Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Alexsandro Costa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4257761813232845por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Maria da Glória Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4292556751163039por
dc.contributor.referee1BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee2FEITOSA, Antônio Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4947538265856976por
dc.date.accessioned2018-05-15T21:19:39Z-
dc.date.issued2018-03-14-
dc.identifier.citationSOUSA, Alexsandro Costa de. O celular como recurso pedagógico para um estudo sobre a relação das pessoas com o lugar: imagens do sujeito e o seu lugar. 2018. 263 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2227-
dc.description.resumoA pesquisa intitulada O CELULAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DAS PESSOAS COM O LUGAR: imagens do sujeito e o seu lugar, concentra-se no estudo do lugar a partir de uma perspectiva Fenomenológica da Percepção do teórico Maurice Merleau-Ponty confluindo para os aspectos da Geografia Humanista e da Topofilia em Yi-Fu Tuan, proposta essa que visa abordar o conceito geográfico de lugar com a utilização do recurso da tecnologia móvel - o celular- e as percepções dos sujeitos envolvidos. O lócus desta pesquisa tem como espaço inicial uma escola de Ensino Médio no município de São José de Ribamar. Como objetivo central desta pesquisa tem-se a construção de um manual e infográficos com o uso da tecnologia móvel para auxiliar o professor no desenvolvimento do estudo do „lugar‟ categoria da geografia, a partir das relações e percepções dos alunos do 1º ano do Ensino Médio através de imagens audiovisuais. Destarte, seguindo os pressupostos da Pesquisa-ação e intervenção foram desenvolvidas diversas atividades com os sujeitos da pesquisa em um total de 40 alunos, sendo estas: discussão teórica, documentação de imagens, produção de vídeos, oficinas de edição de imagens e vídeos, entrevista com moradores da comunidade. Para a coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas, entrevistas e observações, para a análise dos dados coletados a luz da Fenomenologia da Percepção e no estudo da Topofilia, caracterizando uma pesquisa qualitativa, tendo como base teórica as contribuições de Castells (2003), Lévy (1999), Milton Santos (2000), Eric Dardel (2015), Werther Holzer (1998), Marandola Jr. (2010), Moura (2010), Bottentuit Junior (2016), Merleau- Ponty (2006) dentre outros. Como produto final a construção de um manual didático composto com infográficos do passo a passo de como utilizar a tecnologia móvel, um DVD foi produzido pelos alunos dos lugares que representam aspectos da investigação sobre o lugar editados pelos alunos envolvidos na pesquisa.por
dc.description.abstractThe research entitled THE CELLPHONE AS A PEDAGOGICAL RESOURCE FOR A STUDY ON THE RELATIONSHIP OF PEOPLE WITH THE PLACE: images of the subject and one‟s place, focuses on the study of the place from a Phenomenological perspective of Perception by theorist Maurice Merleau-Ponty converging to the aspects of Humanistic Geography and Topophilia in Yi-Fu Tuan, proposal which aimed at addressing the geographical concept of place with the use of mobile technology - the cellphone - and the perceptions of the subject involved. The locus of this research has as its initial space a High School in São José de Ribamar city. The central objective of this study has been the construction of a manual and infographics using mobile technology to assist the teacher in developing the study of „place‟ as geography category, considering the relationships and perceptions of students from the first year of the High school through audiovisual images. Thus, following the assumptions of action research and intervention were developed several activities with the subjects of the research in a total of 40 students, these being: theoretical discussion, images documentation, production of videos, editing workshop on images and videos, interview with residents of the community. For data collection questionnaires were used with open-ended questions, interviews and observations, for the data analysis collected in light with the Phenomenology of Perception and the study of Topophilia, characterizing a qualitative research, based on theoretical contributions of Castells (2003), Lévy (1999), Milton Santos (2000), Eric Dardel (2015), Werther Holzer (1998), Marandola Jr. (2010), Moura (2010), Bottentuit Junior (2016), Merleau-Ponty (2006) among others. As final product the development of a didactic manual composed with infographics of the step by step on how to use mobile technology, a DVD which was produced by the students from places that represent aspects of the investigation on the place edited by the students involved in the research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2018-05-15T21:19:39Z No. of bitstreams: 1 AlexsandroSousa.pdf: 15950916 bytes, checksum: fdb8cfc816d1d06ab1278fe17bb14ad9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-15T21:19:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlexsandroSousa.pdf: 15950916 bytes, checksum: fdb8cfc816d1d06ab1278fe17bb14ad9 (MD5) Previous issue date: 2018-03-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia móvelpor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectFenomenologia da Percepçãopor
dc.subjectTopofiliapor
dc.subjectLugarpor
dc.subjectMobile technologyeng
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectPhenomenology of perceptioneng
dc.subjectTopophyllumeng
dc.subjectPlaceeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO celular como recurso pedagógico para um estudo sobre a relação das pessoas com o lugar: imagens do sujeito e o seu lugarpor
dc.title.alternativeThe cellphone as a pedagogical resource for a study on the relationship of people with the place: images of the subject and one‟s placeeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlexsandroSousa.pdfDissertação15,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.