Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2201
Tipo do documento: Dissertação
Título: A inspetoria da instrução pública maranhense (1843-1889)
Título(s) alternativo(s): The province of public education in Maranhão (1843-1889)
Autor: COELHO, Josivan Costa 
Primeiro orientador: CASTRO, César Augusto
Primeiro membro da banca: CASTRO, César Augusto
Segundo membro da banca: LEITÃO, Iran de Maria Nunes
Terceiro membro da banca: CASTELLANOS, Samuel Luis Velazquez
Resumo: Analisamos a ação da inspetoria da instrução pública, órgão criado em 1843 com a incumbência de fiscalizar o ensino público na província maranhense. O estudo abrange o período que corresponde a sua criação até 1889 e teve como objetivos elucidar a estrutura da inspetoria, identificar os inspetores e delegados que atuaram no período analisado, analisar as ações desenvolvidas na gestão dos inspetores que por maior tempo estiveram junto à inspetoria. As fontes documentais na pesquisa foram os ofícios, relatórios e regulamentos formulados por presidentes da província, pelos inspetores da instrução pública, por delegados literários, por professores públicos, dentre outros. A documentação utilizada está armazenada no Arquivo Público do Estado do Maranhão e na Biblioteca Estadual Benedito Leite. As bibliográficas utilizadas para análise da produção historiográfica acerca dos órgãos responsáveis pela fiscalização do ensino público em território nacional foram Marcílio (2006), Borges (2008), Miranda (2012), Nery (2013), Santos (2017) dentre outras. A Nova História Cultural subsidiou a análise através de seus pressupostos teóricos e metodológicos. Foram analisadas as instituições vinculadas à inspetoria, tal como: Delegacia Literária, Conselho da Instrução Pública, Junta Médica. Evidenciamos ainda a trajetória dos inspetores que por maior tempo ocuparam o cargo ou que tiveram posição de destaque na política local e nacional, sendo eleitos Francisco Sotero dos Reis, José da Silva Maia e Augusto Olimpio Gomes de Castro. A investigação apontou que a instituição ao longo do período controlou o ofício docente, nomeou e exonerou delegados literários, recomendou a adoção de compêndios, organizou processos seletivos para a contratação de professores, estabeleceu normas para o funcionamento da instrução pública e privada, dentre outras inúmeras atribuições. A análise também nos mostrou que os docentes e discentes não simplesmente acatavam os modelos impostos, mas burlavam as imposições das instituições reguladoras através de inúmeras táticas.
Abstract: We analyze the action of the province of public education, an organ created in 1843 with the in charge of supervising public education in the province of Maranhão. The study period that corresponds to its creation until 1889 and its objectives were to elucidate the structure of the identify the inspectors and delegates who worked during the analyzed period, analyze the actions carried out in the management of the inspectors who, for the longest time, Province. Documentary sources in the survey were the crafts, reports and regulations formulated by provincial presidents, by the inspectors of public instruction, by delegates literary, by public teachers, among others. The documentation used is stored in the Public Archive of the State of Maranhão and in the Benedito Leite State Library. At bibliographical data used to analyze the historiographic production of responsible for supervising public education in the national territory were Marcílio (2006), Borges (2008), Miranda (2012), Nery (2013), Santos (2017), among others. The New Story Cultural subsidized the analysis through its theoretical and methodological assumptions. Were institutions linked to the province, such as: Literary Public Instruction, Medical Board. We also show the trajectory of the inspectors time they occupied the position or that they had position of prominence in the local and national politics, being elected Francisco Sotero dos Reis, José da Silva Maia and Augusto Olimpio Gomes de Castro. The investigation pointed out that the institution throughout the period controlled the teacher, nominated and dismissed literary delegates, recommended the adoption of textbooks, organized selective processes for the hiring of teachers, established standards for the public and private education, among many other tasks. The analysis also showed that teachers and students did not simply taxation, but circumvented the impositions of regulatory institutions through numerous tactics.
Palavras-chave: História da Educação
Inspetoria da Instrução Pública
Maranhão Provincial
History of Education
Inspection of Public Instruction
Maranhão Provincial
Área(s) do CNPq: História da Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: COELHO, Josivan Costa. A inspetoria da instrução pública maranhense (1843-1889). 2017. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2201
Data de defesa: 27-Set-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosivanCoelho.pdfDissertação de Mestrado965,1 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.