Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMondaini, Rosimery Leãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3797058577291604por
dc.contributor.advisor1SILVA, Marilete Geralda dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9943930212352880por
dc.contributor.referee1Carvalho, Mariza Borges Wall Barbosa dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:28Z-
dc.date.available2012-09-11pt_BR
dc.date.issued2011-10-17pt_BR
dc.identifier.citationMONDAINI, Rosimery Leão. VISION OF TEACHERS OF THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION ABOUT THE SCHOOL INCLUSION. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/218-
dc.description.resumoEste trabalho consta de uma pesquisa cujo objetivo geral é compreender a(s) visão(ões) que as professoras de crianças de 04 a 05 anos de instituições de Educação Infantil da rede municipal de ensino de São Luís do Maranhão estão construindo a respeito da inclusão escolar. Procura atingir outros objetivos: discutir sobre a função do educador no processo de constituição do sujeito; analisar o papel do(a) professor(a) da Educação Infantil para a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais; identificar o conhecimento evidenciado pelas professoras de Educação Infantil a respeito da inclusão escolar; inferir sobre a posição subjetiva das professoras da Educação Infantil a respeito da inclusão escolar; refletir sobre a importância de extrair significações dos discursos das professoras da Educação Infantil para o processo da inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais. Os referenciais teóricos que subsidiaram esta pesquisa situam-se nos campos da educação e da psicologia. Foram tomados por empréstimos as contribuições de Jean Piaget (1896-1980) e os conhecimentos da abordagem sócio-histórica, que tem como um de seus representantes Vygotsky (1896-1934). Além de agregar outros autores foram revisitados alguns documentos legais voltados para a Educação. A perspectiva psicanalítica foi aliada aos referenciais teóricos para esclarecer o objeto da pesquisa. A pesquisa de Campo e de cunho qualitativo foi desenvolvida em seis escolas da rede municipal de São Luís do Maranhão. Os sujeitos são oito professoras da Educação Infantil que têm em suas classes pelo menos um aluno com necessidades educativas especiais (NEE). Dois tipos de questionários foram confeccionados e serviram como instrumento de pesquisa para atingir aos objetivos geral e específicos. A técnica de Análise de Conteúdo foi utilizada para a organização, codificação e interpretação dos dados. Os dados colhidos, analisados e as inferências começaram a ser feitas a partir das respostas das professoras. Este estudo revelou, nas falas das professoras a compreensão das propostas inclusivas. Estão receptivas a fazer inclusão em suas salas de aula. Elas falam dos obstáculos como a falta de recursos materiais e humanos, e das estruturas precárias das escolas. Movidas por um desejo inconsciente, relataram também os esforços em trabalhar com os alunos com - NEE. As professoras reconhecem uma lei que sobrepõe aos seus desejos e solicitam apoio dos órgãos oficiais. Falam da necessidade de políticas públicas sérias, no sentido de estas cumprirem a parte que lhes cabe como oferecer estrutura e recursos materiais e humanos para a efetiva inclusão escolar.por
dc.description.abstractThis work comprises a study which main objective is to understand the vision(s) that 4 to 5 year-old children s teachers on kindergarten institutions in the municipal schools in São Luís, Maranhão, are building about school inclusion. It seeks to achieve other objectives: discuss the role of the educator in the subject constitution process; analyze the kindergarten teacher s role on the inclusion of children with special educational needs; identify the knowledge shown by teachers on child education about school inclusion; infer on the personal position of the kindergarten teacher s about school inclusion; think about the importance of extracting meanings off of the kindergarten teacher s speech about the process of children with special educational needs inclusion. The theoretical references that supported this research lie on the subjects of Education and Psychology. Contributions were taken from the works of Jean Piaget (1896-1980) and the knowledge of the socio-historical approach came from one of its representatives, Vygotsky (1896-1934), as well as other authors, reviewing some legal documents aimed at education. A psychoanalytic perspective was coupled with the theoretical references to clarify the research object. The field and qualitative research was developed in six schools on the Municipality of São Luís, Maranhão. The subjects were eight teachers of early childhood education who had at least one student with special educational needs (SEN) on their classes. Two types of interviews were designed and served as research tools to achieve the general and specific objectives. The technique of content analysis was used to organize, codify and interpret data. Collected and analyzed data plus inferences were taken from the teacher s answers. This study revealed, in the words of the teachers, an understanding of inclusive proposals. They are receptive to the inclusion in their classrooms. They talk about obstacles such as lack of material and human resources and poor structures on the schools. Driven by an unconscious desire, they also reported the efforts on working with students with SEN. The teachers reckon a law superior to their desires and seek support from official agencies. They talk about the need of serious public politics in order to fulfill this role they play, such as offer a better structure and provide material and human resources for an effective school inclusion.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Rosemery.pdf: 1167586 bytes, checksum: a856f5dfe334a761d237c33369f78472 (MD5) Previous issue date: 2011-10-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectTeachereng
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectSpeecheng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleVISÃO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A RESPEITO DA INCLUSÃO ESCOLARpor
dc.title.alternativeVISION OF TEACHERS OF THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION ABOUT THE SCHOOL INCLUSIONeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Rosemery.pdf1,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.