Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/216
Tipo do documento: Dissertação
Título: OS CURSOS DE MAGISTÉRIO INDÍGENA DO ESTADO DO MARANHÃO E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES KRIKATI NUMA PERSPECTIVA ESPECÍFICA E DIFERENCIADA
Título(s) alternativo(s): THE COURSE OF INDIGENOUS TEACHING OF THE STATE OF MARANHÃO AND THE IMPLICATIONS FOR TRAINING TEACHERS KRIKATI IN A PERSPECTIVE SPECIFIC AND DIFFERENTIATED
Autor: Silva, Ilma Maria de Oliveira
Primeiro orientador: BURBANO PAREDES, José Bolívar
Primeiro membro da banca: Varga, ístvan Van Deursen
Segundo membro da banca: Cardozo, Maria José Pires Barros
Resumo: Análise das percepções dos professores indígenas Krikati referente à especificidade, ao bilinguismo, à interculturalidade e à comunitariedade dos cursos de formação de professores, no nível de magistério, e suas contribuições no processo ensino e aprendizagem, na mudança das suas práticas docentes e na efetivação de uma educação bilíngue, intercultural e comunitária, nas escolas da área indígena Krikati. A pesquisa, pautada numa perspectiva qualitativa, analisa a percepção de dez professores indígenas Krikati em relação aos cursos de formação de Magistério Indígena, oferecidos pela Secretaria de Educação do Estado do Maranhão nos últimos dezesseis anos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a qual foi aplicada nas aldeias São José, Nova Jerusalém, Raiz e Campo Alegre, no período de março de 2011 a janeiro de 2012. A participação ou conclusão em cursos de Magistério Indígena foram os critérios de escolha e participação dos professores na pesquisa. Dos dez professores entrevistados, cinco concluíram o curso de Magistério Indígena de nível médio (1996-2002), assim como também fizeram parte do projeto de formação elaborado e executado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Os demais professores pesquisados fazem parte da segunda turma do curso de Formação do Magistério, que teve início em 2008, e do qual até o presente momento aconteceram apenas três etapas presenciais. A pesquisa constatou que os professores indígenas Krikati valorizam sua profissão como forma de fortalecer sua cultura e os conhecimentos tradicionais de seu povo; reivindicam a importância de uma escola indígena que envolva a comunidade nas decisões do que e para que ensinar e que respeite os processos próprios de ensino e aprendizagem. No contexto da estruturação de uma educação bilíngue e intercultural, evidencia-se que as práticas dos professores indígenas Krikati vêm sendo ressignificadas, no intuito de desenvolver comportamentos, atitudes de respeito, aceitação e compreensão da diversidade cultural e da necessidade de envolvimento na vida social mais ampla, de forma que possam interferir no contexto local, nacional e em defesa dos interesses de seu povo. Sobre os cursos de formação, coordenados pela Secretaria de Estado de Educação do Maranhão, os professores Krikati não reconhecem a especificidade, bilinguismo e interculturalidade desses cursos, pois percebem uma grande diferença entre o que vem sendo disposto oficialmente e a realidade vivenciada em suas comunidades. Portanto, defendem uma formação que valorize os costumes, a língua, a história e a identidade da cada povo e que contextualize os conteúdos e disciplinas com os conhecimentos próprios dos indígenas.
Abstract: This research aimed to analyze the perception of the Krikati indigenous teachers on a specific, bilanguage, intercultural and communitarian teachers training on a Magisterial course, and its contribution to teaching and learning on their teaching practices in the indigenous formal school education. The methodological approach is a qualitative perspective in order to catch the Indian teachers perception on the magisterial course offered by the Department of Education of the State Government of Maranhão over the last sixteen years. The data were collected by semi structured interviews used in each Krikati Indigenous community: São José, Jerusalem, Raiz e Campo Alegre, from March 2011 to January 2012. The only criterion established to be interviewed was that the Krikati indigenous teacher should have taken part in the teachers training on the Magisterial course offered by the Education Department of the State Government of Maranhão. By this, ten teachers were interviewed: five of them had completed the course offered from 1996 to 2002, which had been part of the training project designed and implemented by the Indigenous Missionary Council (CIMI) of Maranhão; the other five teachers are part of a second group of the Magisterial course which began in 2008 but until now had only taken part in three steps. This study pointed out that Krikati indigenous teachers value their profession in order to strengthen their culture and traditional knowledge of their people, and they are claiming the importance of an indigenous school involving the community in decisions of what is to be tauch, and which respects their own processes of teaching and learning. In order to get an intercultural and bilanguage education the study reports that the practices of Krikati indigenous teachers have acquired new meanings, even in the context of developing behaviors, attitudes of respect, acceptance and understanding of cultural diversity and the need for involvement in wider social life, which may affect the local and national context and in the interests of their people. In other hand, about the Magisterial courses, offered by the Department of Education of the State Government of Maranhão, the Krikati indigenous teachers do not recognize a specific, bilanguage, intercultural courses, as they observe a big difference between what officially is being worked and the real situation in their communities. At last, the Krikati indigenous teachers claim a course which must consider customs, language, history and identity of each people, a course that take into account the natural knowledge of indigenous people on the contents on each subject.
Palavras-chave: Educação indígena
formação de professores
educação escolar específica
Indigenous Education
Teachers Training
Specific School Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SILVA, Ilma Maria de Oliveira. THE COURSE OF INDIGENOUS TEACHING OF THE STATE OF MARANHÃO AND THE IMPLICATIONS FOR TRAINING TEACHERS KRIKATI IN A PERSPECTIVE SPECIFIC AND DIFFERENTIATED. 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/216
Data de defesa: 3-Jul-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO ILMA.pdf3,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.