in the context of the Subproject of Pedagogy / UFMA has been constituted as a space of construction of a new knowledge, produced in the relations between institutions and subjects, integrating the different knowledge that constitute professional knowledge. We also show the exchange between university/school, as well as a reasonable relationship between theory and practice, thus meeting the objectives of the Program. Some limits were also evidenced, for example: lack of resources for the development of activities; the limited number of fellowships for teaching initiation, and partly the performance of some of the supervising teachers of the partner schools, while exempting themselves from the role of coformers as the Program suggests.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2018-05-16T20:55:01Z No. of bitstreams: 1 AndreiaLima.pdf: 1664558 bytes, checksum: 0be2588423f7c04982bbf78c2eb453f6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-16T20:55:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndreiaLima.pdf: 1664558 bytes, checksum: 0be2588423f7c04982bbf78c2eb453f6 (MD5) Previous issue date: 2017-10-31eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Inicial de Professorespor
dc.subjectPIBIDpor
dc.subjectIniciação à docênciapor
dc.subjectEducação básica públicapor
dc.subjectInitial teachers trainingeng
dc.subjectInitiation to teachingeng
dc.subjectPublic basic educationeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA proposta de iniciação à docência na formação inicial de professores: uma análise do PIBID no contexto do curso de Pedagogia/UFMApor
dc.title.alternativeThe proposed introduction to teaching in initial teacher education: an analysis of PIBID in the context of the Faculty of Education / UFMAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreiaLima.pdfDissertação1,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.