Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSerra, Monique de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3978370593618696por
dc.contributor.advisor1BARROS, João de Deus Vieirapt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Cesar Augustopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:28Z-
dc.date.available2012-10-31pt_BR
dc.date.issued2012-08-31pt_BR
dc.identifier.citationSERRA, Monique de Oliveira. THE MUSEUM OF POPULAR CULTURE OF SAN LUIS AS EDUCATIONAL SPACES: settings and prospects for a pedagogy of imaginary. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/221-
dc.description.resumoEstudo sobre o caráter educativo nos museus de cultura popular. Analisa os museus de cultura popular de São Luís, Casa de Nhozinho e Casa da Fésta, se estes se apresentam como espaços educativos ou turísticos, levando em conta o processo de musealização da cultura popular maranhense. Situado no paradigma da complexidade, proposto por Morin (1990), que aponta para a valorização dos estudos humanísticos e de outros saberes. Revela os museus como espaços de educação não formal, fundamentados nas próprias leis e diretrizes que norteiam o seu funcionamento, ou seja, que devem atuar como lugares que educam. Observa que para os sujeitos envolvidos na pesquisa diretores, monitores e visitantes - os locais investigados são espaços educativos por mostrarem a cultura popular. Analisa os acervos dos museus, à luz da Teoria Antropológica do Imaginário desenvolvida por Durand (1997). Constata que os processos de simbolização das imagens contribuem como fator de equilíbrio do indivíduo, dos regimes, além de contribuírem para uma pedagogia do imaginário, reequilibrando razão e emoção, ciência e poesia.por
dc.description.abstractStudy the educational character in the museums of popular culture. Analyzes the museums of popular culture of St. Louis, Nhozinho s House and the Party s House, if they present themselves as educational spaces or tourism, taking into account the process of popular culture musealization Maranhão. Located in the complex paradigm, proposed by Morin (1990), which points to the valuation of humanistic studies and other knowledge. Reveals the museums as spaces for non-formal education, based on their own laws and guidelines that govern its operation, in the other words, that must act as places that educate. Notes that for the subjects involved in research - directors, guides and visitors - the local investigated are educational spaces for showing popular culture. Analyzes the collections of museums, in the light of Anthropological Theory of Imaginary developed by Durand (1997). Notes that the images of symbolization processes contribute as a factor in balancing the individual, the schemes, beside of contribute to a pedagogy the imaginary, rebalancing reason and emotion, science and poetry.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO MONIQUE.pdf: 3493255 bytes, checksum: e820736cc5423b283919bcdb9ec378a4 (MD5) Previous issue date: 2012-08-31eng
dc.description.sponsorshipFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃOpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMuseupor
dc.subjectCultura Popularpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSimbolismopor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectMuseumeng
dc.subjectPopular Cultureeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSymbolismeng
dc.subjectImaginaryeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.titleOS MUSEUS DE CULTURA POPULAR DE SÃO LUÍS COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS: configurações e perspectivas para uma pedagogia do imagináriopor
dc.title.alternativeTHE MUSEUM OF POPULAR CULTURE OF SAN LUIS AS EDUCATIONAL SPACES: settings and prospects for a pedagogy of imaginaryeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO MONIQUE.pdf3,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.