Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/223
Tipo do documento: Dissertação
Título: INSTÂNCIAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: indícios da constituição de um interdiscurso
Título(s) alternativo(s): INSTANCIAS DE FORMACIÓN DEL PROFESOR DE LENGUA PORTUGUESA: pruebas de la constitución de un interdiscurso
Autor: Araújo, Augusto ângelo Nascimento 
Primeiro orientador: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Resumo: O presente estudo inscreve-se no grupo de pesquisa Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (MELP) constituído pelo Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD): Disciplinas da Licenciatura voltadas para o Ensino de Língua Portuguesa, apoiado pela CAPES, do qual faz parte a Universidade de São Paulo USP, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN e a Universidade Federal do Maranhão UFMA, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação. Configura-se como um estudo de análise dos textos que constituem os documentos oficiais e acadêmicos de um Curso de Letras de uma universidade maranhense. Parte-se da pressuposição de que a formação do professor de Língua Portuguesa seja sinalizada, na escrita, pela incorporação de textos lidos. Nesse sentido, considera-se que a leitura de documentos oficiais e acadêmicos implica reunir indícios de sujeitos, textos e discursos que atravessam as instâncias que constituem o interdiscurso daquele professor. Tem como objetivo geral analisar a incorporação feita por documentos oficiais e acadêmicos das instâncias que constituem e sinalizam o interdiscurso do professor de língua portuguesa em formação. Para tanto, identificam-se instâncias de formação, por meio da pesquisa bibliográfica de: a) Textos e termos oriundos das Políticas Públicas de formação do professor de Língua Portuguesa; b) Textos e termos oriundos do Ensino de Língua Portuguesa; c) Textos e termos que se referem à Formação Pedagógica. Uma leitura que considera o contexto de produção das Políticas Públicas de formação para o professor a partir da década de 1990. Dessa forma, fundamenta-se no estudo de autores como Rossi-landi (1985), Baudrillard (1989), Leher (1998), Gentili (1999), Chauí, 2001, Pietri (2003), Lessard (2006). Utiliza-se o método de dedução frequencial e análise por categorias temáticas (PÊCHEUX, 1990, p.63), com o qual se analisa as marcas discursivas de incorporação das instâncias de formação: a) Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras, Parecer CES 492/2001; b) Projeto Político-Pedagógico, habilitação em Língua Portuguesa; c) Relatórios de Estágio Supervisionado. Com base nesses elementos, identifica-se que as instâncias que afetam a agenda temática do professor de Língua Portuguesa, fixando o cardápio discursivo onde os termos que o formam entram em circulação são: a) Instância de formação político-oficial; b) Instância de formação teórico-específica; c) Instância de formação pedagógica. Na descrição das marcas dessas instâncias nos documentos em análise, conclui-se que a incorporação dos textos lidos é feita sem que se faça um trabalho linguístico de apropriação dos sentidos, bem como que esse modelo de incorporação interfere na constituição do interdiscurso do professor de Língua Portuguesa em formação.
Abstract: Este trabajo se inscribe en el grupo de investigación Metodologia do Ensino de Língua portuguesa (MELP) - consistente en el Proyecto de Cooperación Académica (PROCAD): Disciplinas da Licenciatura voltadas para o Ensino de Língua Portuguesa, con el apoyo de la CAPES, que forma parte de la Universidade de São Paulo USP, de la Universidade Estadual do Rio Grande do Norte UERN, e da Universidade Federal do Maranhão UFMA, por médio del Programa de Pós-Graduação em Educação. Se traduce en un trabajo de lectura sobre lo que se lee para escribir documentos oficiales y académicos de un Curso en Letras en Maranhão. Parte de la suposición de que la formación de profesores de portugués será marcado, por escrito, mediante la incorporación de texto leído. Por ello, opina que la lectura de los documentos oficiales y académicas consiste en reunir pruebas, textos y discursos que se ejecutan a través de las instancias que constituyen el interdiscurso de ese maestro. Tiene como objetivo general, el análisis de la incorporación hecha por documentos oficiales e académicos de las instancias que constituyen y señalizan el interdiscurso del profesor de lengua portuguesa en formación. Para ello, identifica las instancias de formación, a través de la literatura: a) los textos y términos de Políticas Públicas de Formación del profesorado portugués b) los textos y términos de la enseñanza del portugués; c) Los textos y términos que se refieren a la formación del profesorado. Una lectura que tenga en cuenta el contexto de la producción de Políticas Públicas para la formación del profesorado desde la década de 1990. De ese modo, se basa en autores como Rossi-landi (1985), Baudrillard (1989), Leher (1998), Gentili (1999), Chauí, 2001, Pietri (2003), Lessard (2006). Por lo tanto, utiliza el método de la deducción de frecuencia y de análisis por categorías temáticas (Pêcheux, 1990, p.63), con el que se analizan las marcas discursivas de la incorporación de instancias de formación: a) Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras, Parecer CES 492/2001; b) Projeto Político-Pedagógico, habilitação em Língua Portuguesa; c) Relatórios de Estágio Supervisionado. Sobre esta base, se identifican las instancias que afectan a la agenda temática del profesor de Lengua Portuguesa, que ajustan el menú de los términos que le forman y que entran en circulación: a) Instância de formação político-oficial; b) Instância de formação teórico-específica; c) Instância de formação pedagógica. En la descripción de las marcas de esas instancias de formación en los documentos, objeto de examen, llega a la conclusión de que la incorporación de los textos leídos por los textos escritos se hace sin que sea hecho un trabajo de lengua de la apropiación de los sentidos y que este modelo de incorporación influye en la constitución del interdiscurso del profesor de lengua portuguesa.
Palavras-chave: Professor de Língua Portuguesa
Instâncias de formação
Interdiscurso
Profesor de lengua portuguesa
Formación del profesor
Interdiscurso
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: ARAÚJO, Augusto ângelo Nascimento. INSTANCIAS DE FORMACIÓN DEL PROFESOR DE LENGUA PORTUGUESA: pruebas de la constitución de un interdiscurso. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/223
Data de defesa: 18-Jun-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO AUGUSTO.pdf1,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.