Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBUSS, Ricardo Niehues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7938173766890734por
dc.contributor.advisor1SIQUEIRA, Glécio Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4071752060449218por
dc.contributor.referee1SIQUEIRA, Glécio Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4071752060449218por
dc.contributor.referee2SILVA, Ênio Farias de França e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1144266495720148por
dc.contributor.referee3AGUIAR, Alana das Chagas Ferreira-
dc.contributor.referee4RODRIGUES, Khalil de Menezes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9318068395612511por
dc.contributor.referee5GUALTER, Regia Maria Reis-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4447946749519692por
dc.date.accessioned2018-05-14T14:24:48Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.citationBUSS, Ricardo Niehues. Logística e infraestrutura da produção de soja no estado do Maranhão (Brasil): agricultura de precisão aplicada para a Sustentabilidade. 2017. 258 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Rede - Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2221-
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho divide-se em duas linhas: a) Avaliar a logística e a infraestrutura da produção de soja do Estado do Maranhão (Brasil); b) Mapear a produtividade de soja (Glicine max L.) e de atributos biológicos, químicos e físicos do solo por meio de análises conjuntas entre geoestatística e técnicas multivariadas. A área de estudo localiza-se no município de Mata Roma (Maranhão, Brasil), e possui cerca de 44,75 ha, cultivados com soja (Glicine max L.) sob sistema de semeadura direta. Foram demarcados 70 pontos de amostragem para determinação da produtividade da soja (kg ha-1) e dos atributos biológicos (macrofauna e índices de diversidade), físicos [carbono orgânico (g kg-1), estoque de carbono (Mg ha-1), condutividade hidráulica (m dia-1), densidade do solo (Mg m-3), macroporosidade (m3 m-3), microporosidade (m3 m-3), porosidade total (m3 m-3), areia total (g kg-1), areia grossa (g kg-1), areia fina (g kg-1), silte (g kg-1) e argila (g kg-1) e químicos [matéria orgânica (MO, g dm-3), pH em solução de CaCl2, acidez potencial (H+Al, mmolc dm- 3), fósforo (P, mg dm-3), potássio (K, mmolc dm-3), cálcio (Ca, mmolc dm-3), magnésio (Mg, mmolc dm-3), sódio (Na, mmolc dm-3), capacidade de trocas catiônicas (CTC, mmolc dm-3), soma de base (SB, mmolc dm-3), porcentagem de saturação por bases (V%), cobre (Cu, mg kg- 1), ferro (Fe, mg kg-1), manganês (Mn, mg kg-1) e cadmio (Cd, mg kg-1)], nas camadas de 0.0- 0.2 m e 0.2-0.4 m de profundidade. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, ferramentas de geoestatística e de técnicas multivariadas (PCA – análise de componentes principais). As condições logísticas do agronegócio do Estado apontam diferentes situações que implicam no escoamento de produtos agrícolas por modais fragmentadas e desconexos. Em todo o processo relacionado ao transporte de grãos, pode ser percebido diversos prejuízos ambientais, seja de implantação, operação e manutenção das vias. Os custos ambientais do transporte evidenciam a falta de planejamento políticas e governança quanto a utilização dos modais voltadas a preservação ambiental. A análise dos atributos demonstrou que o uso e intensidade do solo influenciam a fauna edáfica, reduzindo ou eliminando grupos específicos. Os índices de diversidade que são obtidos a partir do número total de indivíduos, do logaritmo na base 10, ou natural, ou da raiz quadrada, apresentaram comportamento diferente dos índices comumente usados (Shannon e Simpson), podendo ser considerado uma alternativa incluí-los com mais frequência em estudos de fauna do solo. A interação múltipla de diferentes atributos do solo, indicaram zonas de manejo diferenciado nas camadas de 0.0-0.2 m e 0.2-0.4 m de profundidade. Os atributos químicos analisados, demonstraram que a área amostrada apresenta de baixa a média fertilidade. A análise variográfica dos scores dos autovalores da PCA demonstrou que em ambas as VII camadas o semivariograma é mais estável e com maior dependência espacial entre as amostras. Os mapas de variabilidade espacial dos scores dos autovalores da análise de componentes principais demonstraram que é possível a determinação de zonas de manejo utilizando a PCA 1 nas duas profundidades em estudo, todavia, com estratégias de manejo diferentes.por
dc.description.abstractThe general objective of this work is divided into two lines: a) To evaluate the logistics and infrastructure of soybean production in the State of Maranhão (Brazil); b) Map the yield of soybean (Glicine max L.) and biological, chemical and physical attributes of the soil by means of joint analyzes between geostatistics and multivariate techniques. The study area is located in the municipality of Mata Roma (Maranhão, Brazil), and has about 44.75 ha, cultivated with soybean (Glicine max L.) under a no-tillage system. A total of 70 sampling points were used to determine soybean yield (kg ha-1) and biological attributes (macrofauna and diversity indices), physical [organic carbon (g kg-1), carbon stock (Mg ha-1), hydraulic conductivity (m day-1), soil density (Mg m-3), macroporosity (m3 m-3), microporosity (m3 m- 3), total porosity (m3 m-3), total sand (g kg-1), coarse sand (g kg-1), fine sand (g kg-1), silt (g kg-1) and clay (g kg-1)] and chemicals [organic matter (OM, g dm-3), pH in CaCl2 solution, potential acidity (H+Al, mmolc dm-3), phosphorus (P, mg dm-3), potassium (K, mmolc dm-3), calcium (Ca, mmolc dm-3), magnesium (Mg, mmolc dm-3), sodium (Na, mmolc dm-3), cation exchange capacity (CTC, mmolc dm-3), base sum (SB, mmolc dm-3), percentage of saturation by bases (V%), copper (Cu, mg kg-1), iron (Fe, mg kg-1), manganese (Mn, mg kg -1) and cadmium (Cd, mg kg-1)], in layers of 0.0-0.2 m and 0.2-0.4 m in depth. Data were analyzed through descriptive statistics, geostatistics tools and multivariate techniques (PCA - principal components analysis). The logistic conditions of state agribusiness point to different situations that imply the flow of agricultural products through fragmented and disconnected modes. In all the process related to the transportation of grains, it can be perceived several environmental damages, be it of implantation, operation and maintenance of the roads. The environmental costs of transport evidences the lack of planning policies and governance regarding the use of modalities aimed at environmental preservation. The analysis of the attributes demonstrated that the use and intensity of the soil influences the edaphic fauna, reducing or eliminating specific groups. Diversity indices that are obtained from the total number of individuals, from the base 10 logarithm, or natural, or from the square root, presented behavior different from the commonly used indexes (Shannon and Simpson), and it could be considered an alternative to include them more frequently in soil fauna studies. The multiple interaction of different soil attributes, indicated different management zones in the layers of 0.0-0.2 m and 0.2-0.4 m depth. The chemical attributes analyzed showed that the area sampled presented low to medium fertility. The variographic analysis of the eigenvalue scores of the PCA showed that in both layers the semivariogram is more stable and with greater spatial dependence between the samples. The spatial variability maps of the scores of IX the eigenvalues of the principal component analysis showed that it is possible to determine management zones using PCA 1 in the two depths under study, however, with different management strategies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-05-14T14:24:48Z No. of bitstreams: 1 RicardoBuss.pdf: 11896083 bytes, checksum: 5eabeecd44c0c7842aaf0c308acb91b2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-14T14:24:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RicardoBuss.pdf: 11896083 bytes, checksum: 5eabeecd44c0c7842aaf0c308acb91b2 (MD5) Previous issue date: 2017-12-01eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - REDE DE BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA DA AMAZÔNIA LEGAL/CCBSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgronegócio; Impacto Logístico; Indicadores de Qualidade do Solo, Atributos Biológicos, Físicos e Químicos do Solo; Agricultura de Precisão.por
dc.subjectAgribusiness; Logistic Impact; Indicators of Soil Quality, Biological, Physical and Chemical Attributes of Soil; Precision Agriculture.eng
dc.subject.cnpqManejo e Conservação do Solopor
dc.titleLogística e infraestrutura da produção de soja no estado do Maranhão (Brasil): agricultura de precisão aplicada para a Sustentabilidadepor
dc.title.alternativeLogistics and infrastructure of soybean production in the state of Maranhão (Brazil): applied precision agriculture for the Sustainabilityeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - REDE DE BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA DA AMAZÔNIA LEGAL/CCBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RicardoBuss.pdfTese de Doutorado11,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.