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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2199
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Caracterização hidrodinâmica e fluxos de sedimentos em suspensão no complexo portuário de São Luís (Ma) durante a atividade de dragagem |
Título(s) alternativo(s): | Hydrodynamic characterization and sediment fluxes in suspended at the port complex of São Luís (Ma) during the dredging activity |
Autor: | SANTOS, Vívian Salles |
Primeiro orientador: | DIAS, Francisco José da Silva |
Primeiro membro da banca: | Dias, Francisco José da Silva |
Segundo membro da banca: | TORRES JÚNIOR, Audalio Rebelo |
Terceiro membro da banca: | DOTTORI, Marcelo |
Resumo: | O Complexo Portuário de São Luís (CPSL) é o maior e mais importante complexo portuário da costa Norte-Nordeste brasileira e o segundo maior da América Latina em termos de movimentação de cargas. Necessita, portanto, que seu calado operacional seja mantido, através de atividades de dragagem, em profundidades compatíveis para o desempenho de suas atividades. O objetivo deste trabalho foi a caracterização da circulação hidrodinâmica e do transporte de sedimentos em suspensão na região ao largo do Complexo Portuário de São Luís (CPSL), em três períodos distintos: pré-dragagem, 25% e 75% do material dragado e pós-dragagem. Os dados de correntes foram adquiridos utilizando um ADCP de 500 MHz (SONTEK/YSI) e a estrutura termohalina e o oxigênio dissolvido foram adquiridos utilizando-se um CTD (EXO2/YSI) como unidade autônoma. A circulação hidrodinâmica da região apresentou velocidades máximas que variaram de 2,68 m.s-1 a 3,76 m.s-1 durante os períodos chuvoso e seco, respectivamente. Foi possível identificar, no CPSL, a presença de duas massas de água: água estuarina (AE) e água costeira (AC). Os fluxos de sedimento em suspensão estiveram diretamente atrelados à evolução da atividade de dragagem, apresentando variação de 40 mg.L-1 a 852 mg.L-1.. Os valores de transporte de volum 3,5 x 104 m3s-1 a 12,2 x 104 m3s-1, onde o aumento desse transporte no pós-dragagem é justificado pelo aporte fluvial observado. Durante as três primeiras campanhas foi possível observarmos a perda da influência da massa de água fluvial, devido a minimização das precipitações, onde a massa de água marinha exerceu maior influência. O volume de água na região do 0,8 x 109 m3 a 2,3 x 109 m3 durante o período amostral. O tempo de residência (TR), durante o período chuvoso (quarta campanha) chegou a 2 horas, enquanto que no período de estiagem os valores de TR foram de, aproximadamente, 0,5 horas. Os gradientes de densidade provocam um barramento incapaz de ser rompido pelo MPS que, associado a tempos de residência maiores e aos possíveis derramamentos de contaminantes na região estudada, podem causar efeitos ecológicos e socioambientais irreversíveis para a região. |
Abstract: | ABSTRACT The São Luís Port Complex (CPSL) is the largest and most important port complex on the North-Northeast coast of Brazil and the second largest in Latin America in terms of cargo handling. Therefore, its operational depth need to be maintained, through dredging activities, at depths compatible for the performance of the activities. The aim of this study was to characterize the hydrodynamic circulation and sediment transport in São Luis Port Complex (CPSL) in three different periods: pre-dredging, 25% and 75% of the dredged material and post-dredging. Current data were acquired using a 500 MHz ADCP (SONTEK / YSI) and the thermohaline structure and dissolved oxygen were acquired using a CTD (EXO2 / YSI) as the autonomous unit. The hydrodynamic circulation of the region presented max 2.68 m.s-1 to 3.76 m.s-1 during the rainy and dry periods, respectively. It was possible to identify in the presence of two water bodies, in the CPSL: estuarine water (EW) and coastal water (CW). The suspended sediment fluxes were directly associated to the evolution of the dredging activity, ranging from 40 mg.L-1 to 852 mg.L-1. The volume transport values ranged from 3.5 x 104 m3s-1 to 12.2 x 104 m3s-1, and the increase of the flows over the post-dredging is explained by the observed fluvial contribution. During the first three campaigns, it was possible to observe the loss of influence of the fluvial water mass, due to the minimization of precipitations, where the marine water mass had greater influence. The volume of wate 0.8 x 109 m3 to 2.3 x 109 m3 during the sampling period. The residence time (RT) during the rainy season (fourth season) reached 2 hours, while in the dry season RT values were approximately 0.5 hours. Density gradients cause a barrier that cannot be broken by the MPS, which, along with longer residence times and possible contaminant spills in the studied region, can cause irreversible ecological and socioenvironmental effects for the region. |
Palavras-chave: | Correntes Dragagem Transporte de sedimentos Chains Dredging Transport of sediments |
Área(s) do CNPq: | Sedimentologia Marinha |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA/CCBS |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA |
Citação: | SANTOS, Vívian Salles. Caracterização hidrodinâmica e fluxos de sedimentos em suspensão no complexo portuário de São Luís (Ma) durante a atividade de dragagem. 2018. 21f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2199 |
Data de defesa: | 27-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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