Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarreiros, Regina Sodré Almeidapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103412496271241por
dc.contributor.advisor1BURBANO PAREDES, José Bolívarpt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:26Z-
dc.date.available2012-08-07pt_BR
dc.date.issued2011-12-30pt_BR
dc.identifier.citationMARREIROS, Regina Sodré Almeida. OF THE METHODS OF LITERACY TO TEACHERS PRACTICES: a route to be unveiled. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/213-
dc.description.resumoO presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada em uma escola da rede municipal de São Luís, e se propôs a investigar como as professoras, que atuam nas turmas dos 1ºs anos do Ensino Fundamental, têm desenvolvido o trabalho de alfabetização em suas salas de aula. O propósito é investigar questões que envolvem o processo de alfabetização, precisamente, o ensino da leitura e escrita para crianças de seis e sete anos. O foco da pesquisa foi a análise das concepções de aprendizagem da leitura e escrita e a relação existente entre a teoria estudada na formação inicial e continuada com a prática desenvolvida por professoras alfabetizadoras e como o letramento se evidencia nessas práticas. Foram tomadas como referência quatro professoras, um coordenador e uma coordenadora, com o objetivo de verificar o que se sabe e como se ensina, o pensar e o agir. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com delineamento de estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizados entrevistas e questionários semi-estruturados, bem como observação da prática docente. A análise dos dados indicou que as professoras defendem uma teoria teórico-construtivista, tomando a criança como sujeito ativo no processo de aprendizagem. No entanto, fica também evidente uma fragmentação entre as dimensões teóricas e a prática realizada pelas professoras no processo de construção da alfabetização.por
dc.description.abstractThis study presents the results of an exploratory research done in a municipal school in the city of São Luís, and it was proposed to investigate how teachers, who teach in classrooms of 1ºs years of fundamental teaching, have developed work of literacy in their classrooms. The purpose is to investigate issues about the process of literacy, specifically, the teaching of reading and writing for children of six and seven years. The focus of research was the analysis of learning conceptions of reading and writing and the relation between theory studied in the initial and continued formation with practice developed by teachers of literacy and how the literacy is evidenced in this practices. Were taken as reference four teachers, one coordinator man and one coordinator woman, with objective of to verify what is known and how is taught, thought and action. It is a qualitative research, with case study. For data collection were used interviews and semi-structured questionnaires, and observation of teaching practice. Data analysis indicated that teachers advocate a theoretical-constructivist base, considering child as active subject in the learning process. However, is evident also a fragmentation between theoretical and practical dimensions done by teachers in the process of construction of literacy.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao Regina.pdf: 2192144 bytes, checksum: fa27cba322b91abe4b155b5e4f63f737 (MD5) Previous issue date: 2011-12-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectMétodospor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectMethodseng
dc.subjectFormationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO ÀS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS: um percurso a ser desveladopor
dc.title.alternativeOF THE METHODS OF LITERACY TO TEACHERS PRACTICES: a route to be unveiledeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao Regina.pdf2,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.