Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARNEIRO, Vanessa Soeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3748850722281584por
dc.contributor.advisor1FEITOSA, Márcia Manir Miguel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938601542329006por
dc.contributor.referee1FEITOSA, Márcia Manir Miguel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938601542329006por
dc.contributor.referee2SANTOS, Naiara Sales Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.contributor.referee3COUTINHO, Fernanda Maria Abreu-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1686880676530862por
dc.date.accessioned2018-05-10T12:05:46Z-
dc.date.issued2018-04-09-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Vanessa Soeiro. A afirmação da angolanidade em ondjaki: uma análise do universo da alegoria em os transparentes. 2018. 129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2216-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar o romance Os transparentes, do escritor angolano Ondjaki a partir da perspectiva da alegoria, tendo em vista sua influência no entrecho narrativo através de uma pesquisa bibliográfico-qualitativa utilizando o método dedutivo. Constitui ainda o foco de nossos estudos as relações entre alegoria, metáfora e símbolo e a releitura de certos estereótipos relativos à Literatura Africana de expressão portuguesa. A obra possui grande importância no contexto sociopolítico e cultural da Angola contemporânea por retratar, de maneira realista, o cotidiano da população menos privilegiada e seus mais inusitados esquemas de sobrevivência. Servem de suporte teórico para semelhante análise Antoine Compagnon, Clive Staples Lewis, Edward Lopes, Flávio Kothe, João Adolfo Hansen e Walter Benjamin no tocante ao conceito de alegoria. No que diz respeito à contextualização da Literatura Africana de expressão portuguesa, mais particularmente Angola, os estudos de Benjamin Abdala Junior, Carmen Secco, Edward Said, Inocência Mata, Maurício Silva, Pires Laranjeira, Rita Chaves, Stuart Hall e Tânia Macedo embasam nossa análise. Dentre os resultados dessa pesquisa, o mais importante é a constatação de que a principal alegoria na obra é a transparência física de Odonato e que ela representa sua transparência social e a de seus amigos, assim como a transparência de Luanda, de Angola e da própria África.por
dc.description.abstractThe aim of this study is analyze the novel Os transparentes (The transparents), by the Angolan writer Ondjaki, from the perspective of the allegory, due to its influence in the narrative narrowness through bibliographical-qualitative research using the deductive mmethod. The relationships between allegory, metaphor and symbol and a re-reading of certain stereotypes concerning the African Literature of Portuguese expression will also be the focus of our studies. The book has great importance in the sociopolitical and cultural context of the contemporary Angola for portraying, in a realistic way, the daily life of the less privileged population and its most unusual survival schemes. For such analysis, Antoine Compagnon, Clive Staples Lewis, Edward Lopes, Flávio Kothe, João Adolfo Hansen and Walter Benjamin serve as theoretical support regarding the concept of allegory. As for the contextualization of the African Literature of Portuguese expression, more particularly Angola, the studies of Benjamin Abdala Junior, Carmen Secco, Edward Said, Inocência Mata, Maurício Silva, Pires Laranjeira, Rita Chaves, Stuart Hall and Tânia Macedo base our analysis. Among the results of this research, the most important is the realization that the main allegory in the novel is physical transparency of Odonato and that it represents his social transparency as well as the transparency of his friends, Luanda, Angola and of Africa itself.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-05-10T12:05:46Z No. of bitstreams: 1 VanessaCarneiro.pdf: 815117 bytes, checksum: 5e5eef099ba00210963af0b32f74bef1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-10T12:05:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VanessaCarneiro.pdf: 815117 bytes, checksum: 5e5eef099ba00210963af0b32f74bef1 (MD5) Previous issue date: 2018-04-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlegoria; Literatura Angolana; Os transparentes.por
dc.subject.cnpqLiteraturas Estrangeiras Modernaspor
dc.titleA afirmação da angolanidade em ondjaki: uma análise do universo da alegoria em os transparentespor
dc.title.alternativeThe affirmation of angolanity in ondjaki: an analysis of the universe of allegory in the transparenteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VanessaCarneiro.pdfDissertação de Mestrado796,01 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.