Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CARNEIRO, Vanessa Soeiro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3748850722281584 | por |
dc.contributor.advisor1 | FEITOSA, Márcia Manir Miguel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0938601542329006 | por |
dc.contributor.referee1 | FEITOSA, Márcia Manir Miguel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0938601542329006 | por |
dc.contributor.referee2 | SANTOS, Naiara Sales Araújo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6546941294458117 | por |
dc.contributor.referee3 | COUTINHO, Fernanda Maria Abreu | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1686880676530862 | por |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T12:05:46Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-09 | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Vanessa Soeiro. A afirmação da angolanidade em ondjaki: uma análise do universo da alegoria em os transparentes. 2018. 129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2216 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é analisar o romance Os transparentes, do escritor angolano Ondjaki a partir da perspectiva da alegoria, tendo em vista sua influência no entrecho narrativo através de uma pesquisa bibliográfico-qualitativa utilizando o método dedutivo. Constitui ainda o foco de nossos estudos as relações entre alegoria, metáfora e símbolo e a releitura de certos estereótipos relativos à Literatura Africana de expressão portuguesa. A obra possui grande importância no contexto sociopolítico e cultural da Angola contemporânea por retratar, de maneira realista, o cotidiano da população menos privilegiada e seus mais inusitados esquemas de sobrevivência. Servem de suporte teórico para semelhante análise Antoine Compagnon, Clive Staples Lewis, Edward Lopes, Flávio Kothe, João Adolfo Hansen e Walter Benjamin no tocante ao conceito de alegoria. No que diz respeito à contextualização da Literatura Africana de expressão portuguesa, mais particularmente Angola, os estudos de Benjamin Abdala Junior, Carmen Secco, Edward Said, Inocência Mata, Maurício Silva, Pires Laranjeira, Rita Chaves, Stuart Hall e Tânia Macedo embasam nossa análise. Dentre os resultados dessa pesquisa, o mais importante é a constatação de que a principal alegoria na obra é a transparência física de Odonato e que ela representa sua transparência social e a de seus amigos, assim como a transparência de Luanda, de Angola e da própria África. | por |
dc.description.abstract | The aim of this study is analyze the novel Os transparentes (The transparents), by the Angolan writer Ondjaki, from the perspective of the allegory, due to its influence in the narrative narrowness through bibliographical-qualitative research using the deductive mmethod. The relationships between allegory, metaphor and symbol and a re-reading of certain stereotypes concerning the African Literature of Portuguese expression will also be the focus of our studies. The book has great importance in the sociopolitical and cultural context of the contemporary Angola for portraying, in a realistic way, the daily life of the less privileged population and its most unusual survival schemes. For such analysis, Antoine Compagnon, Clive Staples Lewis, Edward Lopes, Flávio Kothe, João Adolfo Hansen and Walter Benjamin serve as theoretical support regarding the concept of allegory. As for the contextualization of the African Literature of Portuguese expression, more particularly Angola, the studies of Benjamin Abdala Junior, Carmen Secco, Edward Said, Inocência Mata, Maurício Silva, Pires Laranjeira, Rita Chaves, Stuart Hall and Tânia Macedo base our analysis. Among the results of this research, the most important is the realization that the main allegory in the novel is physical transparency of Odonato and that it represents his social transparency as well as the transparency of his friends, Luanda, Angola and of Africa itself. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-05-10T12:05:46Z No. of bitstreams: 1 VanessaCarneiro.pdf: 815117 bytes, checksum: 5e5eef099ba00210963af0b32f74bef1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-10T12:05:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VanessaCarneiro.pdf: 815117 bytes, checksum: 5e5eef099ba00210963af0b32f74bef1 (MD5) Previous issue date: 2018-04-09 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Alegoria; Literatura Angolana; Os transparentes. | por |
dc.subject.cnpq | Literaturas Estrangeiras Modernas | por |
dc.title | A afirmação da angolanidade em ondjaki: uma análise do universo da alegoria em os transparentes | por |
dc.title.alternative | The affirmation of angolanity in ondjaki: an analysis of the universe of allegory in the transparent | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VanessaCarneiro.pdf | Dissertação de Mestrado | 796,01 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.