Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2231
Tipo do documento: Dissertação
Título: A proposta de iniciação à docência na formação inicial de professores: uma análise do PIBID no contexto do curso de Pedagogia/UFMA
Título(s) alternativo(s): The proposed introduction to teaching in initial teacher education: an analysis of PIBID in the context of the Faculty of Education / UFMA
Autor: LIMA, Andréia Carolina Severo 
Primeiro orientador: NASCIMENTO, Ilma Vieira do
Primeiro membro da banca: MELO, Maria Alice
Segundo membro da banca: PORTELA, Edinólia Lima
Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação aborda o tema da formação de professores a partir da proposta de iniciação à docência do PIBID no contexto do curso de Pedagogia/UFMA. Motivadas pelo entendimento de que a formação de professores se destaca como uma condição para o enfrentamento dos vários problemas que afetam a Educação Básica, nosso objetivo central buscou analisar a formação inicial dos/as alunos/as do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão enquanto bolsistas do PIBID, desvelando a contribuição da proposta desse Programa à formação inicial de professores para a Educação Básica. O PIBID é hoje um dos principais Programas de incentivo e valorização à docência, e no contexto da UFMA é o Programa com o maior número de bolsas concedidas. Para tanto, este estudo contou com o aporte teórico de Freitas (2002), Nóvoa (2009), Romanelle (2010), Shiroma et al (2011), Nono (2011), Imbérnon (2010), Gati; Barreto (2009), que dentre outros, proporcionaram grandes contribuições. Dessa forma, esta investigação pautou-se em uma abordagem qualitativa com o desenvolvimento de estudos bibliográficos da literatura disponível e análise documental. Como instrumento para obtenção dos dados empíricos fizemos uso de entrevistas do tipo semiestruturadas, e após serem transcritas foram tratadas a partir da análise de conteúdo. No total participaram desta pesquisa oito sujeitos, sendo cinco Bolsistas PIBID/Pedagogia, o Coordenador Institucional, a Ex-Coordenadora de Área e uma Professora Supervisora de Escola Pública parceira do Programa, que se dispuseram a colaborar para realização deste estudo. Dentre os resultados, nossa investigação demonstrou que o Programa no contexto do Subprojeto de Pedagogia/UFMA tem se constituído como um espaço de construção de um novo conhecimento, produzido nas relações entre instituições e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional. Também evidenciamos o intercâmbio entre universidade/escola, bem como, uma razoável relação entre teoria e prática, atendendo assim, aos objetivos do Programa. Alguns limites também foram evidenciados, como por exemplo: falta de recursos para o desenvolvimento das atividades; o restrito número de bolsas destinas à iniciação à docência, e, em parte, o desempenho de alguns professores supervisores das escolas parceiras, eximindo-se do papel de coformadores como sugere o Programa.
Abstract: The research presented in this dissertation approaches the theme of teacher training based on the proposal of initiation to teaching of PIBID in the context of the Pedagogy / UFMA course. Motivated by the understanding that teacher education stands out as a condition for facing the various problems that affect Basic Education, our central objective sought to analyze the initial formation of the students of the Pedagogy course of the Federal University of Maranhão while scholarship holders of PIBID, revealing the contribution of the proposal of this Program to the initial formation of teachers for Basic Education. PIBID is now one of the main programs for the promotion and promotion of teaching, and in the context of UFMA it is the Program with the largest number of grants awarded. In order to do so, this study had the theoretical contribution of Freitas (2002), Nóvoa (2009), Romanelle (2010), Shiroma et al (2011), Nono (2011), Imbérnon (2010), Gati; Barreto (2009), which, among others, provided great contributions. Thus, this research was based on a qualitative approach with the development of bibliographical studies of available literature and documentary analysis. As an instrument to obtain the empirical data, we used semi-structured interviews, and after being transcribed were treated from the content analysis. A total of eight subjects participated in this study, of which five were PIBID / Pedagogy Scholars, the Institutional Coordinator, the Area Former Coordinator and a Public School Supervisor Professor, who were willing to collaborate to carry out this study. Among the results, our research demonstrated that the Program in the context of the Subproject of Pedagogy / UFMA has been constituted as a space of construction of a new knowledge, produced in the relations between institutions and subjects, integrating the different knowledge that constitute professional knowledge. We also show the exchange between university/school, as well as a reasonable relationship between theory and practice, thus meeting the objectives of the Program. Some limits were also evidenced, for example: lack of resources for the development of activities; the limited number of fellowships for teaching initiation, and partly the performance of some of the supervising teachers of the partner schools, while exempting themselves from the role of coformers as the Program suggests.
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores
PIBID
Iniciação à docência
Educação básica pública
Initial teachers training
Initiation to teaching
Public basic education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: LIMA, Andréia Carolina Severo. A proposta de iniciação à docência na formação inicial de professores: uma análise do PIBID no contexto do curso de Pedagogia/UFMA. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2231
Data de defesa: 31-Out-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreiaLima.pdfDissertação1,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.