Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBastos, James Dean Britopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7325973777644539por
dc.contributor.advisor1CARDOZO, Maria José Pires Barrospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.contributor.referee1Pereira, Maria Eunice F. Damascenopt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Francisca das Chagas Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:27Z-
dc.date.available2012-08-07pt_BR
dc.date.issued2012-06-25pt_BR
dc.identifier.citationBASTOS, James Dean Brito. ADMINISTRATIVE REFORM OF THE STATE OF MARANHÃO: expressions of neoliberalism in education policy in the period 1995 to 2002.. 2012. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/214-
dc.description.resumoEste estudo situa-se na linha de pesquisa Estado e Gestão Educacional. Nele analisamos os impactos das transformações econômicas e suas repercussões sobre as diretrizes educacionais implementadas nos anos de 1990, no sentido de adequar a estrutura educacional às exigências oriundas do grande capital. Na tentativa de integrar a parte, isto é, as expressões do neoliberalismo no trabalho docente ao todo, caracteriza-se o Estado, a Política, as Crises do Capital, a Reforma do Estado, a contrarreforma e as suas consequências no âmbito educacional nacional e local. Discutimos os vieses políticos e econômicos no Maranhão a fim de perceber a presença dos múltiplos determinantes da macropolítica na estrutura administrativa do Maranhão e os encaminhamentos dados na política local de educação básica. A organização do trabalho pautou-se na abordagem histórico-crítica, uma vez que a realidade é contraditória e multifacetada, e esta pesquisa tem o interesse fundamental de aproximar ao máximo essas expressões da realidade estudada. Nesse sentido, fez-se o uso da entrevista semiestruturada, enquanto procedimento metodológico. De acordo com a concepção da totalidade dos sujeitos da pesquisa existe um processo intenso de precarização do ensino e do trabalho docente na Rede Pública de Ensino, ou seja, na infraestrutura e de trabalho, na forma de contratos dos professores temporários, bem como nas suas condições salariais. Constatou-se que, na compreensão dos entrevistados, em primeiro plano, na visão do governo, seria dado o grande salto de qualidade na educação básica do Maranhão, enquanto os dirigentes sindicais e pesquisadores, numa análise antagônica, percebem a política educacional como mecanismo de permanência e aprofundamento da precarização do ensino e do trabalho docente, já que o objetivo principal dessa política visava ao aspecto quantitativo das matrículas e à geração do fluxo escolar que influenciariam de imediato nos empréstimos junto ao Governo Federal e aos organismos mundiais.por
dc.description.abstractThis study is in the line of research State and Educational Management. It analyzed the impacts of economic transformations and their impact on educational guidelines implemented in 1990, in the sense to adapt the educational structure demands from big capital. In trying to understand the part, I mean, the expressions of neoliberalism in education policy in the State of Maranhão in the period 1995 to 2002, total, initially characterized the State, politics, Crises of Capital, the reform of the State, the Catholic Reform and its consequences within national educational and local. We discuss about the economic and political biases in Maranhão to perceive the presence of the multiple determinants of macro policy in the administrative structure of Maranhão and forwards provided on basic educational policy. The Organization of this research took in historical-critical approach, since the reality is contradictory and multifaceted and this poll has the fundamental interest of bringing the most studied reality. Accordingly, while methodological procedure made sure the use of documentary and bibliographic research, through field more or less structured interview. In bibliographic search worked with several authors, among which we highlight: Marx (1983), Coggiola (2009), Lenin (2010), Kosík (1976), Frigotto (1999), Mészáros (2005), Shiroma (2007), Silva (2001) and Luz Junior (2009). Showed that in the design of the subject of the search, there was an intense process of precarization teaching and teaching work in public school education, I mean, in infrastructure and working, in the form of temporary teachers ' contracts, wage conditions of temporary teachers. It was noted that the understanding of the subject of research in the foreground by the hand of Government was the great leap of quality in basic education of Maranhão by the subject of the research leaders and researchers perceive antagonistically analysis existed educational policy as a mechanism of permanence and deepening insecurity teaching and teaching work, because the main goal was to the quantitative aspect of registrations and the generation of school flow that would immediately on loans the Federal Government and world organisms.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao James.pdf: 1080825 bytes, checksum: be2ad38da78b9af47445135cfb0b5925 (MD5) Previous issue date: 2012-06-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCrise do capitalpor
dc.subjectReforma do Estadopor
dc.subjectContrarreformapor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectCrisis in the capitaleng
dc.subjectReform of the Stateeng
dc.subjectCatholic Reformeng
dc.subjectEducational Policyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.titleREFORMA ADMINISTRATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO: expressões do neoliberalismo na política educacional no período de 1995 a 2002.por
dc.title.alternativeADMINISTRATIVE REFORM OF THE STATE OF MARANHÃO: expressions of neoliberalism in education policy in the period 1995 to 2002.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao James.pdf1,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.