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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARROS, Luciana Silva Aguiar Mendespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9454519770693683por
dc.contributor.advisor1SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8443432670512731por
dc.date.accessioned2016-08-16T18:10:24Z-
dc.date.available2012-09-20pt_BR
dc.date.issued2012-07-09pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes. O ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no Brasil. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/21-
dc.description.resumoPesquisa sobre as Licenciaturas em Artes Visuais na modalidade à distância no Brasil, a partir do estudo dos casos da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em busca da compreensão da concepção pedagógica, da estrutura curricular e do desenvolvimento do ensino destes cursos. O estudo de natureza qualitativa utilizou a proposta de estudo de caso e procedimentos investigativos iguais para os dois cursos, com o objetivo de encontrar semelhanças e diferenças em cada um dos aspectos analisados. A fim de fundamentar o estudo foram consideradas as propostas teóricas que caracterizam a pós-modernidade, verificando suas implicações na arte e na utilização pedagógica das tecnologias digitais da informação e comunicação, bem como a cibercultura e as demandas decorrentes desta realidade global para a educação, principalmente para as questões pertinentes a formação de professores através da educação a distância, considerando sua trajetória mundial e nacional, bem como as políticas públicas e a legislação brasileira para esta modalidade educativa. Após a análise dos documentos oficiais e dos projetos pedagógicos, concluiu-se que os cursos de Licenciatura em Artes Visuais no Brasil estão de acordo com os pressupostos para o ensino de Arte na contemporaneidade, uma vez que consideram os conhecimentos prévios dos estudantes, inserem as tecnologias digitais da informação e da comunicação nas práticas pedagógicas e valorizam a cultura local diante da globalização, alem de estarem de acordo com a legislação vigente para a educação nacional.por
dc.description.abstractResearch on the BA in Visual Arts in distance mode in Brazil, the study of cases from the Federal University of Maranhão and the Federal University of Rio Grande do Sul, in search of understanding of instructional design, structure and curriculum development teaching these courses. The study used variants of the same for the two courses studied, in order to find similarities and differences in each aspect analyzed. In order to support the study considers the current historical moment called post-modernity and its implications in art and educational use of digital information and communication and cyberculture and demands arising out of this global reality for education in a way general and especially for the issues pertaining to teacher education through distance education considering its trajectory globally and nationally, as well as the Brazilian legislation and public policies for this type of education. After analyzing the official documents and teaching projects, it was concluded that the courses of Bachelor of Visual Arts in Brazil are in accordance with the requirements for teaching in contemporary art, since they consider the students' prior knowledge, insert the digital technologies of information and communication in educational practices and appreciate the local culture to globalization, besides being in accordance with current legislation for national education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-16T18:10:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissetacao Luciana.pdf: 1533160 bytes, checksum: 545b1888a2b01f18a9021cd02fcb46b9 (MD5) Previous issue date: 2012-07-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCultura e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação à distânciapor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectEnsino de Artes Visuaispor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectCybercultureeng
dc.subjectArt educationeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.titleO ENSINO DE ARTE NA CIBERCULTURA: um estudo dos cursos de formação de professores em Artes Visuais na modalidade a distância no Brasilpor
dc.title.alternativeTEACHING ART IN CYBERCULTURE: a study of courses of teacher training in Visual Arts in the mode at distance in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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