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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRASIL, Gabrielle Vieira da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1042309824019032por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Ana Emilia Figueiredo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5767658067485112por
dc.contributor.advisor-co1PINHO, Judith Rafaelle Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541809941431244por
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Ana Maria Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7157076248400083por
dc.contributor.referee2REIS, Regimarina Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1331679734090263por
dc.contributor.referee3LIMA, Deborah de Castro e-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7021918007271014por
dc.date.accessioned2018-04-03T18:27:12Z-
dc.date.issued2018-02-09-
dc.identifier.citationBRASIL, Gabrielle Vieira da Silva. Análise de um curso de especialização em atenção básica através de narrativas de estudantes do Programa Mais Médicos. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Saúde do Adulto) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2144-
dc.description.resumoA escassez de médicos em áreas remotas e vulneráveis na atenção básica (AB), que é a porta de entrada do sistema de saúde brasileiro, levou o Governo Federal a providenciar ações de intervenção. Iniciou-se com o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), no entanto, foi com a implantação do Programa Mais Médicos (PMM) que se alcançou a provisão de médicos em tempo adequado para atender a demanda dos municípios brasileiros. No programa, é prevista a educação permanente dos profissionais por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), com integração ensino-serviço e ofertas de cursos de aperfeiçoamento e especialização na modalidade a distância, a fim de facilitar o processo de formação profissional na área da saúde, em consonância com as diretrizes e princípios do SUS. Nesse contexto, este estudo objetivou analisar o curso lato sensu em atenção básica por meio da opinião dos profissionais do PMM. A população em estudo foi composta por médicos vinculados ao PMM que se matricularam no curso de especialização em Atenção Básica em Saúde ofertado pela UNA-SUS/UFMA, na modalidade a distância, entre os anos de 2014 e 2015. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa baseada nas narrativas coletadas através do SigU Questionário, subsistema desenvolvido pela UNA-SUS/UFMA para avaliação dos seus cursos. Para análise de narrativas foi realizada a análise de conteúdo de modalidade temática, seguindo as etapas definidas por Bardin (2011), resultando na formação de sete núcleos de sentido: 1 – Curso a distancia; 2 – Conectividade via internet; 3 – Ambiente Virtual de Aprendizagem; 4 – Conteúdo e material didático; 5 – Atividades; 6 – Tutor; 7 – Relação teoria e prática profissional para o fortalecimento da AB. Ao analisar as narrativas, foi possível perceber que a conexão com a internet ainda nos dias atuais é um problema em algumas áreas. A oferta do curso, mesmo sendo ele uma etapa obrigatória, foi ressaltada por sua importância para troca de experiências e conhecimentos sobre o SUS. O material didático foi reportado como dinâmico e o conteúdo atualizado, sendo o curso considerado bem conceituado. Diante do exposto, observa-se um feedback positivo dos alunos sobre o curso ofertado, o que contribui para o acompanhamento e aprimoramento dos cursos em EaD oferecidos pela UNASUS/UFMA, assim como, na perspectiva da educação permanente em saúde, para o fortalecimento da AB e melhoria da saúde pública brasileira.por
dc.description.abstractThe shortage of doctors in remote and vulnerable areas of Primary Care (PC), which is the entrance door to Brazilian health system, has led the Federal Government to implement intervention actions. It began with initiatives such as the Primary Care Professionals Enhancement Program (Provab), although it was with the creation of the More Doctors Program (PMM) that it was possible to reach the provision of doctors in adequate time to meet Brazilian municipalities demand. In this program, it is proposed professionals permanent education through the Open University of Brazilian National Health System (UNA-SUS), with teachingservice integration and the offer of enhancement and specialization courses in distance learning modality, in order to facilitate the professional training process in the health area, according to SUS guidelines and principles. In this context, this study aims to evaluate the quality of a latu sensu course on primary care considering the opinion of students participating in PMM. The study population was composed of doctors linked to PMM that were enrolled in the specialization course on Primary Healthcare offered by UNA-SUS/UFMA, in distance learning modality, from 2014 to 2015. It is a qualitative approach, based on the narratives collected through SigU Questionnaire, subsystem developed by UNA-SUS/UFMA to evaluate its courses. For narratives analysis a content analysis of thematic modality was performed, following the steps defined by Bardin (2011), resulting in the formation of seven meaning cores: 1 – Distance course; 2 – Connectivity through internet; 3 – Virtual Learning Environment; 4 – Content and didactic material; 5 – Activities; 6 – Tutor; 7 - Relation between theory and professional practice for PC strengthening. When analyzing the narratives, it was possible to observe that internet connection still figures as a problem nowadays in some areas. The course offer, even though it is a mandatory step, was highlighted by its importance for the exchange of experiences and knowledge about SUS. The didactic material was reported as dynamic and the content as updated, resulting in the course being considered of great quality. Based on these observations, it is possible to notice a positive feedback from the students about the course offered, which contributes to the follow-up and improvement of the courses offered by UNASUS/UFMA, as well as, from the perspective of permanent health education, to the strengthening of PC and improvement of Brazilian public health.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2018-04-03T18:27:12Z No. of bitstreams: 1 GabrielleBrasil.pdf: 1550996 bytes, checksum: 035cd8568020e3f67f3dcc4d26d2b5d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-03T18:27:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabrielleBrasil.pdf: 1550996 bytes, checksum: 035cd8568020e3f67f3dcc4d26d2b5d9 (MD5) Previous issue date: 2018-02-09eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MEDICINA I/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DO ADULTO E DA CRIANÇA/CCBSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Permanente em Saúdepor
dc.subjectRecursos humanos em saúdepor
dc.subjectEducação a distanciapor
dc.subjectPrograma Mais Médicospor
dc.subjectPermanent Health Educationeng
dc.subjectHuman resources in healtheng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectMore Doctors Programeng
dc.subject.cnpqCiências da Saúdepor
dc.titleAnálise de um curso de especialização em atenção básica através de narrativas de estudantes do Programa Mais Médicospor
dc.title.alternativeAnalysis of a latu sensu course on primary care through narratives of students of the More Doctors Programpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DO ADULTO

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