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Tipo do documento: Dissertação
Título: OS MUSEUS DE CULTURA POPULAR DE SÃO LUÍS COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS: configurações e perspectivas para uma pedagogia do imaginário
Título(s) alternativo(s): THE MUSEUM OF POPULAR CULTURE OF SAN LUIS AS EDUCATIONAL SPACES: settings and prospects for a pedagogy of imaginary
Autor: Serra, Monique de Oliveira 
Primeiro orientador: BARROS, João de Deus Vieira
Primeiro membro da banca: Castro, Cesar Augusto
Resumo: Estudo sobre o caráter educativo nos museus de cultura popular. Analisa os museus de cultura popular de São Luís, Casa de Nhozinho e Casa da Fésta, se estes se apresentam como espaços educativos ou turísticos, levando em conta o processo de musealização da cultura popular maranhense. Situado no paradigma da complexidade, proposto por Morin (1990), que aponta para a valorização dos estudos humanísticos e de outros saberes. Revela os museus como espaços de educação não formal, fundamentados nas próprias leis e diretrizes que norteiam o seu funcionamento, ou seja, que devem atuar como lugares que educam. Observa que para os sujeitos envolvidos na pesquisa diretores, monitores e visitantes - os locais investigados são espaços educativos por mostrarem a cultura popular. Analisa os acervos dos museus, à luz da Teoria Antropológica do Imaginário desenvolvida por Durand (1997). Constata que os processos de simbolização das imagens contribuem como fator de equilíbrio do indivíduo, dos regimes, além de contribuírem para uma pedagogia do imaginário, reequilibrando razão e emoção, ciência e poesia.
Abstract: Study the educational character in the museums of popular culture. Analyzes the museums of popular culture of St. Louis, Nhozinho s House and the Party s House, if they present themselves as educational spaces or tourism, taking into account the process of popular culture musealization Maranhão. Located in the complex paradigm, proposed by Morin (1990), which points to the valuation of humanistic studies and other knowledge. Reveals the museums as spaces for non-formal education, based on their own laws and guidelines that govern its operation, in the other words, that must act as places that educate. Notes that for the subjects involved in research - directors, guides and visitors - the local investigated are educational spaces for showing popular culture. Analyzes the collections of museums, in the light of Anthropological Theory of Imaginary developed by Durand (1997). Notes that the images of symbolization processes contribute as a factor in balancing the individual, the schemes, beside of contribute to a pedagogy the imaginary, rebalancing reason and emotion, science and poetry.
Palavras-chave: Museu
Cultura Popular
Educação
Simbolismo
Imaginário
Museum
Popular Culture
Education
Symbolism
Imaginary
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SERRA, Monique de Oliveira. THE MUSEUM OF POPULAR CULTURE OF SAN LUIS AS EDUCATIONAL SPACES: settings and prospects for a pedagogy of imaginary. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/221
Data de defesa: 31-Ago-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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